Aprenda de forma prática como estruturar um departamento de marketing

Aprenda de forma prática como estruturar um departamento de marketing

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Você sabe como estruturar um departamento de marketing corretamente? Por maiores que sejam os conhecimentos de um gerente de marketing sobre as melhores estratégias de marketing digital, é fundamental que exista uma equipe capacitada que sabe exatamente como colocar todas as ações em prática, não é?

"As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá." - Philip Kotler


Tão importante quanto estabelecer metas para o setor de marketing é traçar uma estratégia para colocar isso em prática. Um departamento mal estruturado dificilmente consegue ser efetivo no momento de tirar todos os planos do papel e levar a marca da empresa até o cliente.

Neste artigo veremos como estruturar um departamento de marketing e qual é a importância dessa rotina. Confira.

Como estruturar um departamento de marketing?

As dúvidas sobre como estruturar um departamento de marketing são muito comuns, não é? Acertar nesse momento estratégico é fundamental para que a empresa consiga potencializar os seus resultados de vendas e criar uma boa reputação no mercado. Veja quais são as principais atividades que merecem a sua atenção nesse momento de estruturação.

Defina os objetivos do marketing da sua empresa

O primeiro passo para estruturar um departamento de marketing é fazer uma boa análise sobre os objetivos que a empresa deseja alcançar. Essa avaliação deve considerar o porte da empresa, quais são as suas metas de curto e longo prazo, além da estrutura atual do setor de marketing.

Uma empresa multinacional com centenas de funcionário precisa de um departamento de marketing estruturado de uma forma muito diferente de uma microempresa que possui apenas 10 funcionários e atua no mercado local, não é? Encontrar qual é a realidade que a sua empresa vive é muito importante nesse momento.

Se o orçamento para as ações de marketing é bastante limitado, de nada adianta investir na contratação de vários funcionários e esgotar os recursos para a realização de ações. Por outro lado, sem os funcionários necessários se torna muito difícil tirar todas as estratégias traçadas do papel.

Combinando as informações sobre os objetivos de marketing com a realidade vivida pela empresa é possível começar a estruturar o seu departamento de marketing. Não caia no erro de querer realizar investimentos irrealistas com marketing usando recursos que comprometeriam os outros setores da organização.

Para tornar esse exercício ainda mais eficiente é importante que você trace objetivos bem específicos para prosseguir com a estruturação do departamento de marketing. Veja alguns exemplos:

  • Consolidar a presença digital da empresa na internet explorando um blog empresarial e as redes sociais
  • Aumentar a geração de leads em 50% até o final do trimestre
  • Criar estratégias para a fidelização de clientes através da geração de conteúdos
  • Produzir conteúdos educativos para educar o público
  • Recriar a identidade visual da marca e entregar a nova proposta ao público
  • Explorar a produção de conteúdos em formato de vídeo

Note que toda a estrutura do setor de marketing pode mudar de acordo com os objetivos traçados - alterando a necessidade de profissionais e método de trabalho. Portanto, invista o tempo que for necessário para avaliar quais são os melhores objetivos a serem seguidos para potencializar os resultados obtidos.

Monte uma boa equipe

O próximo passo de como estruturar um departamento de marketing é montar uma equipe capaz de colocar todas as estratégias traçadas em prática. Você sabe quais são os profissionais necessários para planejar e executar as ações de marketing do seu negócio?

Principais profissionais de marketing

Confira quais são as principais funções exercidas pelos profissionais de marketing:

  • Analista de marketing: o profissional responsável por atividades mais estratégicas - como a análise das estratégias e dos resultados alcançados pela empresa;
  • Diretor de conteúdo: fica responsável pelo gerenciamento da produção dos conteúdos do setor de marketing;
  • Redatores: profissionais que realizam a produção efetiva dos conteúdos necessários para as ações de marketing;
  • Designer: fica responsável pelo desenvolvimento das artes utilizadas nas ações de marketing;
  • Social media: cuida das redes sociais da empresa, ficando responsável pela publicação de conteúdos e interação com o público;
  • Analista de SEO: profissional responsável pela otimização dos conteúdos criados para os mecanismos de busca;
  • Vendas: para as empresas que integram o setor de marketing com o setor comercial, é importante que os profissionais de vendas também estejam presentes nas estratégias traçadas.

Passo a passo para montar uma boa equipe

Para acertar no momento de montar uma boa equipe de marketing você pode seguir os passos a seguir:

  1. Identifique os desafios do setor. Com base nos objetivos traçados, você consegue avaliar quais são os principais desafios que serão enfrentados pela equipe de marketing - conseguindo determinar quais profissionais são necessários para colocar isso em prática;
  2. Construa um perfil ideal de profissional. Antes mesmo de iniciar a busca pelos candidatos, construa um perfil de profissional ideal considerando os atributos necessários para alcançar os objetivos;
  3. Avalie os profissionais necessários. Com base nas principais funções necessárias dentro do setor de marketing, avalie quais são os profissionais que serão necessários para estruturar o seu departamento de marketing;
  4. Acerte no processo de seleção. Estruture o processo de seleção para torná-lo prático e eficiente - criando as condições ideais para identificar os melhores profissionais.

Planeje das suas ações de marketing

Aprender como estruturar um departamento de marketing passa diretamente pelo planejamento pontual das ações a serem desenvolvidas. Já falamos anteriormente sobre a importância de traçar objetivos, certo? Agora é o momento de transformar esses objetivos em ações práticas.

Se um dos objetivos da sua empresa é aumentar a geração de leads, como você transformar isso em realidade? Será necessário criar uma estratégia de produção de conteúdos, produzir materiais ricos, criar landing pages, explorar mídias pagas para alcançar novos usuários, entra outras ações.

Agora que você já conhece melhor os objetivos a serem conquistados e sabe quais profissionais estarão ao seu lado para ajudá-lo, foque no planejamento de cada uma das ações que devem ser executadas. É com base nisso que todas as atividades do departamento serão estruturadas de forma adequada.

Faça um benchmarking com as empresas 

Muitos empreendedores que desejam entender como estruturar um departamento de marketing focam apenas nas suas atividades internas, sem dar atenção às ações de marketing que estão sendo desenvolvidas pelas outras empresas - o que pode ser um grande erro.

Uma forma de alcançar resultados ainda melhores com as ações de marketing da sua empresa é observando como as outras empresas estão agindo. Quais ações produzem resultados positivos? Quais práticas não parecem fazer muito efeito para gerar engajamento do público? E quais ações você poderia utilizar na sua empresa?

Essa comparação entre as ações desenvolvidas pela sua empresa com organizações concorrentes é muito importante para otimizar os resultados alcançados. Além de aprender com os erros e acertos das outras organizações, você também consegue encontrar oportunidades que ainda não estão sendo exploradas.

Mensure seu investimento no marketing

Por mais que você tenha conhecimento sobre como estruturar um departamento de marketing, todas as suas ações estão limitadas ao orçamento destinado para esse setor dentro da empresa, não é? Por essa razão, gerenciar os investimentos feitos com marketing é fundamental para conseguir colocar todas as ações necessárias em prática.

Faça uma análise do orçamento que você tem à disposição e mensure todos os investimentos no marketing. Com base nessa avaliação será possível otimizar o uso dos recursos e encontrar alternativas para driblar as limitações orçamentárias.

Aprendeu como estruturar um departamento de marketing?

Vimos ao longo deste artigo diversas dicas muito úteis sobre como estruturar um departamento de marketing, certo? Quando esse departamento está bem estruturado, ele contribui para que a empresa alcance bons resultados e pode conduzi-la ao sucesso. 

Você já sabia como estruturar um departamento de marketing? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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