O Mercado Livre é tido como o "professor" para quem quer começar a vender online. Quer entender porque? Acompanhe!
O Mercado Livre, a maior e mais popular plataforma de Marketplace do Brasil, contabilizou em 2020 cerca de 1,4 milhões de pedidos entregues em um dia. A expansão do e-commerce no período de pandemia, fomentou a procura do varejo pelo comércio online, uma vez que de portas fechadas, essa é a forma mais efetiva para chegar ao cliente final.
De fato, o ML é uma plataforma intuitiva e qualquer empresa ou vendedor individual pode se cadastrar nele. Porém, assim como o varejo físico, é preciso esforço e dedicação para se destacar.
Imagine: seus produtos expostos em uma vitrine online para todo o país. Além da estética e prazos de entrega, existe uma série de fatores relevantes devem ser analisadas.
Primeiramente, para vender no Mercado Livre é preciso realizar seu cadastro como vendedor. As opções variam entre pessoas física com CPF, MEI (Micro Empreendedor Individual) e CNPJ que é ME Micro Empresas.
Neste artigo, você vai entender as funcionalidades do Mercado Livre e como iniciar suas vendas online.
O Mercado Livre está em funcionamento desde 1999 e se tornou o maior site de comércio eletrônico do Brasil. Atualmente, ele está presente mais 18 países, sendo o maior marketplace da América Latina e com o maior número de visitas no Brasil, cerca de 52 milhões por mês.
Se compararmos aos sites de buscas e mídias sociais mais acessados no país como Google e Facebook, o Mercado Livre possui alcance significativo, sendo o 5º site mais acessado, conforme estudo apresentado pelo ComScore de janeiro de 2018. Isso deixa claro a sua credibilidade e a solidez desse canal de vendas.
Um dos fatores mais importantes para gerar vendas no Marketplace, é a quantidade de pessoas que a visitam por mês. Quanto maior o volume, maior a chance das pessoas conhecerem e comprarem. A cada segundo, o Mercado Livre efetiva 9 vendas e recebe 6.000 buscas.
Para entender quanto custa vender um produto no Mercado Livre, primeiro é preciso entender como funciona o cadastro de produtos, os chamados “anúncios“. Existem 3 modalidades: Grátis, Clássico e Premium. Lembre-se que o valor mínimo de cada produto deve ser de R$7,00.
Na tabela abaixo, você pode conferir as vantagens e desvantagens de cada categoria de anúncio. Um único produto pode estar cadastrado nas 3 modalidades. Sendo assim serão 3 anúncios: um anúncio para grátis, um para clássico e um para premium. O anúncio premium possui mais alcance e exibição do que os anúncios clássico e grátis.
Se o vendedor optar pela opção de anúncio grátis, ele não paga comissão ao Mercado Livre pela venda feita. Todo produto que ultrapassar o valor de R$ 99,00, terá frete grátis para o comprador, ou seja, o vendedor irá arcar com o valor do envio.
Exemplo 1 – Venda de 1 unidade
Anúncio: Clássico (em um produto com 11% de comissão)
R$ 20 x 11% + R$ 5 = R$ 2,20
R$ 2,20 + R$5 = 7,20
R$ 7,20 – é o valor que o Mercado Livre está cobrando pela venda.
Exemplo 2 – Venda de 3 unidades
Anúncio: Clássico (em um produto com 11% de comissão)
R$ 60 x 11% + R$ 5 + R$ 5,00 + R$ 5 = R$ 6,60
R$ 6,60 + R$15 =
R$ 21,60 – é o valor que o Mercado Livre está cobrando pela venda.
Exemplo 1 – Venda de 1 unidade
Anúncio: Premium (em um produto com 15% de comissão)
R$ 20 x 15% + R$ 5 = R$ 3,00
R$ 3,00 + R$5 =
R$ 8,00 – é o valor que o Mercado Livre está cobrando pela venda.
Exemplo 2 – Venda de 3 unidades
Anúncio: Premium (em um produto com 15% de comissão)
R$ 60 x 15% + R$ 5 + R$ 5 + R$ 5 = R$ 9,60
R$ 9,60 + R$ 15 =
R$ 24,00 – é o valor que Mercado o Livre está cobrando pela venda.
Recentemente, o ML divulgou alterações no valor das comissões em todos os anúncios. Antes, as comissões do Mercado Livre eram de 11% nos anúncios clássicos e 16% premium para todas as categorias. A partir do dia 20/08/2020, os valores começaram a ser diferenciados por categorias, sendo que algumas tiveram acréscimo e outras diminuíram as comissões. Confira a nova tabela:
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E-commerce ou marketplace: entenda qual a plataforma ideal para o seu negócio.
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Depende. Essa dúvida é muito comum, mas a resposta varia pois existem muitas restrições. Vamos lá:
Uma pessoa física que não tem empresa constituída, não é obrigada a emitir nota fiscal desde que o valor de vendas por mês não ultrapasse R$ 12.000,00. Caso isso aconteça, será solicitado que entre com os seus dados fiscais. Uma outra restrição acontecerá caso você queira utilizar o Mercado Coletas, que é um serviço do Mercado Livre no qual a transportadora exige a nota fiscal para realizar as entregas.
Dica importante: O ML está ativando o serviço de Mercado Coletas para todos os vendedores de forma gradativa, ou seja, futuramente todos os vendedores deverão possuir CNPJ.
A solução é abrir um MEI (Micro Empreendedor Individual), que não exige nota fiscal (no caso de venda para pessoa física) e também possibilita faturamento anual de R$80.000,00. Assim, você começa da forma certa sem dores de cabeça. Isso faz toda a diferença!
Vale lembrar que o custo do MEI em 2020 está entre R$52,25 e R$58,25. Embora a emissão de NF-e seja opcional para empresas do tipo MEI, a participação no Projeto NF-e é aconselhada.
Dica importante: o MEI já capacita você a vender no marketplace do Grupo B2W (Submarino, Americanas e Shoptime).
Todos querem vender e economizar os custos, mas é fundamental lembrar que a nota fiscal é um direito do consumidor. Ela dá a garantia do produto caso ele dê algum problema. Você gostaria de receber um produto sem nota quando comprar pela internet?
Antes de começar a jornada de vendas, é necessário entender que o Mercado Livre classifica os vendedores por um sistema reputação. Essa qualificação possui fases de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde claro e verde escuro.
O termômetro influencia diretamente na visibilidade do seu anúncio. Se você está no vermelho, laranja e amarelo, seus anúncios terão baixo alcance e consequentemente, poucas pessoas irão encontrar o seu produto. Por isso, é importante conseguir a reputação verde claro e escuro, para que seus anúncios tenham mais visibilidade e automaticamente, mais vendas.
Existem 3 níveis de medalhas dentro do Mercado Líder que acompanham as reputações. Lembrando que somente que está no verde escuro pode ser MercadoLíder
Agora que você já sabe o que é Mercado Líder e todos os seus benefícios para o vendedor, é preciso ficar atento às modificações nas políticas de reputação. No dia 27 de março de 2019 por exemplo, houve uma alteração que fez muitos vendedores perderem a medalha de MercadoLíder e serem rebaixados para a linha amarela.
Listamos os novos critérios para a reputação do MercadoLíder:
Agora que você entende o potencial que Mercado Livre tem a oferecer e qual o seu nível de competitividade, você já pode iniciar suas vendas. Mas lembre-se: sua dedicação de tempo, foco e determinação serão os pontos que farão diferença para você ter um resultado positivo.