Em quanto tempo uma loja virtual fica pronta?

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

Por mais que existam muitos processos a serem colocados em prática, não precisa se preocupar. O tempo médio para abrir uma loja online costuma realmente ser de 30 a 45 dias. De qualquer forma, tudo dependerá exclusivamente de você e da velocidade que fará todos os procedimentos que vamos te explicar neste artigo, certo? 

Segundo dados da E-bit, o número de lojas virtuais no país está aumentando cada vez mais. Além disso, em 2017 a pesquisa Webshoppers mostrou ainda que o faturamento eletrônico chegou a R$ 47,7 bilhões. Sendo assim, é nítido que os negócios online estão crescendo, e por conta disso começa a surgir uma necessidade de migrar para o digital, assim como algumas dúvidas importantes. 

Como montar e em quanto tempo uma loja virtual fica pronta? Quais documentos são necessários? Como funcionam os pagamentos online? Como fazer corretamente o cadastro do produto? É necessário muito investimento para começar? Se essas questões já passaram ou estão passando pela sua cabeça, não precisa se preocupar. Afinal, isso é bastante comum. 

Tenha sempre em mente que existem várias decisões importantes a serem tomadas: se você irá vender em nível nacional, estadual ou regional; quantas pessoas vão trabalhar; quantos produtos precisarão ser cadastrados no sistema e, principalmente, quem é o seu público-alvo. 

Sim, para criar um e-commerce é preciso ter praticamente as mesmas preocupações de um estabelecimento físico. Por exemplo: em uma loja física você precisa criar o projeto arquitetônico, moldar o layout da sua loja, receber o alvará de funcionamento do corpo de bombeiros, precisa ter um registro dos produtos bem planejado, a precificação deve estar de acordo com o mercado, e assim por diante. 

Da mesma forma, na loja virtual temos que escolher uma plataforma onde o site ficará alocado, criar a interface da loja online, inserir códigos de proteção ao conteúdo, cadastrar os produtos no sistema e precificar, também, de acordo com o mercado. 

Uma das principais diferenças nesse sentido é que o tempo para abrir um e-commerce é bem menor. Saiba mais sobre isso ao longo do artigo.

Mas, afinal, em quanto tempo uma loja virtual fica pronta? 

Que uma loja virtual sem grandes dificuldades leva cerca de 30 a 45 dias para ficar pronta você já sabe, certo? Contudo, para entender de fato esse tempo, veja a seguir alguns pilares que devem ser verificados para a construção da sua loja virtual, segundo o Guia do E-commerce, publicado em 2017 pela ABRADI/SP. 

1. Cronograma com a empresa que desenvolverá a loja virtual 

É de suma importância que o cronograma seja bem feito. Isso para que os processos de criação da empresa que desenvolverá sua loja virtual estejam alinhados com a proposta do seu negócio. 

Acompanhar o processo e esclarecer quaisquer dúvidas e alterações que possam surgir é essencial, como datas, tempo de produção, prazo de entrega, entre outras coisas. Tudo para otimizar a implantação do seu site.

2. Planejamento e gestão

É necessário planejar suas escolhas de forma estratégica e, com o decorrer do tempo, gerenciar os investimentos que serão realizados em cada setor do seu negócio. Saber identificar o que pode ser deixado em espera e o que é fundamental para o seu e-commerce naquele momento em específico, a fim de gerir possíveis crises, é essencial para o sucesso da loja. 

3. Criação da identidade visual da loja virtual

Para criar a identidade visual da sua loja é importante pesquisar e saber como são os outros negócios da área, e pensar naquilo que seu público gostaria de ver. Lembre-se de que é necessário pensar no melhor layout, bem como nas cores e nas tipografias ideais a fim de criar um conceito para a sua loja. Nesse processo é importante ter a participação de um profissional da área de design. 

4. Implantação da plataforma 

O processo de implantação pode variar bastante de acordo com o que você quer ou já tem na sua loja virtual, e com aquilo que deseja entregar ao seu cliente final. Nesse sentido, tenha sempre em mente que as funcionalidades contratadas variam de acordo com a plataforma escolhida. Logo, essa etapa é uma das que mais influenciam aquela pergunta “em quanto tempo uma loja virtual fica pronta?”. 

Isso porque, por exemplo, se você optar por uma plataforma open source, precisará contratar uma empresa para a implantá-la. Essa escolha é importante, já que para trabalhar com código livre é necessário certos conhecimentos específicos. Todavia, é possível também escolher as plataformas SaaS (Software as a Service). Essas, por sua vez, possuem algumas funcionalidades incluídas, como serviços de acompanhamento, gestão de projeto e cronograma.

Portanto, tudo dependerá diretamente das suas escolhas

5. Meios de pagamentos 

Existem três modos de receber seu pagamentos online: o contato direto com o adquirente, empresas que mediam as relações entre as bandeiras/bancos e seu site; o intermediário de pagamento, que é basicamente uma empresa responsável por processar a venda do seu produto a partir do próprio site; e os gateways de pagamento, ou seja, plugins que conectam seu e-commerce diretamente com uma instituição financeira. 

Nesse caso, a escolha dependerá dos seus objetivos e das suas preferências. O importante mesmo é ter um meio de pagamento bem definido a fim de oferecer uma ótima experiência de compra aos seus clientes. 

6. Cadastro dos produtos 

Cadastrar seus produtos parece ser uma das tarefas mais simples, porém é necessário ter bastante atenção na hora de incluir os itens que serão vendidos no sistema. Isso porque é necessário criar um título, uma descrição e uma metadescrição completa e com as palavras-chave para cada produto, tendo como objetivo cativar o seu cliente a finalizar a compra. Dessa forma, é algo que também leva tempo

7. Frete 

O processo de calcular o frete online é semelhante à cotação de qualquer tipo entrega, e é durante o planejamento de logística que ele precisa ser elaborado. Logo, para começar a definir o frete de cada produto é importante escolher qual o tipo de transporte que sua loja vai ter. 

Nesse caso, há a opção de gateways que ligam a plataforma com um site de gestão de fretes que faz o cálculo, planeja e entrega o produto para você de maneira terceirizada. As transportadoras mais usadas são a Melhor Envio e a FreteNet. Caso prefira, é possível também entrar em contato com os Correios e fazer um pacote de envios que diminuirá o valor do seu frete.

Esse processo deve ser bem pensado, pois definirá diretamente se os clientes vão ter interesse em comprar seu produto ou não. Muitas vezes, o alto valor do frete é que faz os usuários desistirem da compra.

8. ERP 

ERP (Enterprise Resource Planning) significa sistema integrado de gestão empresarial, e basicamente é um sistema que agiliza a operação e faz a automatização de processos da venda: recebe pedidos de venda, verifica pagamentos, separa e confere as mercadorias, embala os produtos, emite notas fiscais e etiquetas, faz o envio dos itens e acompanha a entrega. 

Quando a demanda do site aumenta, geralmente a partir de dez pedidos, é importante contar com um sistema desse funcionando para facilitar a vida do seu cliente que vai ter o produto antes em casa, e estará sempre bem informado. 

Como exemplos de softwares ERP temos o Bling, que é direcionado para micro e pequenas empresas, e o Tiny ERP, um dos mais utilizados no mercado. Você pode optar também por fazer uma integração com  sistema já existente em sua loja virtual. 

Conseguiu entender então em quanto tempo uma loja virtual fica pronta? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar aqui nos comentários.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2019 - Todos os direitos reservados