RD Summit

O que 5 pessoas da Onlinesites acharam de mais extraordinário no RD Summit 2018

Tempo de Leitura: 23 minuto(s)

Você trabalha numa empresa que banca a ida pro maior evento de marketing digital e vendas da América Latina na Ilha da Magia? (sim, Florianópolis) o evento que estou falando é o RD Summit, que ocorreu na semana passada 7, 8 e 9 de Novembro e é promovido pela Resultados Digitais. 

6 pessoas da equipe da Onlinesites foram para a “Disneylândia” do Marketing Digital (como o RD Summit é carinhosamente apelidado) entre elas os bosses Erivelton Cabral e Ertinho Ferreira, Mário Paixão (diretor de arte), Daniel Alves (atendimento), Vitória Daher (mídias sociais) e eu (redatora).

A gente fez uma cobertura nos nossos stories e no da agência, mas para todo conhecimento que vimos não ficar parado nas nossas mentes. Convidei meus colleages para refletirem sobre o evento e escolherem entre os 3 dias de evento as 3 palestras que mais gostaram e a Main Session favorita deles. Você confere agora as percepções deles sobre esse mega evento.  

Para facilitar você pode olhar no índice e pular para o que mais te interessa, só que ficarei muito feliz em saber que você leu tudo ;)

  1. Vitória Daher - Fernando Kimura, Glória Maria, Rafael Albertoni + Jacco Vander Kooij
  2. Mário Paixão - Rafael Rez, Lilliane Ferrari e Nina Silva + Martha Gabriel
  3. Erivelton Cabral - Martha Gabriel + Ricardo Amorim + Tim Ash
  4. Daniel Alves - Romeo Deon Busarelo, Thaiz Maciel e Arthur Diniz + Martha Gabriel
  5. Bruna Costa - Edney "InterNey" Souza, Suelen Marcolino e Emilia Chagas + Marcelo Tas

Fernando Kimura, Glória Maria, Rafael Albertoni + Jacco Vander Kooij  

Fernando Kimura

por Vitória Daher, responsável pelo planejamento de mídias sociais

O RD Summit para mim foi uma experiência inesquecível que me motivou muito a ser uma pessoa e profissional ainda melhor. E além disso, me fez ter ainda mais certeza de que estou na área certa pra mim. A palavra mais falada no RD Summit: PESSOAS! 

E acredito que a tendência para 2019 será focar em pessoas. Tudo o que fazemos, estratégias, produtos, serviços, nós tentamos atingir elas e é com elas que nos comunicamos independente do nosso objetivo.

Palestrante: Fernando Kimura - Tema: Vozes do Inconscientes

Tiveram palestras excelentes no RD Summit, mas a de Fernando Kimura, para mim, foi inesquecível e muito mais que uma palestra. Ele fez uma intervenção no palco e deixou todos emocionados. 

Abordou como nós podemos usar das imagens para trabalhar com o inconsciente do ser humano, que no universo de uma marca devem ser abordadas questões que vão muito além do produto. 

A comunicação, mais do que uma ferramenta para se vender, pode ser usada como um mecanismo de conscientização, de inclusão social e de representatividade e isso é muito importante para o ambiente da agência e para a sociedade em geral.

Palestrante: Glória Maria - Tema: A arte de se reinventar

Primeiramente, meu Deus, que mulher! E que profissional! Haha. Se teve uma lição que eu levei da palestra da Glória, foi: quantas experiências incríveis eu posso viver se eu conseguir vencer o medo de vivê-las? Então em cada momento em que eu tiver receio ou vergonha de fazer algo que eu tenho vontade, seja no meio profissional ou pessoal, vou me lembrar da lição que levei da palestra dela.

Palestrante: Rafael Albertoni - (SBCopy) - Tema: Os 5 passos do copywriting para dobrar as conversões do seu funil

Cheio de conteúdo e animação! Rafael apresentou os 5 passos do copywriting de uma maneira objetiva, divertida e que te deixa cheio de insights. Antes da palestra dele eu só tinha escutado falar por alto sobre copywriting e ele soube abordar isso de uma forma que ficou muito clara e mostrou a importância do copy para atingirmos um bom resultado final e, como ele mesmo disse “Copywriting parece mágica, mas é ciência”.

Main Session favorita: Jacco Vander Kooij - (Winning By Design) - Tema: Selling is a team sport

Uma palestra mega motivante e energizante. Jacco mostrou que o processo da venda não precisa ser um momento desconfortável e invasivo, que nem sempre os melhores estabelecimentos são os mais luxuosos, mas aqueles que proporcionam as melhores experiências. Palestras como a dele me motivam a querer proporcionar mais experiências incríveis com quem eu e a minha empresa nos comunicamos.

Rafael Rez, Lilliane Ferrari e Nina Silva + Martha Gabriel

Rafael Rez

por Mário Paixão, responsável pela Direção de arte
 
A palavra do evento para mim foi: inovação e as tendências para 2019 são: Neuromarketing e Inteligência Artificial. Foi um momento único, de rever conhecimentos e descobrir novos caminhos. Uma oportunidade para enxergar que o Marketing Digital não é o futuro, e sim o presente cada vez mais forte e perceptível em nossas vidas. 

Palestrante: Rafael Rez - (Web Estratégica) - Tema: Neurostorytelling: Como contar uma boa história usando os recursos de Neuromarketing

Porque: O Neuromarketing vem como tendência forte sendo falado em todo evento e Rafael Rez fez uma boa leitura do cenário de aplicação real em narrativas cotidianas do marketing, diferenciando a experiência do público impactado.

Palestrante: Lilliane Ferrari - Tema: Histórias em Tempo Real

Porque: Lilliane traz a abordagem de que os humanos são o foco do marketing e mostrou isso através do #humanosdoRD onde colheu imagens e depoimentos dos presentes no evento num trabalho que vai além do storytelling e parte para o storydoing.

Palestrante: Nina Silva - Tema: Tecnologia para quem? 

Porque: Eleita uma das pessoas negras mais influentes no mundo, Nina contou sua história e foi além, pensando a participação das consideradas “minorias” nos processos de trabalhos e como a inclusão da diversidade nas equipes pode acrescentar em qualidade e produtividade para as empresas que apostam em times com diferentes experiências, formações e origens e utilizam essas características para resolução de problemas. 

Main Session favorita: Martha Gabriel - Inteligência artificial para negócios

Porque: Desmistificou muito do que se fala sobre a Inteligência Artificial e mostrou que esta realidade já faz parte de nosso dia a dia e tende a crescer cada vez mais sua presença, impactando o marketing, assim como toda a vida de nossa sociedade.

Uma semana mergulhado na “Disneylândia” do Marketing Digital

Ricardo Amorim

por Erivelton Cabral, diretor da Onlinesites

O RD Summit já faz parte do meu calendário de eventos sobre marketing digital, foram 3 dias mergulhado em conteúdo de altíssimo nível, a Resultados Digitais investe no evento e a cada ano se supera cada vez mais, é incrível como a organização, acolhida e claro, as palestras, marcam tanto quem participa.

Para mim, o evento não se resume ao conteúdo, mas a experiência e vivência do puro marketing, em tudo que envolve o Summit, você vê aplicado, desde o início das vendas e pós evento, uma aula que prova que o marketing não é só campanhas, logos bonitas, mas conhecer o público e ir além das expectativas.

Sobre os dias, a Bruna me pediu para escolher 3 palestras, e vou ser sincero está difícil, com 50 palestras diárias, já foi complicado escolher qual participaria, agora escolher as Top 3, mas vou seguir a minha trilha: Gestão e Pessoas.

Top 3 das Main Sessions: Martha Gabriel + Ricardo Amorim + Tim Ash 

Primeiro dia, a Main Session (minha preferida) foi logo abrindo o evento, Martha Gabriel, sou fã e consumidor de seus estudos, e este ano, ela abordou a inteligência artificial de forma simples e objetiva. Analisando as palestras dos 3 dias, vi que os demais palestrantes abordaram também o assunto da inteligência artificial, reforçando que a evolução que está acontecendo vai mudar muito a vida de cada um de nós.

Entre todos os pontos que a Martha abordou, a rapidez com que as coisas acontecem, e se pensarmos que em pouco tempo robôs vão substituir muita mão de obra, dá margens a muitas especulações, e para completar ela aponta que as discussões no Brasil sobre leis trabalhistas, sequer entram fundo no assunto, e este será um grande problema. 

Robôs vão ficar mais baratos, e cada vez mais inteligentes, trabalham 24h, não tem férias, não ficam doentes, não reclamam, quem será substituído? Segundo previsões, até 2030 vamos falar mais com máquinas do que com pessoas, “OK Google”.

No segundo dia, abre com Jacco vanderKooij, incrível, mas o Ricardo Amorim, para mim foi sensacional, economista e realista, abordou a evolução humana em 1 dia, com esta linha do tempo, ele resumiu o surgimento da terra até o momento de hoje, cada ciclo de evolução, era contado em horas e minutos, o resumo da mensagem passada por ele é: 

A velocidade que as mudanças estão acontecendo, do primeiro ser vivo até o surgimento do homem, levaram milhões de anos, da presença humana até a era industrial, centenas de anos, da indústria até a indústria tecnológica, mais algumas centenas, da internet até hoje, dezenas. 

Com esta velocidade, os profissionais de hoje precisam estar preparados para constantes mudanças. Sobre uma previsão econômica, ele aponta os próximos anos com muito entusiasmo.

Fechando o evento, Tim Ash, especialista em conversão, ele foi direto ao ponto, questionando porque fazemos sites, e-commerces sempre da mesma forma. Ele abordou porque ao entrar na loja virtual, são exibidos, despejados, centenas de produtos para o usuário, como se falassem: “toma aqui meus produtos, procura o que você quiser”, ele sugere para segmentarmos de forma visual, conduzindo a pessoa até encontrar o que ela quer.

As 3 palestras que mais me impactaram no RD Summit 2018

Palestrantes: Tainah Subtil (Resultados Digitais) - Tema: Te ensinaram a Planejar, mas não a Executar - Como garantir performance e turbinar os resultados da sua agência

A palestra foi sobre execução, sempre nos ensinam a planejar, mas não a executar, vindo de uma profissional da RD, não poderia ser melhor, eles executam com maestria tudo que fazem. Foi uma provocação, para colocarmos nos planejamentos o processo de execução, sentar e conversar é muito interessante, mas sempre falta a execução, ou seja, processos e pessoas definidas, com prazos e metas.

Palestrante: Luiz Fernando Garcia (Cogni-MGR) - Tema: RESILIÊNCIA E RESULTADOS em Equipes de Alta Performance

Fiquei impressionado com o que ele contou sobre como trabalha com os principais CEOs para aguentarem a pressão, deu dicas importantes e fez um exercício prático, no exercício foi claro a mensagem passada: coisas pequenas que incomodam, vão se acumulando até a hora que estouramos. 

Outra dica muito interessante foi sobre o controle da raiva, segundo estudos, o 3 primeiros minutos são o pico da raiva, neste momento afaste-se do problema, ou pessoa, deixe passar um 10 minutos e volte, assim o pico de stress baixa e você consegue conduzir e ter controle sobre suas atitudes.

Grande encontro: O que alguns top parceiros da RD podem ensinar a você! - Fábio Ricotta (Agência Mestre), Isabela Mendes (Surfe Digital) e Eduardo Fonseca (DIWE) e Henrique Saraiva (Resultados Digitais) 

Eles contaram as principais dificuldades do crescimento, o papo foi interessante, e como cada um a sua maneira foram superando cada desafio, é uma mudança grande de pensamento e atitudes. A Isabela Mendes, por exemplo, contou que ama a execução, como criar um fluxo, com o crescimento da empresa, ela está passando para o estratégico, e conta que é difícil, mas necessário para o crescimento.

Bom, este foi meu resumo, é muita informação, e como aconselhado pela Tainah: “vamos planejar e executar”. Até o Summit 2019 :)

Romeo Deon Busarelo, Thaiz Maciel e Arthur Diniz + Martha Gabriel 

Martha Gabriel

por Daniel Alves, responsável pelo Atendimento

Aparentemente é um paradoxo, mas na era da Inteligência Artificial, a busca será pela humanização do marketing digital, incorporando às estratégias de ferramentas conteúdos e abordagens mais criativos com maior pitada de emoção humana.

A palavra do evento para mim foi: Inteligência Artificial 

Palestrante: Romeo Deon Busarelo - (Tecnisa) - Tema: Inovação e Criação de Valor

Como um profissional de 52 anos, que viveu o marketing offline, ele faz uma análise muito precisa sobre o mundo digital a partir do “case” da Tecnisa, uma das mais importantes construtoras e incorporadoras de São Paulo. 

Esse segmento investia mais de 50% de sua verba de marketing em jornais, revistas e materiais gráficos de qualidade, hoje os investimentos foram direcionados para tecnologia digital que permitiu levar novas experiências aos clientes potenciais. 

Com frases fortes e bem-humoradas ele alerta os profissionais sobre como se posicionar no mundo digital: 

“ou você é muito bom no que faz ou um algoritmo vai te pegar”  

“os gigantes caem porque não são mais capazes de ler os sinais do mercado”. 

Sem contar o slide com as considerações finais: 

  1. Educação, educação e educação, 
  2. Hora bar (rsrsr), 
  3. Saco, muito saco, 
  4. Tenha uma alma digital e
  5. Mudança se faz com mudança.

  
Palestrante: Thaiz Maciel - Resultados Digitais - Tema: Marketing de Relacionamento: como se tornar indispensável para o seu cliente


Foi mais uma aula que uma palestra, seu melhor ponto positivo. Sua análise sobre o esforço para manutenção de clientes é didática, despretensiosa e muito clara: 

“Você tem sido proativo ou reativo com seus clientes?” 

A partir desse questionamento a palestra/aula é conduzida com um passo a passo de como avaliar a satisfação do cliente, corrigir rotas e implementar marketing de relacionamento com clientes.

Palestrante: Arthur Diniz - Crescimentum - Tema: Pessoas, Cultura, e Performance Estratégias do Vale Do Silício

Por meio do “case” da Zappos, ele defende a importância de se reforçar a cultura da empresa na contratação de pessoas. Toda a eficiência da empresa no mercado dependerá desse processo. 

Apesar da Zappos estimular a liberdade e a felicidade de seus funcionários, o processo de contratação e treinamento é levado tão a sério, que se um funcionário tratar um cliente de forma inadequada, ele volta imediatamente aos 4 meses de treinamento. 

Em alguns casos, depois funcionário ser aprovado no treinamento, é oferecido US 3.000 para ele desistir da contratação, para ter certeza que ele vai se encaixar na cultura da empresa.

Main Session favorita: MARTHA GABRIEL

A exposição dela sobre a Inteligência Artificial e suas implicações no cotidiano das pessoas foi brilhante e apaixonada. Uma pessoa que referencia suas palestras por meio de filmes, merece toda atenção e todo respeito.

Edney "InterNey" Souza, Suelen Marcolino e Emilia Chagas + Marcelo Tas

Edney Interney Souza

por Bruna Costa - responsável pelo conteúdo 

Empatia, para mim, foi a palavra mais falada no RD Summit assim como Inteligência Artificial foi determinada como a tendência em marketing e vendas de 2019, e também muito comentada entre palestrantes. Mas, para mim a tendência mais aplicável hoje entre nossos clientes é o Neurostorytelling ou Neuromarketing, dá pra estudar e tem gasto relativamente baixo.

Essas duas palavrinhas que os marketeiros resolveram pegar emprestado da ciência que estuda o cérebro consiste em aprender a contar histórias com empatia, em outras palavras, explorar e compreender o cérebro humano. 

Em algumas palestras podia jurar que estava num simpósio de neurociência, mas as luzes e a playlist eletrônica entregava que era a galera nerd da criação, empresários em busca da salvação de seus negócios e os novos empreendedores digitais alimentando o ecossistema inbound marketing e sales.

Palestrante: Edney "InterNey" Souza - Digital House - Tema: Influenciadores Digitais: Estratégia, Riscos e Métricas

Edney indicou os caminhos e benefícios do Marketing com Influenciadores, deu orientações claras para assegurar que todos os envolvidos na ação estejam cientes de seus papéis. Citando a importância da ética nessa relação, o uso do código de conduta e a necessidade do contrato. 

Se você quer trabalhar com influenciadores ou micro influenciadores precisa entender além dos benefícios, as motivações dessas pessoas públicas, onlines e conectadas. Precisa entender o mercado de influenciadores, os riscos e aderir a um código de conduta que seja acordado entre cliente, influenciador e agência. 

Não se trata apenas de usar a “influência” dessas pessoas para dar visibilidade a sua marca, é necessário mapear estrategicamente o perfil e os canais do influenciador, a audiência que ele tem e verificar se ele é coerente com o perfil da sua marca.

Palestrante: Suelen Marcolino - LinkedIn - Networking e Diversidade: o que você tem a ver com isso?

Suelen Marcolino trabalha no LinkedIn, a rede social que reforça o valor das conexões no mercado de trabalho, aquele velho conhecido, o networking. E trouxe um plus a mais (pleonasmo bilíngue intencional) falando da importância da diversidade no networking. 

Ela iniciou falando da tendência que temos em fazer networking com pessoas que são semelhantes a nós mesmos, que pensam como a gente e reforçam nossas crenças e o quanto isso pode ser nocivo na carreira e na vida. 

Aliás, segundo o Rafael Albertoni da SBCopy, “não existe vida profissional ou vida pessoal, existe vida”, super concordo com a afirmativa e acho que reforça a fala da Suelen.

A questão principal na palestra dela é: “construa um networking diverso”, lembre-se que é uma via de mão dupla (dar e receber), de escuta ativa e ela também afirma que pontos de vistas diferentes são lugares de fala diferentes que promovem conteúdos diferentes. 

Palestrante: Emilia Chagas - Contentools - Time de conteúdo 10x mais produtivo: o passo a passo para aplicar hoje!

Emília Chagas é a CEO da Contentools, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo com um banco de freelancers em todas as áreas do conteúdo, da gestão, escrita, design, revisão e edição. Aqui na Onlinesitas usamos a plataforma e atestamos a praticidade e acredito que ainda não usamos 100% dela, mas já vimos bons resultados, especialmente no fluxo de trabalho e processos. 

Ela inicia a palestra perguntando se já tínhamos ouvido a frase: “Inbound não é sprint, é maratona”. Trabalhar seu marketing parece uma maratona não é mesmo? Mas, para a Emília inbound e conteúdo são esportes de time e se for para usar a analogia com atletismo, é mais um revezamento 4x100 do que uma maratona. 

Afinal, a maratona é uma prova longa e individual, o que não tem nada a ver com a metodologia do inbound marketing. Agora, a prova de revezamento é com um time de 4 pessoas que deve estar super entrosado, que se comunica o tempo todo e que passa o bastão um ao outro na hora certa para vencer o trajeto no tempo mais curto, autoexplicativo, né?

Ela mostrou o passo a passo para deixar qualquer time de conteúdo mais produtivo:

(2x) PROCESSOS - para ela mais resultados é igual a mais processos e melhores pessoas, ou seja, a questão nem sempre será contratar mais gente, mas investir na capacitação das pessoas que compõem o time hoje e no melhoramento dos processos atuais.

(4x) COMUNICAÇÃO - como está o nível de comunicação da sua equipe? Rola uns fight de vez em quando? Um time de conteúdo (marketing, vendas, e por aí vai) deve se comunicar bem, com clareza, respeito e escuta ativa. É revezamento 4x100, lembra?

(6x) INTEGRAÇÃO - entre os muitos softwares que você usa (e entre as pessoas), hoje tem software para automatizar muitas coisas no marketing, nas vendas, no conteúdo e nas mídias sociais. Agora imagina poder integrar as informações de todos eles? Pois é, isso existe também, não vou entrar muito nesse assunto porque essa área é do Eri.

(8x) VISIBILIDADE - o Calendário Editorial é seu guia mestre e deve ficar disponível a todos, apenas “presuma que as pessoas não sabem”, essa foi a dica de ouro da Emília que vou levar para a vida.

(10x) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - a segunda palavra queridinha do evento depois de empatia, a tendência para 2019 na opinião da maioria das pessoas presentes no evento, o principal assunto abordado e esclarecido pela Martha Gabriel. Saber usar a IA na geração de dados e análises trará agilidade para as pessoas tomarem decisões mais precisas. E a Contentools tem o Max.

Sim, a plataforma da Contentools possibilita executar esses passos com mais facilidade. Emília finalizou lembrando que as pessoas são o maior ativo de uma equipe e a relevância de termos uma mentalidade Growth, ou seja, de crescimento:

  • Eu posso desenvolver minhas habilidades
  • Desafios me ajudam a crescer
  • Feedbacks são construtivos
  • Esforço é necessário

Em oposição a uma mentalidade fixa:

  • Tanto posso quanto não posso fazer
  • Fico com o que sei
  • Não gosto de receber feedback
  • Se eu estiver frustrado, desisto

Você já trabalha com conteúdo? Tem blog? Não? Conversa comigo então, ter um blog é como ter uma máquina de vendas 24h e eu posso te ajudar nisso!

Main Session favorita: Marcelo Tas - Criatividade na era digital: a arte de fazer perguntas

Vou deixar 5 das máximas que ele deixou na palestra para você refletir a respeito, ele é a maior referência que tenho de profissional da comunicação desde quando eu nem imaginava em ser jornalista ou trabalhar com conteúdo numa agência e ficava vidrada em Castelo Rá Tim Bum.

“A vida da gente muda de verdade com redes de carne e osso”
“Toda vez que você publica de graça, você é o produto da plataforma”
“Tudo que fazemos pessoal ou profissionalmente vão para a mesma rede, é tudo rastreável”
“Tomem cuidado com o preconceito que recebemos as novas informações”
“Quando você vive na polarização, a única coisa que não acontece é uma ideia nova”

A mensagem principal que Tas deixou para todos na penúltima palestra do evento, foi sobre a importância de saber questionar as pessoas e as situações que ocorrem com você. Para entregar um bom resultado ao seu cliente ou fazer com que ele compre o seu produto, fazer perguntas pode levar a caminhos e resultados melhores. 

Me deixa feliz e diz que leu tudinho até o final (rs). Achei mais interessante deixar cada um comentar e escrever com suas palavras o que acharam e aprenderam com o evento. Caso você queira saber mais, deixa um comentário aqui e aguarde que vamos trazer mais detalhes nas edições especiais do Café Online LIVE de Novembro!

 

Fotos: Divulgação Resultados Digitais

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