Blog de Desenvolvimento e Marketing Digital

28 de outubro de 2019 4 min de leitura Loja virtual Marketing Presença digital Site Venda online

As 4 melhores plataformas para pequenas e médias empresas montarem sua loja virtual

Qual a melhor para o seu negócio? Vem descobrir!

Criar um negócio não é uma tarefa fácil, se você já tentou ou está tentando fazer isso sabe muito bem, não é mesmo? No entanto, a boa notícia é que com o advento da internet agora é possível criar uma loja virtual de maneira muito mais fácil. Apesar de demandar esforço e trabalho, fique sabendo que todo o procedimento é mais simples e, além disso, não é necessário ter muito dinheiro para começar.

De qualquer forma, para fazer sua loja virtual é necessário tomar algumas decisões, e uma delas é em qual plataforma você irá alocar seu site.

Existem quatro tipos de plataformas para loja virtual. A primeira delas é conhecida como plataforma proprietária, que necessita de uma licença para uso de fonte e é desenvolvida por terceiros, ou seja, é necessária a contratação de alguém da área de TI para trabalhar nos processos, e talvez não seja a melhor opção para quem quer começar do zero uma loja virtual.

O segundo tipo é a plataforma open source, caracterizada principalmente por ser gratuita e possuir código aberto. Um dos grandes problemas desse tipo está na segurança, que acaba ficando um pouco comprometida. Já a terceira, conhecida como plataforma licenciada, também requer uma equipe de TI gerindo a licença para uso de código fonte.

Para finalizar, o quarto e último tipo é a plataforma paga, chamada de plataforma SaaS (Software as a Service). Resumidamente, é um software que inclui vários tipos de serviços em um só lugar a fim de facilitar a vida de quem o contrata. Nele você consegue emitir nota fiscal, gerenciar fluxo de caixa e controlar estoque, tudo por meio de uma única plataforma.

Além disso, as plataformas pagas possuem atualizações periódicas, menor tempo de implementação, baixo custo e alta performance. Temos como exemplos de empresas que utilizam a plataforma SaaS o Dropbox, o Google Drive, o free PDF e, inclusive, a queridinha Netflix.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura do conteúdo e fique bastante atento.

Melhores plataformas SaaS

Para você que quer abrir um negócio online e começou a fazer as pesquisas sobre quais as melhores plataformas para alocar sua loja virtual, estamos aqui para te ajudar. Listamos quatro plataformas SaaS que possuem suas especificidades e que podem se encaixar no perfil que você procura. Confira e faça sua escolha:

1. Loja Tray

A primeira plataforma Saas que separamos para você é a Tray, ela está há 15 anos no mercado e atende lojistas de pequeno e grande porte. Outra característica importante é que essa plataforma oferece cinco planos pré-estabelecidos, além de um plano corporativo e, além disso, possui integração com marketplaces conhecidos, como é o caso do Mercado Livre.

Como se tudo isso já não bastante, a Tray também conta com suporte especializado, gerenciamento e vendas via celular, conversão de vendas, código aberto para personalizar seu site, entre outras funcionalidades.

2. Loja Integrada

Por sua vez, a plataforma SaaS Loja Integrada é super simples e propõe a criação de seu site em apenas quatro passos simples. Eles são:

1. Crie a loja de maneira grátis e em 5 minutos;

2. Configure seu site, definindo domínio, meios de pagamento e etc;

3. Personalize – você mesmo pode definir a cara do seu site, sem um designer ou programador;

4. Insira seus produtos, fotos, descrições, estoque, entre outras informações, e sua loja estará pronta para vender.

Nesta plataforma, você tem a sua disposição algumas funcionalidades voltadas exclusivamente para negócios pequenos, já que nela você encontra fornecedores e consegue analisar qual é o melhor para o seu negócio, além de elaborar valores para seus produtos de forma competitiva e criar sua estratégia de marketing. É possível gerenciar também o fluxo de caixa da sua loja.

Vale ressaltar ainda que a hospedagem da sua loja virtual fica na nuvem, utiliza os servidores da Amazon e possui uma gestão da Segurança da Informação de qualidade. Além disso, inclui integração com marketplace e redes sociais, layout personalizável e, o principal, conta com uma opção gratuita para teste, por meio da qual é possível vender 50 produtos sem comprar um pacote.

3. Xtech Commerce

Já a plataforma SaaS Xtech Commerce possui o diferencial de ecossistema de soluções. Sendo assim, através dela você pode melhorar suas vendas a partir de integração de pagamentos, fretes, ERP’s, design, marketing, entre outras funcionalidades que são resolvidas junto com parceiros da plataforma, como a bandeira Elo, o marketplace do Mercado Livre, Melhor Envio, SocialRocket, entre outros. Nela você pode criar seu site de forma simples e prática, com layouts personalizados e exclusivos.

Suporte técnico e mobile para estar sempre perto do seu cliente, e sistema para criar e gerenciar suas campanhas de marketing de forma intuitiva e prática são algumas das principais características da Xtech Commerce.

Além disso, ela é otimizada para SEO, que fará com que sua loja virtual seja encontrada facilmente na web, disponibiliza relatórios completos e estatísticas de desempenho e conta também com uma funcionalidade de gestão de clientes, capaz de agrupar todas as informações necessárias sobre seus clientes, para que você possa cada vez mais entregar um produto personalizado para ele.

4. Nuvemshop

Para finalizar, a quarta e última plataforma Saas que falaremos é a Nuvemshop. Essa plataforma possui diversas funcionalidades, como gerenciamento de produtos de forma simples e rápida, automatização de vendas com segurança, integração com marketplaces e redes sociais e, além disso, conta com sua própria ferramenta de marketing que serve para analisar sua performance e alavancar suas vendas.

Esta plataforma é muito indicada para pequenas empresas por possuir interface simples e intuitiva, já que possui layout personalizável e é possível encontrar planos a partir de R$ 49,99.

Agora que você conheceu mais sobre as plataformas SaaS, é mais fácil identificar qual combina melhor com sua proposta, não é mesmo? Independente da sua escolha, o importante é estar comprometido com seu negócio. Não se esqueça de conhecer bastante o seu o seu próprio negócio e estudar a plataforma escolhida, pois é o comprometimento fará sua loja virtual prosperar, não apenas uma plataforma de qualidade.

Time da Onlinesites
Escrito com por:
Time da Onlinesites
Compartilhar artigo:

Certificações e Parcerias

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites - Certificado
Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites - Certificado
Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites - Certificado
Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites - Certificado
Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites - Certificado

Endereço

Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, Nº 321
Bairro Esplanada Divinópolis - MG - Brasil