Benefícios do layout clean para sites institucionais

A princípio, um site institucional é como uma fachada para um negócio. O ideal é sempre que o site converse com a proposta e identidade visual da marca, transformando o layout é um componente decisivo para isso.

A grande aposta para 2021, são layouts mais simples, limpos e minimalistas. Esse estilo possibilita que a atenção do visitante se volte exclusivamente para o conteúdo, tornando o visual um complemento do conceito que a marca quer passar.

Benefícios de um design mais limpo

Um design clean tem diversos benefícios para o negócio e também para o visitante. Layouts com abundância de elementos, criam uma sensação de “agressividade” e pressa para conversões, o que pode afastar clientes em potencial.

Sites mais limpos, carregam com mais facilidade e se ajustam melhor à versão mobile. Com elementos de layout bem distribuídos, é possível investir em bons conteúdos para gerar conversões mais qualificadas e CTA’s personalizados. Além disso, o design clean  facilita a construção do website e a indexação no Google.

Um design clean, além de de imagens e estrutura, também engloba textos e fontes. O ideal é que a escrita seja persuasiva e direta, com fontes de preferência não serifadas, pois são mais modernas e sem “floreios”, o que facilita a leitura.

Layout clean na prática

Com uma identidade visual minimalista e limpa, a Monte-Raso  seguiu a mesma linha em seu website. A clínica de Ortodontia situada em Divinópolis, optou por um layout trabalhado em cima da paleta de cores da logo.

Na página inicial da Monte-Raso, já são apresentadas as propostas e tratamentos prestados pela clínica, o que diminui o tempo de busca por informações.

Os CTA's (Call to Action) são posicionados estrategicamente, de forma que estejam à vista, com fácil acesso. Graças ao layout limpo, os botões de ação ficam em evidência em qualquer página do site. Assim como os botões adicionais que direcionam para redes sociais da Monte-Raso.

Um dos pontos chave do website da Monte-Raso, é o destaque em um dos principais tratamentos da clínica: o Invisalign. A combinação de informações bem distribuídas, imagens ilustrativas de qualidade e um bom texto otimizado com SEO, além de complementarem o entendimento do visitante, também são essenciais para garantir o bom ranqueamento no Google.

Em síntese, a prática, um site institucional precisa ser informativo e prático. O layout clean valoriza a essência da marca e põe em foco o conceito da empresa. Diferente de uma loja virtual, onde você pode adquirir o produto de forma imediata, o site vende o conceito e a proposta de um produto ou serviço. É a melhor ferramenta para gerar engajamento e autoridade para uma marca.

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados