Aprenda de forma prática como montar um plano de marketing infalível

Aprenda de forma prática como montar um plano de marketing infalível

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Montar um bom plano de marketing pode ser o grande diferencial para alcançar bons resultados com as suas ações de marketing. O planejamento é uma etapa fundamental para alcançar sucesso em tudo na vida - desde a organização do seu quarto até a criação de uma empresa. Com o marketing da sua empresa isso não é diferente.

É muito comum vermos empreendedores que conhecem o poder do marketing digital e querem colocar as ações em prática o quanto antes. Entretanto, sem um bom planejamento por trás dessas ações é muito difícil que os resultados realmente apareçam.

Um plano de marketing bem estruturado cria as condições ideais para potencializar os resultados no mercado. Neste artigo você vai conferir como montar um plano de marketing infalível.

A importância de conhecer a sua empresa

Antes de começarmos a estruturar um plano de marketing, é preciso nos certificarmos de que conhecemos a fundo a empresa. Afinal de contas, todas as ações de marketing devem refletir precisamente as características do seu negócio - valorizando os seus aspectos positivos para o consumidor.

Para isso, resgate alguns conceitos básicos da sua empresa: missão, visão e valores. Se você ainda não tem esses conceitos claros, vamos ajudá-lo a defini-los:

  • Missão: é o motivo pelo qual a empresa foi criada e o seu propósito fundamental;
  • Visão: representa os objetivos de longo prazo da organização;
  • Valores: formam o código de conduta da empresa, balizando todas as suas ações no mercado.

Todas essas características serão ressaltadas pelo seu plano de marketing para que o seu cliente consiga enxergar todos os atributos do seu negócio. Quanto melhor for a percepção criada em relação à sua marca, melhores podem ser os resultados de venda.

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é o documento em que todas as ações de marketing são planejadas através da análise dos aspectos que influenciam na presença da empresa no mercado. Para isso, são consideradas diversas informações fundamentais: posicionamento de mercado, concorrência, análise dos clientes, tendências, atributos dos produtos/serviços, formas de comunicação, forças internas da empresa, entre outros. 

Além de conter estratégias gerais de marketing, é importante que um plano de marketing contenha metas objetivas para o curto prazo. Se um dos objetivos da sua empresa é gerar mais leads, então algumas das metas podem ser produzir materiais ricos, construir landing pages e ampliar a presença digital nas redes sociais.

Para compreender melhor o conceito de plano de marketing basta pensar em um planejamento de viagem. O seu objetivo geral pode ser fazer uma viagem até a Itália. Para isso, é preciso criar pequenas metas: comprar as passagens, criar o roteiro da viagem, renovar o passaporte, fazer as malas, entre outras ações.

Por que seu marketing deve ser planejado estrategicamente?

Imagine uma empresa que realiza postagens frequentes em suas redes sociais mas obtém poucas curtidas e quase nenhum engajamento. Ou então outro negócio que faz publicações semanalmente no seu blog mas recebe pouquíssimos visitantes e falha na geração de leads. Por que será que isso acontece?

O problema pode estar justamente no planejamento estratégico das ações de marketing dessas empresas. Quando as ações não são planejadas para alcançar um objetivo específico e não são considerados todos os aspectos que influenciam no sucesso dessas ações, torna-se mais difícil obter um bom desempenho.

Entre os principais benefícios em planejar o marketing estrategicamente estão:

  • Otimização do uso dos recursos;
  • Organização de uma equipe com capacidade de levar a empresa aos seus objetivos;
  • Clareza nas ações que devem ser desenvolvidas;
  • Coesão entre todas as ações realizadas pela organização no mercado;
  • Ampliação da visão sobre o mercado, concorrentes e clientes;
  • Impacto positivo nos resultados de vendas.


5 etapas para um bom planejamento de marketing 

Agora que você compreendeu melhor a importância do planejamento de marketing, é o momento de aprender como montar um plano de marketing efetivo para a sua empresa. Para isso, você pode seguir as seguintes etapas:

1. Faça uma análise do seu mercado

O primeiro passo para fazer um bom plano de marketing é avaliar o cenário em que a sua empresa está inserida. Certamente um restaurante tem a necessidade de elaborar ações muito diferentes de uma empresa de consultoria empresarial, certo?

Porém, mesmo empresas que exploram atividades semelhantes precisam entender o seu posicionamento de mercado. Um restaurante elegante que atrai casais de classe média-alta deve desenvolver estratégias muito diferentes de uma rede de fast food focada no público jovem.

É por esse motivo que é tão importante analisar cuidadosamente o seu mercado para avaliar qual será o posicionamento da sua empresa e quais são as oportunidades que podem ser aproveitadas. Todas as suas ações de marketing serão guiadas por essas definições.

2. Conheça o seu cliente

Todo o seu plano de marketing deve ser desenvolvido pensando no cliente que está na outra ponta da comunicação. O que esse público espera da sua empresa? Quais são os seus desejos, expectativas, necessidades e objeções? Quanto mais precisas forem as informações que você reunir, mais certeiras podem ser as ações desenvolvidas.

3. Trace um plano de ação

Agora que você já sabe como quer se posicionar no mercado e conhece o seu cliente, é o momento de identificar os seus objetivos e traçar ações para alcançá-los. É essa a hora de criar ações, campanhas e atividades que podem ser colocadas em prática para levar a mensagem da sua empresa ao público e potencializar os resultados de vendas.

Uma empresa que deseja ampliar a visibilidade da sua marca e construir reputação no mercado pode incluir ações como: produção de conteúdos no blog empresarial, guest posts com outros blogs relacionados, ações com influenciadores digitais, criação de vídeos com dicas para os consumidores, entre outras.

4. Defina prazos e controle o orçamento

Para otimizar as ações desenvolvidas pelo marketing da sua empresa é muito importante a definição de prazos para a execução e um controle rigoroso sobre o orçamento disponível. Planeje todas as ações considerando qual é o limite de gastos com as ações de marketing.

5. Acompanhe os resultados

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados conquistados com as ações planejadas. A mensuração do desempenho obtido é muito importante para elaborar as ações futuras - valorizando os pontos positivos e melhorando as ações que não deram o resultado esperado.

Invista no seu departamento de marketing

Apesar de toda a importância do plano de marketing, o sucesso do marketing da sua empresa não está condicionado apenas a um bom planejamento. É fundamental que você coloque todas as estratégias traçadas em prática adequadamente, não é?

Para isso, você precisa contar com um departamento de marketing bem estruturado e com uma equipe capacitada. Confira algumas dicas para investir corretamente no departamento de marketing:

  • Identifique quais são os profissionais necessários para colocar as ações planejadas em prática;
  • Defina quais são as características buscadas nos profissionais contratados;
  • Realize treinamentos frequentes para atualizar a equipe;
  • Deixe claro quais são os objetivos buscados pelo departamento de marketing;
  • Estruture os processos internos para que todos saibam exatamente qual é a sua função;
  • Acompanhe o desenvolvimento das atividades para encontrar pontos de melhoria.

Está preparado para criar o seu plano de marketing?

O planejamento é uma etapa fundamental para alcançar bons resultados com as ações de marketing. Entretanto, para cada modelo de negócio é preciso elaborar um plano de marketing diferente e personalizado - considerando as características da empresa, as condições do mercado e as expectativas do cliente.

Você está pronto para montar um plano de marketing infalível? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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