Descubra o que é marketing

Descubra o que é marketing e saiba como aplicá-lo em sua empresa

Tempo de Leitura: 9 minuto(s)

Você sabe o que é marketing? Apesar de ser um termo muito utilizado dentro de um ambiente empresarial, muitas pessoas possuem uma ideia errada das aplicações do marketing para alcançar resultados efetivos.

Existe um grande número de empreendedores que acreditam que as ações de marketing estão limitadas à publicidade no jornal, outdoors espalhados pela cidade ou em anúncios na internet. Entretanto, existe uma gama muito mais ampla de ações que contribuem para criar uma boa imagem para a marca e maximizar os resultados de vendas.

Neste artigo deixaremos claro o que é marketing e como você pode aplicá-lo em sua empresa para obter bons resultados. Acompanhe.

O que é marketing?

Para compreender o que é marketing, vamos utilizar as palavras de Philip Kotler - conhecido como "o pai do marketing":

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. 

Já o Chartered Institute of Marketing adota uma definição simples e direta sobre o que é marketing: identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa.

Como você pode notar, o conceito de marketing gira em torno da satisfação entregue ao cliente da sua empresa. A lógica para isso é bem simples: uma empresa que oferece exatamente o que o seu consumidor deseja consegue fechar mais vendas.

Objetivos do marketing

Acabamos de abordar alguns conceitos sobre o que é marketing, mas qual é o real objetivo de uma estratégia de marketing? Geralmente, a primeira associação feita em relação ao marketing é o aumento no número de vendas - mas os objetivos do marketing são mais amplos que isso:

  • Aumentar a visibilidade sobre marca, produtos e serviços;
  • Gerenciar uma marca e melhorar o seu posicionamento no mercado;
  • Construir boas relações com clientes e parceiros comerciais;
  • Educar o mercado sobre a solução oferecida pela sua empresa;
  • Fidelizar clientes;
  • Engajar os colaboradores;
  • Vender mais.

4 P's do marketing

Para alcançar todos esses objetivos, o marketing precisa dar atenção a quatro variáveis principais que guiam todas as ações executadas - que são conhecidas como os quatro P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção.

  • Preço: refere-se ao valor que será cobrado do cliente pelo seu produto ou serviço.
  • Praça: refere-se ao local em que o seu produto ou serviço é vendido - que pode ser uma sala comercial, um ponto móvel, através da internet, entre outras opções.
  • Produto: refere-se aos produtos ou serviços que a sua empresa disponibiliza para os clientes.
  • Promoção: refere-se às estratégias que serão utilizadas na divulgação do produto ou serviço - que são as ações de publicidade.

A importância do posicionamento

A forma como uma empresa se posiciona no mercado faz toda a diferença na percepção do consumidor, na visão sobre a marca e nos resultados de vendas. Portanto, o posicionamento da marca possui uma relação direta com o marketing.

De acordo com Philip Kotler, posicionamento é "a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo". Isso significa que a forma como a sua empresa está posicionada exerce influência sobre a decisão do público.

Imagine duas empresas que vendem temperos, condimentos e artigo para a cozinha. Uma delas se posiciona como uma marca muito profissional e funcional, enquanto a outra tem uma proposta mais casual e busca atrair donas de casa ou pessoas que possuem afinidade com a cozinha.

Apesar de venderem produtos muito semelhantes, o público dessas empresas será diferente. Portanto, as ações de marketing desenvolvidas por essas empresas também deve ser diferente para acompanhar o seu posicionamento de mercado.

Formatos do marketing

De acordo com o posicionamento da empresa ou com as soluções comercializadas, existem formatos do marketing que são mais adequados. Confira a seguir quais são os principais desses formatos.

Marketing digital

O marketing digital explora os canais digitais para realizar ações que impactam o consumidor - como redes sociais, e-mail, blog corporativo, buscadores, aplicativos, entre vários outros. Trata-se de uma das vertentes mais atuais do marketing e possui diversos benefícios para as empresas que utilizam.

Marketing de conteúdo

Esse formato de marketing ganhou muito destaque nos últimos anos por conta da sua eficiência e baixos custos de execução. O marketing de conteúdo é baseado na criação de conteúdos úteis para o público com o intuito de construir bons relacionamentos, ampliar a visibilidade da empresa e conduzir os usuários até o momento da compra.

Marketing de referência

Você já ouviu falar sobre o "boca a boca"? Muitos consumidores tomam a sua decisão de compra com base nas indicações recebidas de pessoas em quem confiam, certo? O marketing de referência busca criar as condições ideais para que a sua marca ganhe mais alcance e seja indicada entre o público.

Marketing direto

O marketing direto busca entregar uma mensagem diretamente para o público-alvo - seja através de ligações, e-mail, mala direta, cartas, entre outras formas. Com a migração do consumidor para o mundo digital e o crescimento da busca por informações, essa estratégia tende a ser mais efetiva em situações específicas.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento possui o objetivo principal de construir bons relacionamentos com o público. Com isso, você pode melhorar a percepção em relação à sua marca, educar o público e satisfazer o consumidor.

Como calcular o investimento em Marketing?

Mais do que entender o que é marketing e quais são os formatos que você pode explorar, é preciso pensar nos custos para colocar as suas ações em prática. Quanto será que a sua empresa deveria investir em marketing para ter resultados positivos? 

De forma geral, a margem de investimento em marketing difere de acordo com o porte da empresa e dos seus objetivos no mercado. Enquanto uma empresa iniciante no mercado precisa garantir que a sua marca seja notada pelo público, uma empresa que já possui anos de atividade possui uma necessidade menor de investimento.

Para acertar nesse cálculo, pode ser estimado entre 2% e 5% do faturamento para aplicar em marketing. Entretanto, empresas que desejam conquistar objetivos mais expressivos chegam a dedicar até 20% do faturamento obtido nas suas ações de marketing.

Independentemente do valor investido, é preciso que você acompanhe o retorno sobre o investimento - afinal, é esse indicador que realmente ajuda a avaliar os resultados alcançados. Para fazer essa análise, monitore o retorno do público nos canais explorados e o aumento no número de vendas.

Como planejar e executar uma boa estratégia de marketing em sua empresa

Agora que já vimos o que é marketing e como você pode calcular o investimento ideal nessas ações, vamos falar sobre o planejamento e execução de uma boa estratégia de marketing. Para isso, vamos iniciar com um ensinamento de Michael Porter:

Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respeitar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade.

Ou seja, o objetivo por trás de qualquer ação de marketing deve ser aumentar a rentabilidade da empresa - seja de forma direta através do aumento das vendas ou de forma indireta com a construção de autoridade no mercado. Para que você consiga colocar isso em prática, confira algumas dicas que selecionamos:

  • Defina objetivos claros que você deseja alcançar com as ações de marketing;
  • Conheça a fundo o seu público - compreendendo o que ele espera da sua empresa e quais são as suas necessidades;
  • Faça um planejamento sobre todas as ações necessárias para colocar a sua estratégia em prática;
  • Encontre os melhores canais de comunicação com o seu público, dando preferência para os canais digitais;
  • Busque as melhores ferramentas para auxiliá-lo a alcançar os melhores resultados;
  • Monitore os resultados para otimizar o seu investimento em marketing e fazer melhorias constantes.

Vá além do conceito sobre o que é marketing para os resultados efetivos!

Neste artigo abordamos o que é marketing e como você pode aplicá-lo na sua empresa. Toda empresa que deseja crescer e escalar suas vendas precisa ir muito além dos conceitos básicos e colocar em prática uma boa estratégia de marketing. Será que a sua empresa está pronta para maximizar os resultados?

Você já sabia o que é marketing e como pode aplicá-lo na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2019 - Todos os direitos reservados