marketing-de-conteudo-e-inbound-marketing-voce-sabe-a-diferenca

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: Você sabe a diferença?

Tempo de Leitura: 3 minuto(s)

Você já sabe a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing? Se sim, ótimo, pois é sinal de que você já pratica boas estratégias de marketing digital.

Caso contrário, é importante que você perceba tudo sobre esses conceitos para fazer com que seu negócio deslanche de uma vez por todas, com o apoio da web.

Mas não tem problema se não souber, pois esse é o tema do post de hoje. Acompanhe e descubra conosco!

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: a grande confusão

Muitas pessoas acabam por confundir essas duas ideias, chegando a pensar que se trata da mesma coisa, mas com nomes distintos. Embora convivam e se potencializem, é muito importante que esclareçamos que se tratam, na verdade, de conceitos diferentes.

Dominar cada um deles ajudará você a manipular estratégias distintas de uma melhor forma, obtendo melhor posicionamento e resultados de seu negócio.

Inbound é um planejamento macro de técnicas de marketing digital. Já o de Conteúdo é uma das grandes ferramentas de uma estratégia de Inbound. Bem, vamos então conhecer cada um desses elementos com mais detalhes?

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é o uso da informação como matéria-prima para divulgação, atração, envolvimento e conversão de clientes. Para conseguir esses resultados, são utilizados diversos formatos.

Entre os mais importantes, temos: artigos de blog, e-mails, e-books, peças de redes sociais e muitas outras formas de apresentar informação que faça a diferença para o público-alvo da marca.

Ao mesmo tempo, Marketing de Conteúdo constrói a imagem de mercado do negócio e cria uma comunicação viva e humanizada com a audiência. 

Vantagens de Marketing de Conteúdo

Entre as inúmeras vantagens do Marketing de Conteúdo, temos: alto retorno sobre investimento (ROI), excelente custo-benefício, potencial de viralização da marca, relacionamento estreito com o público etc.

O que é Inbound Marketing?

É uma estratégia de marketing diferenciada do modo tradicional de divulgação, composta por quatro estágios: Atração, Conversão, Fechamento e Fidelização.

Contempla desde o momento em que a pessoa entra em seu site como mero visitante, transformando-o em lead, até quando compra de você e chega a fazer, ele próprio, a divulgação gratuita de sua marca.

Vantagens de Inbound Marketing

Entre suas várias vantagens, temos: aprofundamento do estudo do público-alvo, maior criatividade nas campanhas, aproximação com o consumidor, foco no relacionamento e não apenas na venda, entre outros.

Como Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing se relacionam

Apesar de serem conceitos distintos, como dissemos, a relação desses dois aspectos é bem ampla. De forma simples, podemos afirmar que Inbound Marketing é a ideia, o projeto, e o Marketing de Conteúdo é a execução, a prática.

Afinal, você pode ter o melhor estudo de persona do mundo, as melhores ideias para o projeto da campanha, mas, se seus conteúdos não ranquearem bem, não conversarem diretamente com a audiência e não saciarem as dores e demandas do público, haverá pouco ou nenhum retorno.

Então, entra em cena o Marketing de Conteúdo, para criar a mensagem que, de fato, vai engajar e apaixonar seus futuros clientes, causando o sucesso da campanha e de seu negócio como um todo.

Gostou do post sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing? Então não deixe de conferir mais materiais como esses em nosso Facebook, YouTube LinkedIn.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2020 - Todos os direitos reservados