aprenda-a-definir-o-publicoalvo-no-marketing-digital

Aprenda a definir o público-alvo no marketing digital

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Definir o público-alvo de uma empresa é um dos aspectos que podem impactar a divulgação do seu produto e serviço. Afinal, quando se tem uma boa segmentação, é mais fácil planejar as estratégias de marketing digital conforme o gosto e preferências dos potenciais clientes. Assim, as ações não são genéricas, mas sim focadas no público que interessa para o negócio.

 

Entretanto, você sabe definir o público-alvo no marketing digital? É de extrema importância  ajustar e deixar suas ações mais precisas, para que a persona ou stakeholder (clientes potenciais e ideais) possam se interessar e se tornar leads mais disponíveis para as campanhas e divulgação de conteúdo na internet.

 

Assim, quando você sabe para quem deve vender, isso determina de imediato a possibilidade do sucesso de qualquer campanha.

 

Como definir o público-alvo

Primeiramente, como vimos, o nicho do seu negócio deve estar bem definido. Em seguida, será necessário realizar pesquisas de mercado, a fim de descobrir quem é o seu público-alvo. Conhecer a concorrência, observar o que faz para chamar atenção também é uma excelente alternativa – o chamado benchmarking.

Dois aspectos que precisam ser ressaltados na pesquisa de definição do público-alvo são: faixa etária e o nível de renda. Assim, você também verificará se a precificação dos produtos e serviços que está aplicando é condizente com a situação social do público. A região demográfica e dados mais detalhados, como filhos, se é solteiro ou casado, são elementos válidos também.

Além disso, estar presente nas mídias sociais é uma ação obrigatória para entender melhor todo o comportamento e perfil dessa audiência. Lembre-se de procurar e focar suas campanhas de marketing digital para um grupo que represente a maior parte do seu público e interesse de nicho.

 

Novas definições de público-alvo

Sabe-se o quanto o termo público-alvo é popular e recorrentemente usado no meio do marketing digital.

Entretanto, atualmente, há dois conceitos que podem substitui-lo ou então detalhar ainda mais a sua campanha de marketing digital. São eles: persona e stakeholders.

 

Stakeholder

Para quem não conhece ainda, stakeholder é um termo cunhado para definir não só um público, mas todos os agentes que são de interesse para o seu negócio. Nesse caso, as ações devem ser ainda mais segmentadas para abranger cada tipo de público.

Exemplos de stakeholders são concorrência, mídia, sindicatos, empregados, consumidores, grupos de pressão e assim por diante. Percebem-se, assim, as possibilidades de segmentação de públicos que podem servir tanto de apoio quanto de meio de divulgação para a marca.

 

Persona

Já a persona é definida como sendo aquele cliente ideal. Entende-se que o público não será exatamente igual e tomará atitudes similares. Essa diferenciação e identidade são normais. Por isso que se criam as personas, clientes fictícios para ajudar a segmentar e direcionar melhor as ações de marketing digital.

Com base em pesquisas de mercado, demográfica e comportamento nas redes sociais, é possível montar uma persona, principalmente para os profissionais de marketing de conteúdo, os quais querem chamar atenção e atrair o cliente em potencial. A equipe de marketing também deverá utilizar estratégias de SEO para definir as palavras-chave do conteúdo!

A persona é um método de você não produzir campanhas generalizadas. Pode-se dizer que, para cada grupo dos stakeholders, por exemplo, há uma persona, um perfil de cliente. Compreende melhor agora?

Gostou do post sobre como definir o público-alvo? Se você curtiu,  não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook, YoutubeLinkedIn

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados