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3 de janeiro de 2017 3 min de leitura Loja virtual Marketing Presença digital Site Venda online

Por que entender o comportamento do consumidor é tão importante?

O neuromarketing, por exemplo, pode ser aplicado em branding, fazendo com que a clientela se “apaixone” pela marca.

Quem quer uma empresa de sucesso precisa conhecer precisamente quem são seus clientes. A ideia é de um conhecimento mais aprofundado, que vai além de saber simplesmente os dados básicos como sexo, classe social e a cidade em que a pessoa reside.

Entender o comportamento do consumidor é algo tão importante quanto saber suas razões de aquisição de um determinado produto em vez de outros. Essa noção permite que a empresa saiba exatamente como conquistar aquele cliente e o que fazer para que se fidelize à marca.

Mesmo diante deste cenário, muitas empresas ainda cometem o grande erro de não levar em consideração a avaliação do comportamento do consumidor no mercado digital. Com tantos avanços tecnológicos e facilidades, deve-se atentar para o fato de que a forma que as pessoas compram seus produtos também mudou.

Entenda mais sobre o comportamento do consumidor e veja como esse conhecimento poderá fazer a diferença em seus negócios:

O comportamento do consumidor no mercado digital

Antigamente, uma grande parte do público consumidor realizava a pesquisa de preço antes de comprar um produto. Porém, isso significava ir de loja em loja e conversar com vendedores, anotar preços e analisar com calma as anotações. Tudo isso gerava economia para os clientes, mas também um grande desgaste físico e várias horas nas ruas.

A internet, nesse quesito, facilitou bastante a vida das pessoas. Em poucos cliques os usuários poderão saber em qual loja determinado produto está com preço melhor, se há frete grátis ou onde existe uma entrega mais rápida. O consumidor, que antes era mais cauteloso na hora de decidir, passou a ser mais dinâmico, interativo e por vezes até impulsivo.

Os padrões de comportamento clássicos sofreram alterações que precisam ser acompanhadas pelos lojistas, principalmente em se tratando de e-commerce.

É preciso que as empresas conheçam as novas condutas do seu público-alvo para conseguir aproveitar melhor as oportunidades. Uma das alterações mais evidentes é o desejo pelo que é ágil. Quando o consumidor quer alguma coisa, não gosta de esperar no mundo digital.

A relação do comportamento do consumidor e o Big Data

O Big Data vem sendo responsável por grande parte das estratégias de marketing, devido aos seus bons resultados. Isso acontece porque o número de insights sobre o comportamento do consumidor que ele oferece é bastante preciso.

Esse termo explica o grande volume de dados com o qual uma empresa se depara. Esses dados podem impactar positivamente os seus negócios, dependendo da forma como são utilizados.

Um e-commerce, por exemplo, pode empregar esse grande volume de dados para saber com mais exatidão o que os usuários estão praticando em suas lojas virtuais. A partir dos dados obtidos é possível traçar um padrão de comportamento, possibilitando melhorar a experiência do usuário no site e aumentar o ROI do negócio.

As características que influenciam o comportamento

Além da forma de armazenar dados, há características comportamentais que entusiasmam diretamente as condutas do consumidor. É o caso das opiniões pessoais, que variam de acordo com a etapa da vida e do perfil de cada cliente.

Há ainda fatores culturais que podem variar de acordo com a região, gosto musical, costumes étnicos, religião, entre outros. Os comportamentos sociais variam conforme a comunidade em que está inserido, os amigos ou parentes da pessoa.

Para aprofundar os estudos sobre o comportamento do consumidor, é conveniente utilizar o neuromarketing. O objetivo desta disciplina é entender a lógica por trás do consumo, descobrir os desejos e as motivações específicas do consumidor ao comprar um dado produto.

O neuromarketing pode ser aplicado em branding, fazendo com que a clientela se “apaixone” pela marca, criando associações positivas à sua imagem. Pode ser aproveitado para o design e inovação dos produtos ou suas respectivas embalagens.

O neuromarketing ainda é usado em outras áreas da publicidade, com o intuito de “conversar” diretamente com o inconsciente de seus consumidores e estudar as reações neurológicas que estão atreladas a determinados estímulos externos.

Analisar o comportamento do consumidor é de extrema importância para saber exatamente como atingir o seu público. Você poderá conquistar verdadeiramente novos clientes e fidelizar os antigos!

Ainda tem dúvida sobre o comportamento dos consumidores? Deixe seu comentário e troque experiências com outros profissionais como você!

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