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28 de novembro de 2017 3 min de leitura Loja virtual Marketing Presença digital Site Venda online

5 táticas de design para sites que ajudam a envolver o consumidor

Assim como uma boa vitrine, é preciso que um site seja criado de maneira que envolva o consumidor.

O site é uma importante ferramenta para uma empresa. Afinal, ele possibilita a divulgação barata e eficiente, ajuda a organização a ganhar autoridade no mercado, além de ser considerado uma grande vitrine.

Entretanto, como uma boa vitrine, é preciso que ele seja criado de maneira que envolva o consumidor, não é mesmo? Para isso, existem táticas de design para sites que ajudam a gerar mais interesse no visitante, aumentando o seu tempo de permanência na página e, consequentemente, gerando mais vendas!

Continue a leitura para descobrir essas técnicas incríveis e aprender como colocá-las em prática!

1. Design UX

Basicamente, o Design UX (ou User Experience) consiste no design do site baseado na experiência do usuário. Desse modo, são utilizadas técnicas para otimizar a navegação do visitante por meio de interações nas páginas, proporcionando uma melhor experiência de quem acessa o site.

Para isso, é preciso conhecer muito bem o público, como seus hábitos, nível de conhecimento online, entre outras informações. Os principais aspectos considerados no Design Ux são:

  • design de interação: como o usuário interage com as páginas;
  • interface do usuário: botões, listas, imagens etc;
  • design visual: tipografia, ilustrações, layout, entre outros;
  • usabilidade: facilidade que o usuário tem em navegar pelo site;
  • arquitetura de informação: estrutura que permite entender onde ele está.

2. Cross Device

Não é novidade que a internet é cada vez mais acessada pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Por causa disso, o Cross Device tornou-se uma importante técnica para dispor de uma boa navegação em qualquer situação.

O termo Cross Device consiste no caminho/dispositivo que o cliente usou para acessar um produto ou serviço na rede. Por exemplo: o usuário recebeu um e-mail marketing pelo celular, mas realizou a compra pelo notebook. Percebe que houve uma troca no caminho utilizado para a compra?

Desse modo, a criação do layout precisa se encaixar perfeitamente em diferentes dispositivos. Além disso, o design responsivo é também um fator de grande relevância para as primeiras colocações nos resultados em mecanismos de busca, como o Google.

3. Hierarquia visual

Você sabia que nossos olhos prestam atenção em espaços de uma página em um padrão determinado? Esse padrão pode ajudar a priorizar as informações mais importantes do seu site.

A hierarquia visual nos diz que, geralmente, observamos o conteúdo de cima para baixo, da esquerda para a direita. Isso quer dizer que, se você quer chamar mais atenção de um botão, por exemplo, deverá colocá-lo no canto superior esquerdo da página.

É claro que as informações importantes precisam estar divididas entre os espaços mais cobiçados. Se você colocar tudo em um só espaço, o usuário ficará confuso e o resultado poderá ser o inverso.

4. Psicologia das cores

Você já deve ter ouvido falar que alguns restaurantes utilizam determinadas cores nas paredes ou na decoração para “abrir o apetite” do seu cliente. A psicologia das cores também funciona nos sites e pode ter um efeito significativo de como os usuários vão reagir ao conteúdo.

As cores vibrantes, como o vermelho, tendem a expressar energia e emoção. Já no caso dos tons claros, como o verde, há a sensação de relaxamento e harmonia. Por isso, é fundamental escolher a paleta de cores de acordo com sua marca e o clima que deseja passar para o consumidor.

Além disso, as cores devem ser usadas para atrair a atenção dos visitantes. O contraste do fundo branco com uma cor vibrante de um botão “compre agora” ou “entre em contato” pode ajudar a dar destaque e chamar atenção do usuário para clicar.

5. Call-to-action

call-to-action, ou chamada para ação, são funções (botões, formulários ou imagens) que levam o usuário a praticar ações que você deseja. Se você quer que os visitantes entrem em contato com a sua empresa, então você deve propor isso logo na primeira página. Veja algumas dicas de como fazer a call-to-action perfeita:

  • seja direto e persuasivo;
  • posicione a call-to-action pensando na hierarquia visual;
  • use cores contrastantes.

Para aplicar as táticas de design para sites, é importante contar com uma empresa que entenda do assunto! Conheça a Onlinesites — agência de marketing focada em trazer resultados em vendas para seus clientes por meio da web.

Time da Onlinesites
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