SEO: Como usá-lo para aprimorar seu cadastro de produtos no e-commerce?

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

As lojas virtuais estão ganhando cada vez mais relevância no país nos últimos anos, assim como as tecnologias necessárias para aprimorar esse tipo de site. Caso ainda não saiba, foram criadas ferramentas com o objetivo de alavancar e melhorar um e-commerce e fazer com que ele realmente chegue até o público-alvo previamente definido. Pensando nisso, vale ressaltar que um desses mecanismos é conhecido como SEO.

Logo, para você que acabou de começar seu negócio online e não sabe como usar o SEO para cadastro de produto em e-commerce, fique tranquilo. Afinal, neste artigo iremos te ensinar tudo sobre a importância de se utilizar corretamente este conjunto de estratégias.

O SEO (Search Engine Optimization), que traduzido significa otimização para mecanismos de busca, é basicamente um apanhado de estratégias que serve para otimizar os resultados orgânicos de pesquisa nos mecanismos de busca, como o Google. 

Esses resultados orgânicos são importantes, pois significa que seu cliente está encontrando você no topo das pesquisas por causa da sua relevância no mercado. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ações de marketing patrocinada. Quer saber mais sobre como usar o SEO para cadastro de produto em e-commerce? Continue sua leitura.

Como devo usar o SEO para cadastro de produto em e-commerce?

Para responder essa dúvida é necessário saber primeiro a importância de ter um cadastro de produtos de qualidade. Não basta apenas copiar e colar as especificações do fabricante  no seu site e esperar que o cliente faça a compra. É necessário gerar interesse nele para que isso aconteça de fato. Para isso, devem ser feitas descrições contendo seus principais aspectos, como: qualidade, dimensões, cores, e outras informações relevantes. 

Além de ser interessante, a inserção de algo que cative o usuário como, por exemplo, mais de uma imagem com ângulos diferentes e vídeos explicativos, ajuda de forma significativa o aumento das vendas. Essa opção ainda gera menos pedidos de troca, uma vez que o cliente antes de comprar já tem a noção de como é o produto que ele está adquirindo. 

Em relação às fotos, é possível utilizar técnicas de SEO a fim de otimizar ainda mais a sua loja virtual e os seus produtos. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é nomear as imagens com a palavra-chave do produto antes de carregá-las no site. 

Além disso, existem outros pontos importantes a se levar em consideração na hora de cadastrar seu produto na plataforma de e-commerce, e eles são: o título, a descrição do produto e a metadescrição. Se você ficou curioso e quer saber detalhadamente sobre cada um desses tópicos, confira a seguir: 

Título

O título do seu produto deve ser objetivo, descritivo, breve e simples. Prefira definir palavras-chave que ajudarão não só no layout da loja virtual, mas também na própria otimização do SEO. Para escolher essa palavra-chave é possível pesquisar através do planejador do Google as expressões mais buscadas referentes aquilo que está vendendo.  

Se você vende roupas online, por exemplo, e quer fazer um título para um moletom de uma banda específica, você deve montar um título com as palavras-chave procuradas sobre o tema, como: Blusa Moletom Casaco Kpop BTS Logo Bangtan Boys. 

Muitos desses termos são palavras semânticas e de uso popular, então evite termos técnicos ou difíceis de memorizar.  É importante que o título descreva o produto perfeitamente para que o cliente possa entender do que se trata antes de tomar a decisão de compra.

Nunca se esqueça de que existem produtos, como eletrônicos, notebooks, smartphones, entre outros, que não possuem suas principais características visíveis, logo é necessário colocá-las no título, já que isso é um fator determinante para a compra. 

Descrição do produto

Uma descrição de produto bem feita gera interesse do leitor. Ele não vai se cansar ao visitar seu site, conseguindo ver todo o conteúdo da página. Lembre-se de não copiar a descrição de outros sites e não usar jargões e expressões prontas. Seja criativo e produza um conteúdo único para seus produtos.

É fundamental transformar, através da descrição, seu produto em um desejo, uma necessidade. Persuadir o cliente a finalizar a compra é a principal meta de uma descrição boa de produto. 

Continuando com o exemplo da loja virtual de roupas, ao vender um moletom temático de uma banda, pode-se montar uma descrição da seguinte forma:  

Blusa Moletom Casaco Kpop BTS Logo Bangtan Boys super confortável. Tecido feito com 50% algodão e 50% poliéster. Possui uma modelagem ajustável, punhos e barras com ribana e estampa digital sublimática. Confeccionado em alto padrão, perfeito para aqueles dias mais frios e prezando sempre pelo estilo. Cor: Preta/Azul/Vinho. Confira as medidas: altura\largura (cm) P – 57 x 50; M – 60 x 54; G – 65 x 54; GG – 70 x 57. 

O número mínimo de caracteres em uma descrição recomendado pela empresa que avalia a qualidade do e-commerce no país, o EQI (E-commerce Quality Index), é de no mínimo 900 caracteres. 

Parece ser um extenso espaço para se preencher, porém este é o momento em que você deve convencer o seu cliente da qualidade do seu produto

Metadescrição

A metadescrição é aquele texto curto que aparece logo abaixo do título e do link do site nas pesquisas orgânicas. O limite é de 160 caracteres e o texto deve ser capaz de explicar de modo convincente que o cliente precisa  acessar o site para obter mais informações. 

É interessante ainda colocar na metadescrição a palavra-chave utilizada desde o título do produto, já que é um atributo de extrema importância para gerar a otimização do SEO. 

Uma metadescrição para o exemplo da loja virtual de roupas ao cadastrar um moletom de uma banda específica, ficaria da seguinte forma:

Blusa Moletom Casaco Kpop BTS Logo Bangtan Boys forrado. Confortável, versátil e com um ótimo preço. Um produto indispensável para o seu guarda roupa. 

Lembre-se de revisar o texto para não deixar erros de português passarem despercebidos, pois isso pode afetar sua credibilidade no mercado.

Em suma, saber trabalhar com as estratégias de SEO para cadastro de produto em e-commerce é importante para garantir um bom posicionamento no Google e gera também uma boa experiência de compra para o seu público alvo. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre como usar o SEO para cadastro de produto em e-commerce clique aqui e entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2019 - Todos os direitos reservados