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Como qualificar os Leads e gerar mais oportunidades de negócio?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

As estratégias pontuais são importantes para atingir o objetivo de vender e, no ambiente online, o auxílio das táticas de marketing digital se torna fundamental. Ao qualificar os leads, você amplia as suas chances de conversão.

Sabemos o quanto é desafiador conquistar novos clientes e manter os outros assíduos. Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a qualificá-los, confira!

Afinal, o que é lead?

Em linhas gerais, o termo se refere a uma oportunidade de negócio que precisa ser cultivada. Ou seja, é aquele cliente que deu um passo a mais no funil de vendas.

Esse conceito ficou popular no marketing digital, pois ampliou a capacidade de captação e manutenção de clientes.

Os gestores conseguiram desenvolver estratégias mais específicas, com o propósito de não perder a atenção do potencial consumidor que, por acaso, forneceu o e-mail, assinou a newsletter ou preencheu algum formulário.

Além disso, o lead pode ser entendido como aquela pessoa que entrou em contato com a sua empresa na busca por mais referências sobre determinado serviço ou produto.

Como qualificar os leads?

Você precisa ter em mente que esse processo é bem particular, pois envolve mensurações, testes e tem muito a ver com o segmento e produto disponibilizado. Contudo, algumas práticas se mostram eficientes no que diz respeito aos seus propósitos.

Nessa qualificação, conseguimos dividir os leads em 3 grupos:

  1. grande potencial: pessoas que deixam claro as suas intenções de adquirir os produtos ou serviços;
  2. bom: demonstram interesse na aquisição, por isso, a equipe de vendas precisa manter a atenção nesses perfis.
  3. ruim: não se interessam pelo conteúdo e a mercadoria não faz parte da lista de desejos.

Como nutri-los?

Para chegar aos resultados, é importante tirar proveito das etapas do funil de vendas. O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma estratégia competente para gerar oportunidades e trazer conversão.

Com esse método, conseguimos separar consumidor em potencial, cliente e visitante. Dessa forma, as ações passam a ser mais certeiras. Nesse caso, veja como promover e nutrir as informações:

  • atração: responde as dúvidas das pessoas;
  • reconhecimento: o consumidor em potencial sabe — exatamente — onde aprofundar os seus conhecimentos e, por isso, volta.
  • consideração: o cliente sabe do problema, mas deseja a solução;
  • avaliação: o lead foi direcionado, reconhece o problema e percebe a importância do produto ou serviço ofertado.

Aposte no e-mail marketing

Essa é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, porque é o próprio visitante que autoriza o envio do conteúdo.

Você pode aproveitar o recurso para encaminhar dados de apresentação dos produtos, descontos, conteúdos engajados, link para redes sociais. Enfim, sabendo usar esse recurso, o resultado é surpreendente.

Invista na criação de um blog

Muitas empresas têm levado a sério a ideia de oferecer conteúdos relevantes para o consumidor. Afinal, essa é uma forma de elevar a voz de sua marca em meio a tantas outras, pois o blog ajuda a estabelecer liderança, ganhar visibilidade, é interativo, dinâmico e melhora o processo de venda.

Desperte interesse pelo CTA

O “Call to Action” — ou Chamada para ação — também é uma das maneiras para nutrir leads. A tática é usada para guiar o consumidor, portanto, é uma das etapas importantes no processo de decisão.

Construir uma base de dados em potencial leva tempo, mas é essencial para o desenvolvimento da empresa. Quando oferecemos um assunto relevante, seja por meio de blogs, vídeos, e-books, e-mail marketing, ampliamos a capacidade de conversão em vendas. Por isso, ao qualificar os leads, você ganha passos além da concorrência.

Viu como a qualificação de leads é importante? Como você faz aí na sua organização? Deixe o seu comentário!

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