Chatbot para iniciantes tudo o que você precisa saber

Chatbot para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Publicado em 16 de Fevereiro de 2018. - Atualizado em 16 de Fevereiro de 2018 às 11:02. Por: Felipe Mendes | Desenvolvedor na Onlinesites.

Em: Tecnologia

Os chatbots chegaram para revolucionar a maneira como as empresas se comunicam com o seu público. Tem como principal objetivo simplificar a forma de interação entre consumidores e fornecedores.

Mas, antes de aprofundar um pouco mais nos benefícios você sabe o que é um chatbot? Do inglês, chat significa bate-papo e bot é uma abreviação de robot (ou robô em português).

Entre os benefícios da utilização dos chatbots, podemos citar a otimização do tempo de resposta de eventuais contatos e dúvidas formulados pelos usuários, a entrega de informações precisas e maiores resultados na geração de leads.

Atualmente, é comum encontrarmos o uso dessa tecnologia por grandes empresas, tais como Facebook, Twitter e Google, de modo que muitos usuários não sabem diferenciar o atendimento realizado por uma pessoa física daquele realizado por uma ferramenta virtual chatbots.

4 maneiras de se utilizar os chatbots para melhorar o relacionamento com seu cliente:

  1. Ajudar pessoas com dúvidas,
  2. Prover informações,
  3. Dar sugestões de serviços ou produtos,
  4. Realizar automaticamente reserva de pedidos.

Independentemente do segmento e porte da empresa, a tecnologia do chatbot está disponível para quem deseja a utilizar.

Como funciona um chatbot?

Chatbots são serviços usados para realizar conversas automatizadas, e que utilizam regras pré-definidas ou inteligência artificial.

A utilização da inteligência artificial permite que, a cada conversa, a interação com o cliente flua de uma maneira mais natural possível, afastando, assim, respostas que podem ser vistas pelos usuários como mecânicas e robotizadas.

Quando utilizado inteligência artificial o chatbot tem a capacidade de auto-aprendizagem durante as conversas. Assim ele consegue compreender o que o usuário escreve e formular respostas de acordo com o contexto.

Já o chatbot configurado por regras é orientado por comandos e respostas pré-definidas durante sua criação. Desta forma, quando o chatbot se deparar com alguma pergunta fora do contexto criado ele não saberá como responder.

Chatbot com regras exige conhecimento sobre o público-alvo, clientes e entendimento sobre como esse consumidor se relaciona com a marca, sem contar o conhecimento sobre o processo de venda e mercado como um todo na criação das regras, condições e mensagens automáticas.

É importante destacarmos que o comportamento dos chatbots é implementado na criação do serviço, sendo observado a atividade da empresa contratante e os objetivos por ela buscados.

Uso prático de chatbot

Os chatbots com inteligência artificial utilizam as técnicas de machine learning (aprendizado de máquina), o que proporciona uma grande fonte de conhecimento para formular conversas e o aumento da capacidade de lembrar de diálogos anteriores tidos com o mesmo cliente. 

Vejamos dois exemplos práticos do uso de chatbots:

Fala Clara

Clara mentora virtual para empreendedores é um chatbot com inteligência artificial

 

A Clara é uma mentora virtual criada para ajudar empreendedores a superarem seus desafios.

Quando iniciada uma conversa com a Clara, ela faz algumas perguntas a fim de entender o perfil e desafios que o usuário está passando no momento.

Com base em todas as conversas anteriores, tidas com outras pessoas, ela consegue guiar e buscar a solução ideal para cada situação construindo jornadas de aprendizado com o usuário. 

Uber 

Uber chatbot messenger

 

Outro exemplo de sucesso de chatbot integrado com outros serviços é o Uber, que utiliza o Facebook Messenger para permitir que seus usuários solicitem viagens diretamente pela mencionada rede social, sem a necessidade de abrir o seu próprio aplicativo.

Vantagens em utilizar chatbot

O uso de chatbot nas empresas também proporciona diversos benefícios, tal como a sua utilização como uma ferramenta de marketing digital. Entre os benefícios podemos destacar:

  • Potencialização do atendimento ao cliente: o tempo de resposta ao cliente é minimizado por não depender de um atendente real, podendo ser usado desde o primeiro contato de um cliente em potencial até a ajuda de clientes com dúvidas sobre os produtos e/ou serviços ofertados pela empresa.
  • Geração de novos leads: com os chatbots é possível melhorar a divulgação dos serviços e produtos da empresa. Isso facilita a segmentação e avaliação de como a abordagem de clientes em potencial deve ser feita, tendo como base suas preferências já detectadas pela ferramenta virtual.
  • Aumento das vendas: a melhora na segmentação dos leads também influencia no número de vendas, uma vez que estas podem ser realizadas diretamente pelo chatbot. Por possuir um procedimento muito simples e indutivo para o usuário, o chatbot consegue prover todas as informações necessárias e levar à conclusão do pedido.
  • Reforço de marca: é possível personalizar a maneira que o chatbot irá interagir com os seus usuários, aderindo à identidade de comunicação já utilizada pela empresa nos relacionamentos com os seus clientes reforçando a presença da marca.

Podemos concluir que os chatbots estão revolucionando a maneira como as empresas e seus respectivos clientes se relacionam, sendo esta uma realidade tangível a todos. Já pediu comida no iFood?

Seja reduzindo custos, melhorando a experiência dos usuários ou aumentando as vendas, o seu impacto é muito significativo na logística de uma empresa, motivo pelo qual essa promete ser uma ferramenta que só tem a crescer e evoluir nos próximos anos.

Qual a sua opinião sobre o uso dos chatbots? Compartilhe conosco. Assine também nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos sobre chatbots e marketing digital.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados