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20 de março de 2018 4 min de leitura Loja virtual Marketing Presença digital Site Venda online

Entenda o que é transformação digital e como aplicá-la em sua empresa

A transformação digital não é um conceito apenas para o futuro, mas sim para o presente.

Você já ouviu falar sobre a transformação digital? Pare um instante para refletir sobre todas as mudanças que vêm acontecendo na sociedade e no mundo empresarial por conta da tecnologia. São grandes as diferenças quando comparamos com apenas 10 anos atrás, não é?

A transformação digital não é um conceito apenas para o futuro, mas sim para o presente. Utilizamos cada vez mais dispositivos conectados à internet e incorporamos vários novos hábitos em nossas vidas. Hoje é possível obter acesso a informações em tempo real e se comunicar com qualquer lugar do mundo em poucos segundos.

Mas como uma empresa pode assimilar todas essas mudanças? No momento em que todas as pessoas começam a mudar os seus hábitos, significa que os consumidores também fazem parte dessa transformação. É preciso se adaptar a essa nova realidade se você deseja continuar alcançando bons resultados no mercado.

Neste artigo entenderemos de forma prática o que é transformação digital. Confira.

O que é transformação digital?

Você já utilizou um aplicativo no seu smartphone para chamar um táxi ou um Uber? Encomendou a sua janta através de uma plataforma que reúne diversos restaurantes? Ou então realizou o pagamento de um boleto através do internet banking e evitou ficar horas em uma fila?

Todos esses são alguns exemplos de como a transformação digital já faz parte de nossas vidas. Podemos conceituar a transformação digital como o processo em que as empresas utilizam a tecnologia como elemento central para melhorar o seu desempenho – em uma mudança que alcança a estratégia, estrutura, cultura e processos de uma empresa.

Ou seja, a transformação digital vai muito além de utilizar ferramentas digitais para obter ganhos diretos. Uma empresa que compreende esse conceito realiza uma mudança em toda a estrutura da organização, incorporando a tecnologia tanto nos processos internos quanto na entrega ao cliente.

Um ótimo exemplo disso é o Uber. A proposta da empresa é fornecer uma alternativa de transporte para as pessoas que precisam se deslocar, certo? Entretanto, o que chamou a atenção do público foi a praticidade e eficiência desse aplicativo – que permite a solicitação de um motorista em poucos segundos, permite o pagamento pelo próprio aplicativo e calcula o tempo de percurso e o valor a ser pago de forma automática.

Como começar em sua empresa uma transformação digital

A transformação digital não acontece da noite pro dia. É preciso iniciar essa transformação com ações que colocam a sua empresa no mundo digital e iniciam uma mudança para acompanhar o ritmo do mercado. Confira algumas ações que podem ser adotadas para dar o passo inicial:

  • Pense no digital. Quais são os benefícios que você poderia disponibilizar para o seu cliente aproveitando as novas tecnologias? Como você poderia reformular o seu modelo de negócio para potencializar os resultados? Quais seriam as consequências dessas ações nos resultado da empresa? Para entrar no mundo digital é preciso pensar no digital.
  • Digitalização das informações. As informações da sua empresa ainda são armazenadas em mídia física? A transformação digital impulsionou uma migração das informações para a internet – e todos esses dados podem ser integrados para gerar mais informações para o seu negócio.
  • Possua um site que seja responsivo e respeite a UX/UI. Um site que proporcione uma boa experiência para o cliente é a base das ações de marketing digital. Dê uma atenção especial a essa ferramenta para marcar presença na internet.
  • Mudança na cultura. Não é apenas a gestão da empresa que precisa começar a pensar no digital, mas sim toda a organização. Inicie uma mudança na cultura para que todos os funcionários compreendam essa nova tendência e aproveitem as oportunidades da transformação digital.
  • Reformulação dos processos internos. Não é apenas no contato com o cliente que a transformação digital interfere. Todos os processos internos de uma empresa podem ser revistos para aumentar a eficiência das operações.

Etapas da transformação digital

Segundo a Gartner, uma empresa de consultoria com presença internacional, é possível dividirmos a transformação digital em quatro etapas. Veja quais são elas:

1. Exploração

A primeira das etapas da transformação digital é determinante para definir os melhores investimentos estratégicos e operacionais. Quais são as melhores decisões para a sua empresa aproveitar as mudanças provocadas pela transformação digital? Uma exploração das possibilidades e do ecossistema em que a organização está inserida é muito importante.

2. Planejamento

A integração entre os negócios e o planejamento tecnológico exige uma grande atenção para alinhar a estratégia a ser seguida pela organização. Nessa etapa é fundamental conhecer quais são as ferramentas que estão à disposição e pensar não só no relacionamento com os clientes, mas em toda a estrutura interna da empresa.

3. Entrega

As plataformas de negócio digitais devem criar valor para funcionários, clientes e parceiros. Como a sua empresa pode aumentar o desempenho financeiro com o uso das novas tecnologias? E como isso afeta o seu relacionamento com parceiros, funcionários e fornecedores? Toda essa transformação precisa ter um propósito e beneficiar a sua empresa.

4. Evolução

A tendência é que a complexidade da tecnologia no ambiente empresarial seja cada vez maior. A sua empresa precisa evoluir constantemente e descobrir as melhores oportunidades para o futuro – afinal, as empresas que ficam paradas são deixadas para trás pelos concorrentes que conseguem se adaptar rapidamente.

Transformação digital: um processo que engloba toda a empresa

Você certamente já ouviu falar da Netflix e de todo o sucesso que essa plataforma faz entre o público, não é? Por conta desse sucesso, várias outras empresas estão migrando para as plataformas virtuais – como a HBO, Telecine, Sky, Amazon, entre outras.

Entretanto, não é apenas a forma como a Netflix entrega o seu serviço ao cliente que causou tanta comoção entre os consumidores. Toda a empresa está alinhada com o mundo digital – desde o atendimento eficiente ao cliente nas redes sociais até os seus processos internos e decisão estratégicas. Afinal, quem já havia pensado em lançar filmes de sucesso sem passar pelas salas de cinema?

transformação digital é um conceito estratégico que precisa partir da alta administração e se disseminar por todos os processos da sua empresa. É apenas quando toda a cultura da organização está alinhada a essa mentalidade que os resultados realmente aparecem.

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