Mas afinal, quais resultados seu departamento de marketing pode alcançar?

Mas afinal, quais resultados seu departamento de marketing pode alcançar?

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O departamento de marketing pode ser o diferencial entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa no mercado. Mesmo uma empresa que oferece produtos de qualidade muito superior aos seus concorrentes não consegue alcançar resultados positivos quando o público consumidor desconhece a sua existência, não é?

A responsabilidade por colocar uma empresa no mapa está nas mãos do departamento de marketing. Com uma boa estratégia, qualquer empresa pode consolidar a sua presença no mercado e alcançar o seu cliente ideal - construindo autoridade e conquistando novos clientes.

A estratégia é uma força poderosa na determinação dos resultados competitivos.

Essa é uma frase de Michael Porter, uma grande referência quando falamos sobre estratégias de competitividade. O investimento das empresas em marketing pode ser considerada uma poderosa ferramenta para alcançar resultados competitivos no mercado. Basta que seja traçada uma boa estratégia.

Neste artigo veremos quais resultados o seu departamento de marketing pode alcançar. Confira.

5 resultados que sua empresa pode conquistar ao investir em um departamento de marketing

Em muitas empresas brasileiras o departamento de marketing é visto como uma área de menor importância dentro da organização, recebendo poucos recursos para que possa atuar com eficiência. Porém, é justamente essa visão que prejudica os resultados de vendas alcançados por esses negócios.

Como uma empresa poderia consolidar a sua marca no mercado ou atrair novos consumidores quando ela não é vista pelo público? Os resultados de vendas de uma empresa não surgem por acaso e mesmo os esforços da equipe comercial se tornam menos eficientes quando é preciso iniciar uma abordagem do zero com usuários que ainda não conhecem a empresa.

Por outro lado, investir em um departamento de marketing garante diversos resultados positivos para o crescimento de uma empresa no mercado. Veja só quais são os principais desses resultados.

1. Melhore a presença digital da sua empresa

Até alguns anos atrás, o departamento de marketing estava muito ligado às ações de publicidade em mídias como jornais, revistas e cartazes ou então às ações de parcerias com outras empresas para ampliar a visibilidade sobre a marca. Com base nessas estratégias era possível alcançar bons resultados - mas eles poderiam demorar a aparecer e ter um custo elevado para o caixa da empresa.

Hoje podemos afirmar tranquilamente que os tempos mudaram. É através da internet que grande parte das ações de marketing são desenvolvidas e é também na internet que está grande parte dos potenciais clientes da sua organização. Portanto, é na internet que o departamento de marketing deve colocar os seus esforços.

Quando é traçada uma boa estratégia, uma empresa pode melhorar drasticamente a sua presença digital - aumentando a visibilidade sobre a sua marca e construindo reputação no mercado. Quanto mais a sua marca é vista e associada a atributos positivos, melhores são os resultados que podem ser alcançados.

Para compreender a importância da presença digital, pense em um profissional que trabalha com a pintura de imóveis. Ele cria um website, produz conteúdos relevantes e busca executar ações digitais para ampliar a visibilidade sobre o seu serviço. Mesmo que você não esteja precisando dos serviços de pintura, você talvez veja essa marca algumas vezes enquanto navega pelo Facebook ou pelo Instagram.

No momento em que você decidir fazer uma reforma na sua casa, esse poderá ser o primeiro profissional que vem à sua cabeça. Caso isso não aconteça, basta uma pesquisa no Google ou nas redes sociais para encontrar novamente esse profissional. Você consegue notar como a sua presença digital foi um diferencial para que ele fosse contratado?

2. Planeje assertivamente as suas ações mercadológicas 

Muitas empresas já compreenderam a importância de marcar presença na internet, mas não sabem exatamente como colocar isso em prática. Um website, um blog empresarial e perfis nas principais redes sociais são ferramentas essenciais para executar ações de marketing digital - entretanto, é preciso saber como usá-las corretamente para alcançar bons resultados.

Uma empresa que faz 5 publicações no Facebook ao longo de uma semana, passa duas semanas sem acessar o seu perfil e volta para publicar sobre uma grande oferta nos seus produtos dificilmente consegue alcançar bons resultados. Essas ações desconexas podem criar uma falsa ilusão de que a organização está presente na internet, mas a verdade é que é muito difícil alcançar o público dessa forma.

O departamento de marketing possui a competência para fazer um planejamento assertivo das ações mercadológicas de uma empresa. Trata-se de traçar uma boa estratégia e planejar todas as ações que podem trazer resultados positivos - seguindo um cronograma de atividades que são guiadas por um objetivo.

3. Alcance melhores resultados em vendas

Por mais positiva que seja toda a presença digital promovida pelo departamento de marketing, é de resultados em vendas que uma empresa precisa para crescer, não é? A boa notícia é que todos os benefícios promovidos pelas ações do departamento de marketing nos capítulos anteriores refletem diretamente nas vendas.

Todas as ações no mundo digital contribuem para conduzir um usuário ao momento da compra - seja em um dia, um mês ou um ano. Pense em uma marca muito famosa internacionalmente - como a Nike. Talvez você nunca tenha comprado um produto dessa empresa, mas conhece a sua reputação e não exitaria em consumir os seus produtos se fosse necessário, certo?

Por outro lado, existem outras pessoas que estão apenas aguardando a primeira promoção da marca para comprar um novo tênis esportivo. Ou seja, alguns clientes demoram mais que outros para tomar uma decisão de compra, mas toda a autoridade construída pela marca é determinante para que isso aconteça.

Além disso, muitas das tendências do marketing digital incentivam que um usuário percorra a jornada de compra de uma forma mais ágil. Você conhece uma empresa através de uma pesquisa no Google e é incentivado a inscrever-se na lista de e-mails e seguir as suas redes sociais. Uma semana depois você já criou uma ótima percepção sobre essa marca e começa a analisar as ofertas dos seus produtos ou serviços.

4. Aumente sua competitividade em relação aos concorrentes

Outro papel fundamental exercido pelo departamento de marketing é diferenciar a empresa em um mercado tão concorrido. São diversas empresas brigando pela atenção de um mesmo consumidor, certo? É necessário conseguir mostrar todo o valor que os seus produtos ou serviços têm a oferecer para levá-los a escolher a sua empresa.

Essa competitividade em relação aos concorrentes é uma consequência de diversos benefícios alcançados pelo departamento de marketing em suas ações no mundo digital:

  • Aumento da visibilidade sobre a sua marca
  • Reputação construída no mercado
  • Segmentação do público, permitindo uma comunicação com pessoas realmente interessadas nos seus produtos ou serviços
  • Engajamento gerado com as ações digitais
  • Entrega de ofertas personalizadas para cada lead
  • Baixos custos para a execução de ações no mundo digital
  • Crescimento dos resultados de vendas

5. Conquiste novos clientes

A internet mudou completamente a dinâmica da conquista de novos clientes. Por um lado, tornou-se mais fácil ampliar a visibilidade sobre a sua marca entre o público. Por outro lado, todas as outras empresas também ganharam espaço para executar ações que alcançam um grande público - sem uma limitação geográfica que poderia restringir o alcance.

Quando bem estruturado, o departamento de marketing consegue alcançar ótimos resultados na conquista de novos clientes para o seu negócio. Todo o relacionamento criado desde o primeiro contato de um usuário com a empresa se torna muito importante para levá-lo ao momento da compra (e também para fidelizá-lo).

Diversos aspectos são analisados no momento de uma decisão de compra - desde a experiência proporcionada pela empresa até o preço cobrado pelo produto ou serviço. O marketing tem o papel de mostrar ao cliente que a sua empresa possui a melhor solução para os seus problemas.

Invista de forma estratégica para alcançar resultados em vendas

Um departamento de marketing possui uma grande responsabilidade em suas mãos: externar para público todo o valor de uma empresa. Para alcançar uma melhor produtividade em vendas, é preciso investir de forma estratégica na sua empresa - encontrando as melhores formas de impactar positivamente o público.

Você já conhecia os resultados que o seu departamento de marketing pode alcançar? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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