Como Remover Vírus, Spywares e Malwares

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Publicado em 20 de Dezembro de 2017. - Atualizado em 2 de Janeiro de 2018 às 13:58. Por: Suporte.

Em: Tecnologia

UM COMPUTADOR LIMPO E SEGURO DEPENDE DE VOCÊ!

CRIE BONS HÁBITOS PARA MANTER-SE LIVRE DE
VÍRUS, SPYWARES E MALWARES.

 

Sua máquina ou rede foi infectada por Vírus? Precisa remover os worms espalhados, siga os passos abaixo.

 

1) BAIXANDO AS FERRAMENTAS

Existem diversas ferramentas para limpar vírus e malwares, infelizmente é necessário mais de uma solução para remover todos.

OBS: Nunca instale 2 antivírus na mesma máquina "esta instalação pode causar sérios problemas".

Vamos lá, iremos usar 3 softwares para limpar e proteger as máquinas. (ANTIVÍRUS, ANTI-MALWARE E ANTI-SPYWARE)

 

 

ANTIVÍRUS:

Atualmente recomendamos o KASPERSKY "Internet Security" como antivírus e , das opções do mercado ele se destaca por ser uma solução completa e robusta. O Kaspersky é pago, porem pode ser usado por 30 dias para uma limpeza urgente.

OBS: Os antivírus grátis podem ser uma opção econômica, mas a longo prazo podem se tornar mais caros, tendo em vista que não possuem uma boa eficácia. Dentre as opções pagas recomendamos o Kaspersky que tem um valor médio de R$ 99,90 ao ano, se for colocado na balança os prós e contras gerados por problemas com vírus é um preço relativamente barato comparado por exemplo a uma formatação de um computador.
A compra de mais de uma licença torna o valor do antivírus mais barato, sendo uma boa opção para empresas ou grupos de amigos.

Porque recomendamos o Kaspersky:

Atualmente o pacote "Kaspersky Internet Security" tem nele a melhor e mais completa opção para a segurança em seu computador, entre as opções de segurança oferecidas por este pacote está incluso: antivírus, firewall, antispam entre outros.

Download do KASPERSKY Internet Security       |      Comprar o KASPERSKY Internet Security

 

 

ANTI-MALWARE


Como nada é perfeito, vamos instalar mais um software, desta vez um anti-malware, o malware não se trata de um vírus comum, ele tem a função de infectar e monitorar as ações do computador e usa-lo como escravo, para qualquer fim de quem criou o malware. Ele também se dissemina para outros computadores na rede gerando as vezes grandes quantidades de tráfego.

Por sorte a versão gratuita resolve nossos problemas.

Download do Anti-Malware

 

OBS: A instalação do Kaspersky e o anti-malware não entram em conflitos, ambos podem ser instalados tranquilamente pois são ferramentas com objetivos diferentes.

Como o Anti-Malware não oferece proteção em tempo real, é fundamental atualizar a base de dados e executar a varredura semanalmente ou sempre que necessário.

Como nada é perfeito, vamos instalar mais um software, desta vez um anti-malware, o malware não se trata de um vírus comum, ele tem a função de infectar e monitorar suas ações e usar sua máquina como escrava, disseminando pragas para outras máquinas e pela internet.

 

 

ANTI-SPYWARE

Temos também o spyware, um tipo de vírus que é especialista em se camuflar enquanto espiona o que é feito no computador. Imaginem só um spyware pegando todas as suas senhas e enviado para um hacker, o estrago pode ser realmente grande.

Download do Anti-Spyware (Gratuito)

 

2) COMEÇANDO A LIMPEZA

Bom, baixamos os 3 pacotes, agora vamos começar.

1ª - Coloque os arquivos de download em todas as maquinas da rede, inclusive o servidor.

2ª - Instale em todas as maquinas os 3 softwares - FAÇA UM PONTO DE RESTAURAÇÃO DO SISTEMA POR SEGURANÇA

3ª - Atualize todos os pacotes dos 3 softwares

4ª - IMPORTANTE - Remova as maquinas da rede (retire o cabo de rede se necessário), isto garantirá que ao limpar uma maquina, outra não tente infecta-la.

5ª - Configure o Kaspersky para um escaneamento profundo como nas imagens abaixo

A - Clique em configurações (1)

B- Clique em Antivírus (2) e depois em configurações(3)

C- Clique na aba Desempenho (4) e arraste para verificação profunda (5) - Clique em OK - Pronto

6º - Na tela inicial do Kaspersky clique em verificação, e peça uma verificação completa. (Remova todos os arquivos infectados)

7º - Após terminar a verificação de vírus, abra o Anti-Malware e faça uma verificação completa. (Remova todos os arquivos infectados)

8ª - Faça o mesmo com o Anti-Syaware - Faça uma verificação completa e depois clique na aba IMUNIZAR, esta opção irá proteger o registro do Windows contra alterações, toda vez que um software tentar fazer uma alteração no registro, aparecerá uma tela pedindo autorização, se for um software confiável, você aceita, caso contrário, bloqueie.

9ª - Reinicie a máquina

10ª - QUANDO TODAS AS MÁQUINAS JÁ ESTIVEREM LIMPAS E VERIFICADAS, VOLTE CADA UMA PARA A REDE E INTERNET

 

Mantendo estes programas instalados e atualizados, o risco de infecção é quase zero.

 

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

Os principais maios de infecção são email, pendrivers e softwares pirateados.

Nos emails, nunca clique em links suspeitos, emails como Receita Federal, Bancos, Serasa, avisos de compras pedindo para baixar o pedido ou Nfe, são links direcionados para paginas que infectarão sua maquina, sempre tenha cuidado, ao passar o mouse sobre o link ele descreve o local exato, se não for um destino conhecido apague a mensagem, em caso de dúvidas, solicite uma ajuda ao técnico de Ti.

Os pendrivers devem ser escameados pelo antivírus, ai esta a importância de um ótimo antivírus, caso a maquina não possua, antes de conectar, procure uma máquina que tenha e faça a verificação.

Softwares piratas, estes softwares, geralmente possuem arquivos como Crack e Keygen, este programas, lhe fornecem os seriais, porem podem instalar (ocultamente) virus, malwares e principalmente spywares em sua maquina. Colocar um antivírus pirata este sim é o cúmulo do absurdo! Nunca faça isso.

 

PROBLEMAS DE MAU USO DA INTERNET EM SUA EMPRESA

A Ti Software possui uma solução para monitoramento da rede, particularmente achei a melhor ferramenta, já que ela monitora o acesso por máquina, facilitando o controle de permissões e monitoramento.

Bloqueia downloads, sites, palavras chaves e outras diversas opções.

Entre várias soluções o Web Blocker Server é o mais interessante. Clique aqui para conhecer

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados