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6 de fevereiro de 2018 4 min de leitura Loja virtual Marketing Presença digital Site Venda online

Você está preparado para a transformação digital?

Como você pode preparar a sua empresa para essa nova realidade?

Você já ouviu falar sobre a Transformação Digital? Não estamos falando sobre robôs futuristas dignos dos melhores filmes de ficção científica, mas sim de um conceito que é a grande tendência para o futuro das empresas.

Com a incorporação dos avanços tecnológicos ao nosso dia a dia, várias mudanças ocorreram – tanto em âmbito pessoal quanto empresarial. Essas transformações podem ser notadas nos hábitos das pessoas e começam a entrar para o ambiente empresarial.

Entretanto, a Transformação Digital é muito maior do que simplesmente fazer alguns processos no meio digital – como ações de marketing digital ou utilizar ferramentas digitais para automatizar processos – e sim engloba todas as áreas da empresa. Todo o DNA de uma organização é alterado com a incorporação da tecnologia.

Veremos neste artigo o que é a Transformação Digital e como você pode preparar a sua empresa para essa nova realidade. Confira.

O que é a Transformação Digital?

A Transformação Digital é um processo em que as empresas fazem uso dos avanços tecnológicos para melhorar o seu desempenho no mercado, reestruturando todo o negócio para garantir os melhores resultados. Trata-se de uma mudança que tira a tecnologia do papel de coadjuvante e a transforma na grande protagonista.

Para compreender melhor o conceito de Transformação Digital, pense no trabalho desenvolvido por um profissional da fotografia. Um modelo clássico de negócio nesse segmento era baseado no serviço de fotografia e entrega de fotos impressas em álbuns, certo? Com a reestruturação dos processos dessa atividade, as fotografias tiradas podem ser entregues em mídia digital através de plataformas na nuvem e publicadas nas redes sociais dos clientes.

Note que não se trata apenas da utilização de algumas ferramentas digitais, e sim de uma reestruturação na proposta de serviço entregue por esse profissional. E assim como acontece na fotografia, empresas de todos os segmentos começam a se adaptar à nova realidade criada pelos avanços tecnológicos.

Por que as empresas devem começar a se adaptar?

A Transformação Digital não é uma tendência da moda, e sim um caminho sem volta. A possibilidade de se relacionar com o público e vender utilizando a integração digital cria inúmeras novas oportunidades para as empresas que sabem aproveitá-las.

Confira alguns dados que comprovam o grande impacto da Transformação Digital:

  • Segundo dados divulgados pela Sysorex:
    • Existem 11 bilhões de coisas conectadas à internet no mundo
    • São criados 900 milhões de posts no Facebook e 75 milhões de posts no Instagram por dia
    • São gastos 3,7 trilhões de dólares em transações pela internet por dia
  • A pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, da Accenture, revela que as empresas que entendem a necessidade da Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não entendem,
  • Segundo a SiriusDecisions, 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente,
  • De acordo com a CEI Survey, até 2020, 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.

Todos esses dados ajudam a ilustrar algo que já podemos notar empiricamente todos os dias: o mundo é digital. As empresas precisam se adaptar a essa realidade para acompanhar o ritmo dos seus consumidores – que estão cada vez mais conectados e esperam vivenciar novas experiências a partir das ferramentas que estão à disposição.

Os principais conceitos da Transformação Digital

A Transformação Digital afeta todas as áreas de uma empresa, mas existem alguns conceitos que merecem uma atenção especial pela sua importância no momento de transição para a nova realidade: experiência do cliente, modelo de negócio, processos operacionais, gestão dos dados e estrutura organizacional.

  • Experiência do cliente. É na experiência do cliente que são notados os maiores avanços promovidos pela Transformação Digital. Os hábitos de consumo estão evoluindo e a tecnologia possui um papel central nessas mudanças. A tecnologia permite uma relação mais próxima do cliente e a entrega de experiências que satisfazem o consumidor – e não apenas uma relação comercial de compra e venda.
  • Modelo de negócio. Todo o modelo de negócio deve ser revisto para se adaptar à Transformação Digital. Produtos digitais se tornam cada vez mais populares e, mesmo as empresas que vendem produtos físicos, podem utilizar a tecnologia como canal de venda.
  • Processos operacionais. As ferramentas digitais permitem a automatização de vários processos internos dentro das empresas, alterando a forma como são realizados os processos operacionais.
  • Gestão de dados. Nunca foram gerados tantos dados quanto hoje em dia. Com acesso a tantas informações em tempo real, é preciso saber gerenciar esses dados de forma assertiva para utilizá-los de forma produtiva para obter vantagem competitiva.
  • Estrutura organizacional. Negócios de sucesso conseguem alcançar ótimos resultados com estruturas organizacionais enxutas e com baixa complexidade. Toda a estrutura pode ser revista com a introdução de todas as novas ferramentas digitais.

Empresas que já se adaptaram à Transformação Digital

Você conhece a Netflix? Mesmo pessoas que nunca utilizaram o serviço de streaming de filmes e séries já ouviram falar e conhecem os serviços prestados pela marca, não é?

O que muitos não sabem é que a Netflix já está no mercado desde 1997 – muito antes da popularização da internet. Na sua fundação, a empresa prestava o serviço de aluguel de DVDs pelo correio, buscando facilitar a vida das pessoas que queriam consumir filmes sem abandonar a comodidade de suas casas.

Com os avanços tecnológicos, que incluíram a popularização da internet e a possibilidade do streaming, todo o modelo de negócio foi revisto para ser adaptado à nova realidade. Em vez de entregar DVDs por correio, agora era possível permitir o acesso a filmes e séries através de uma conexão com a internet – facilitando o consumo do público e aumentando a produtividade da empresa.

Note que o objetivo da empresa sempre foi o mesmo: facilitar o acesso do público a filmes e séries. Entretanto, a Netflix soube se adaptar aos avanços da tecnologia e entendeu o que o seu público desejava. Trata-se de um ótimo exemplo de empresa que se adaptou à Transformação Digital.

É essa lógica que deve ser aplicada pelos empreendedores que querem fazer parte da Transformação Digital. Como você pode incorporar a tecnologia para melhorar os resultados do seu negócio? Como você pode entregar uma experiência satisfatória para o seu cliente? Abandone as estruturas tradicionais e entre de cabeça no mundo digital.

Transformação Digital: uma necessidade para a sobrevivência da sua empresa!

Adaptar-se à Transformação Digital se tornou uma necessidade para as empresas que desejam continuar competitivas no mercado. Apesar de esse ser um assunto muito discutido, é importante estar atento aos mitos em relação à Transformação Digital. Lembre-se que não é uma simples utilização de ferramentas digitais, e sim a colocação da tecnologia como protagonista na sua empresa.

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