email marketing como usar a regua de relacionamento

E-mail marketing: como usar a régua de relacionamento?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Se você achava que o e-mail marketing ficou no passado com a ascensão das redes sociais, não poderia estar mais enganado!

Grandes empresas, como o Airbnb, usam a ferramenta para fazer ofertas personalizadas. A rede de hospedagem, no caso, acompanha as buscas de seus clientes no site para enviar e-mails que correspondam a essas pesquisas.

Estratégias semelhantes podem ser traçadas a partir de ferramentas de tracking, que acompanham a trajetória do usuário para fazer ofertas realmente impactantes.
 
Nesse contexto, entender o potencial de recursos — como a régua de relacionamento — é essencial para melhorar a estratégia de e-mail marketing. Ficou curioso? Então acompanhe as dicas que nós preparamos para você!

O que é uma régua de relacionamento e como ela pode ajudar a minha empresa?

A régua de relacionamento é uma forma de criar contato contínuo com o seu cliente, esteja ele fidelizado ou na fase inicial de convívio com sua empresa.
  
Esse recurso ajuda a fazer a manutenção do relacionamento com o público, de modo que ele se lembre de sua organização, de seus produtos e serviços, colaborando com conversões em vendas. É como se vocês fizessem uma conversa one to one.

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que ela trabalha sob a perspectiva de segmentação de acordo com as peculiaridades de seu negócio.
 
Ou seja, para determinados perfis de clientes e ações tomadas por eles, as mensagens são enviadas de forma automática com a ajuda de uma plataforma de e-mail marketing.
 
Para demonstrar o potencial da régua de relacionamento, vale citar alguns dados divulgados pela revista Entrepeneur. O aumento de vendas entre pequenas e médias empresas com estratégias de automação em e-mail marketing foi de até 10%. Já o tempo desse tipo de transação foi reduzido em até 15%, otimizando o processo.
 
Além disso, essa estratégia aumenta o engajamento dos usuários, pois trabalha com conteúdos de referência, melhora a imagem de sua marca, ensina sobre um assunto de interesse e traz usuários inativos — que por diversos motivos se esqueceriam de suas campanhas.

Como usar a régua de relacionamento no e-mail marketing?

Agora que você já conhece a importância da régua de relacionamento em sua estratégia de marketing digital, é hora de aprender como utilizá-la. Confira!

Identifique os ciclos de vida do cliente e dos produtos

Todo prospect tem um ciclo de vida, bem como os produtos e serviços que você oferece. Esse ciclo pode ser iniciado com o cadastro do usuário no site, com um e-mail de boas vindas. Procure entender qual tipo de conteúdo atende melhor cada etapa da jornada do cliente.

Dê boas vindas

O real propósito dos e-mails de boas vindas é mover os usuários pela jornada de compra, nutrindo-o com informações relevantes. Tenha especial cuidado com o layout dessa mensagem, com os links a serem disponibilizados e com o valor agregado do conteúdo.

Faça follow up

Após determinado tempo de acesso aos seus e-mails, o usuário precisa compreender o valor de seus conteúdos. Uma estratégia de follow up impulsiona a jornada de compra e gera insights para sua estratégia.
 
Você pode iniciar o e-mail com perguntas, demonstrando interesse no aprendizado do usuário. Isso melhora significativamente a taxa de respostas. Outra dica é fazer uma oferta contextualizada. 

Comunique-se durante e após o processo de venda

Durante uma compra, é preciso se comunicar com o cliente, noticiando-o sobre o produto adquirido, a confirmação do pagamento e o processo logístico.
 
Outra estratégia é o envio de mensagens após detectar que o usuário abandonou o carrinho. Você pode encaminhar um e-mail mostrando as vantagens do produto abandonado e, em alguns casos, facilitar condições de pagamento.

Após a efetivação da venda, procure entender a satisfação do cliente com a experiência de compra.
 
Indicada para todos os segmentos de atuação, a régua de relacionamento apresenta resultados positivos para a estratégia de e-mail marketing, melhorando a taxa de abertura, o conhecimento de marca e, consequentemente, os resultados em vendas da organização.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa ferramenta, comente abaixo! Seu questionamento pode virar pauta em nosso blog!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados