Funções do marketing: saiba agora o que esse departamento pode fazer pela sua empresa

Funções do marketing: saiba agora o que esse departamento pode fazer pela sua empresa

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Você já parou para pensar ao certo quais são as funções do marketing dentro da sua empresa? E quais são as atribuições que devem ficar nas mãos do departamento de marketing? Esses questionamentos são fundamentais para dar o primeiro passo para um marketing de qualidade.

Grande parte dos empreendedores sabem que o marketing é muito importante para o desenvolvimento de uma empresa, mas muitos deles não sabem exatamente quais são as funções do marketing. Será que esse setor se limita a criar artes visuais e realizar ofertas? Qual é a abrangência das ações executadas pelo departamento de marketing?

Neste artigo veremos exatamente qual é a função do marketing e o que esse departamento pode fazer pela sua empresa. Confira.

Quais as principais funções do marketing?

Um empreendedor que não compreende tudo o que o departamento de marketing pode fazer para potencializar os resultados alcançados pela sua empresa dificilmente consegue explorar ao máximo todos os seus benefícios. As ações de marketing podem ser responsáveis por levar a sua marca ao cliente, criar novas oportunidades de venda e construir uma boa reputação no mercado.

Para que você consiga explorar todo o potencial do departamento de marketing, vamos entender melhor quais são as principais funções do marketing:

Estudar o mercado

O estudo do mercado funciona como uma etapa de planejamento exercido pelo marketing, buscando conhecer melhor a situação do mercado em que a empresa está inserida. É dessa forma que a empresa consegue identificar as melhores oportunidades a serem aproveitadas e as formas de se destacar em relação aos concorrentes.

Posicionar a empresa no mercado

Depois de estudado o mercado, é também o marketing que fica responsável por definir o melhor posicionamento para a empresa no mercado. Em um mercado repleto de empresas, talvez adotar uma abordagem mais jovem e informal seja o grande diferencial para chamar a atenção do público, por exemplo.

Compreender as fases da venda

Cada empresa possui fases de venda diferentes, certo? O seu processo para tomar a decisão de comprar uma camiseta certamente é bastante diferente do processo vivido na aquisição de um carro. Quando o marketing consegue entender as fases percorridas por cada consumidor da empresa, é possível trabalhar ações que incentivam que esse caminho seja percorrido.

Conhecer o consumidor

Um bom estudo sobre o consumidor faz toda a diferença nos resultados de vendas. Quais são os gostos e desejos do seu consumidor? Por que ele procuraria a sua empresa e não os seus concorrentes? Quanto mais informações você tiver em mãos, mais eficientes podem ser as suas ações de marketing.

Planejar a comunicação da empresa

Entre as funções do marketing também está a comunicação com o público. Todas as interações realizadas pela empresa contribuem (positivamente ou negativamente) para a sua reputação.

Atrair novos clientes

Quando falamos sobre as funções do marketing, essa é a função mais lembrada. As ações de marketing possuem o objetivo de atrair novos clientes interessados em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa.

Promover campanhas promocionais

Qual é a melhor forma de fazer com que a sua empresa seja vista pelo público? A criação de campanhas promocionais deve ser feita com base em um planejamento que considera a melhor forma de alcançar os seus potenciais clientes.

Construir autoridade no segmento

O objetivo de qualquer negócio é ter a sua marca reconhecida e bem-vista entre o público, não é? As ações de marketing também contribuem para a construção de autoridade no mercado - melhorando a percepção do público.

Como estruturar seu departamento de marketing

Para que o marketing consiga alcançar os seus objetivos de forma efetiva é necessário que exista um setor bem estruturado trabalhando com consciência. Não basta contratar alguns profissionais de marketing e esperar que os resultados de vendas cresçam de uma hora para outra.

A estruturação do departamento de marketing passa por três pilares essenciais: pesquisa de mercado, análise do marketing e gestão de ferramentas. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Pesquisa de mercado

O primeiro passo para estruturar um departamento de marketing é realizar uma pesquisa de mercado para avaliar exatamente quais são as necessidades da empresa. Como os seus concorrentes estão agindo? Onde está localizado o seu cliente? Como você pode fazer para atraí-lo?

Existe uma grande diferença entre um departamento de marketing de uma empresa que precisa realizar grandes campanhas em mídias tradicionais todas as semanas e uma outra empresa que baseia as suas ações de marketing na internet, certo? É necessário identificar exatamente em que mercado a sua empresa está atuando para otimizar o uso dos recursos.

Análise do marketing

Quais são as melhores ações de marketing para alcançar o seu público? Uma empresa de comércio pode ter bons resultados anunciando produtos em oferta no jornal local, enquanto uma empresa de softwares gerenciais não teria esse mesmo sucesso. Todas essas ações precisam ser pensadas com antecedência para estruturar o departamento de marketing adequadamente.

Se você vai basear grande parte das suas ações no mundo digital, é necessário que você conte com o auxílio de profissionais que entendem de marketing digital. De nada adiantaria contratar profissionais com competências relacionadas à gravação de comerciais, por exemplo.

Gestão de ferramentas

Quais são as melhores ferramentas que você pode utilizar para alcançar os seus objetivos? Pegando novamente como exemplo uma empresa que explora o marketing digital, existem inúmeras ferramentas que automatizam processos e potencializam os resultados alcançados com o marketing.

Se você possuir um software de relacionamento com o cliente, talvez seja possível estruturar os processos internos de uma forma muito diferente e reduzir a mão de obra necessária. A estruturação de todo o departamento passa diretamente pelas ferramentas usadas.

O que esperar do seu departamento de marketing?

Já vimos quais são as funções do marketing e como você pode estruturar o seu departamento de marketing, certo? Mas quais são os resultados práticos que você pode esperar do trabalho desses profissionais? Separamos alguns deles:

  • Clareza no posicionamento da sua empresa no mercado, buscando alcançar exatamente o cliente ideal
  • Construção de autoridade no mercado, melhorando a percepção em relação à sua marca
  • Aumento dos resultados de vendas através da conquista de novos clientes
  • Melhoria da fidelização de clientes através de ações que trazem os consumidores de volta para a sua empresa
  • Desenvolvimento de ações conscientes e com otimização no consumo de recursos

Como avaliar sua equipe?

Será que as funções do marketing realmente estão sendo cumpridas dentro da sua empresa? A melhor forma de avaliar o desempenho da sua equipe é através de KPIs (Key Performance Indicator) - que são indicadores que quantificam os resultados das ações desenvolvidas. Veja os principais deles:

  • Custo de aquisição de clientes (CAC): essa métrica calcula o valor gasto para cada novo cliente gerado com as ações de marketing
  • Taxa de conversão: é um indicador utilizado para mensurar os resultados de vendas, mas dentro do marketing digital também pode ser usado para monitorar o número de cliques, acessos no site, downloads de um e-book ou cadastro na lista de e-mails
  • Taxa de Cliques (CTR): essa métrica é muito útil para acompanhar o sucesso dos anúncios feitos na internet, medindo o número de cliques gerados pelos visitantes
  • Retorno sobre Investimento (ROI): essa é uma das principais métricas para avaliar os resultados de marketing digital. O seu objetivo é calcular qual é o retorno obtido sobre o valor investido - como um custo de R$10,00 por lead gerado ou R$25,00 por cada conversão

Departamento de marketing bem estruturado: caminho para o sucesso

Uma boa estruturação dentro do seu departamento de marketing pode fazer seu negócio ganhar mais competitividade no mercado. Quando as funções do marketing são bem executadas, você consegue potencializar os resultados alcançados pela organização.

Você já conhecia as funções do marketing? Gostou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

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