Qual o melhor site para criar uma loja virtual grátis?

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

O comércio online no Brasil vem crescendo exponencialmente, e isso faz com que cada vez mais pessoas queiram criar um e-commerce, independente se for para complementar uma loja física ou não. No entanto, apesar de parecer algo simples, o processo de criação de uma loja virtual envolve diversos fatores. Tenha em mente que existem muitas coisas para decidir e levar em consideração, ainda mais se você deseja saber qual o melhor site para criar uma loja virtual grátis

Afinal, como todo mundo já sabe, para criar um e-commerce é necessário utilizar uma plataforma, e existem vários tipos disponíveis no mercado. Um deles, por exemplo, são as pagas, também conhecidas como plataformas SaaS (Software as a Service). Por definição,  esse tipo de plataforma é um sistema de software capaz de oferecer vários serviços inclusos em suas funcionalidades. 

Por sua vez, há também as plataformas gratuitas, conhecidas como Open Source. Diferente das pagas, essas plataformas possuem código livre. Em outras palavras, isso quer dizer que você possui o código fonte do site e pode personalizar ele da forma que desejar, basta ter conhecimentos da área de programação. Mas, e se você não souber programar? Bom, isso pode ser resolvido ao contratar um profissional da área de TI para implantar e atualizar seu site. 

Isso quer dizer, portanto, que você pode utilizar uma plataforma open source e não precisar pagar nada para tirar finalmente o seu e-commerce do papel. Mas, qual o melhor site para criar uma loja virtual grátis? É exatamente isso que você entenderá ao longo deste conteúdo. Acompanhe!

Melhor site para criar loja virtual grátis

Escolher uma plataforma para alocar seu site é um dos primeiros passos para criar sua loja virtual. Isso porque é por meio dessa plataforma que você encontrará condições para transformar os visitantes do site em clientes, principalmente através dos recursos visuais e funcionalidades diferenciadas. 

Uma loja virtual feita através de uma plataforma open source é com toda certeza uma opção super rentável para quem busca personalização. O fato de ela ser gratuita não é seu diferencial, pois para aproveitar as funcionalidades do site da melhor maneira possível é necessário um profissional de programação a seus serviços para fazer a implementação e as atualizações periódicas em seu site. 

Como vantagem temos o constante processo de atualizações que otimizam e melhoram sua loja virtual. Já em relação a desvantagens, uma das únicas era que o processo de incorporação de novas funcionalidades a esse tipo de plataforma era algo complicado. No entanto, a boa notícia é que atualmente existem sistemas modulares como o Magento e o Woocommerce que trazem a possibilidade de desenvolver uma nova função através de plugins para suprir a necessidade da sua loja. Veja logo a seguir mais detalhes a respeito dessas plataformas open source!

Magento

A plataforma Magento é uma das líderes no mercado quando o assunto é e-commerce, uma vez que possui um sistema de qualidade personalizável, capaz de atender lojas de pequeno e de grande porte, de qualquer nicho. A empresa faz parte do grupo Adobe, e isto gera uma credibilidade altíssima para a plataforma. Além disso, suas funcionalidades proporcionam uma experiência de compra única, já que vários de seus recursos podem ser associados para otimizar sua loja virtual. 

O diferencial da Magento está no fato de que ela pode proporcionar uma redução de custos com relatórios e métricas de gerenciamento, e possui uma integração com marketplaces consagrados, como o eBay e a Amazon. 

Algumas das funcionalidades da Magento são: cadastro de produtos, controle de estoque, geração de relatórios, fluxo de caixa, análise de marketing, várias opções de pagamento, gestão de pedidos e envio de produtos, opção de ativamento de desconto e contagem regressiva em caso de promoções, acompanhamento de pedido, entre outras.

Para se ter uma ideia da importância dessa plataforma, veja as principais empresas que a utilizam: Coca-Cola, Burger King, Samsung, Ford, Lenovo, Nike, Riachuelo, entre outras queridinhas do público. 

Woocommerce

Por sua vez, o Woocommerce é um plug-in que ficou conhecido como plataforma graças a sua possibilidade de integração com o WordPress. No geral, essa plataforma é capaz de unir o seu blog e a sua loja virtual no mesmo ambiente. Os benefícios de usar o Woocommerce são: diversas possibilidades de pagamento, facilidade em formatar pagamentos e assinaturas, domínio e hospedagem próprios, personalização do layout e otimização para SEO.

Os pontos fortes são os inúmeros plugins que você encontra dentro da plataforma para fazer integração com o seu site: plugins de pagamento, como o WooCommerce PagSeguro; de ativação de descontos, como Pricing Deals para WooCommerce; de contagem regressiva para ser usado em promoções, como YITH WooCommerce Product Countdown; entre diversas outras opções para parcelar os valores ou até mesmo dar zoom nas fotos disponíveis dos produtos.

A plataforma é recomendada para todos os tipos de negócios, e atualmente é a mais utilizada no mundo, são cerca de dois milhões de sites na ativa. Como exemplo de empresas que utilizam o Woocommerce temos: a Sococo e a Singer. 

Escolha o melhor para o seu caso

De qualquer forma, tenha em mente que você precisa escolher a melhor plataforma para o seu caso em específico.O modelo de e-commerce open-source é bem diferente do modelo SaaS, então é de suma importância pesquisar qual é a melhor opção para o seu negócio. Fazer uma análise de concorrência ajuda a prospectar aquilo que você gostaria de entregar ao seu cliente. 

É importante estar comprometido, entender o que sua loja, assim como o produto que ela oferece, além de estar sempre estudando sobre as novidades do e-commerce.

Lembre-se também de organizar seus gastos, pois mesmo a plataforma sendo gratuita é importante ter o acompanhamento de um profissional da área de TI na sua loja virtual, com o objetivo de ter sempre uma melhor implementação e atualização do seu site. Tudo isso além de garantir que ele esteja de acordo com a legislação do mercado de comércio eletrônico. 

Para finalizar, é importante ressaltar que apenas o melhor site para criar uma loja virtual grátis não garante que o seu negócio vá prosperar, tudo depende de você e do seu comprometimento, certo? 

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2019 - Todos os direitos reservados