Porque você precisa começar a usar o Google Meu Negócio [com passo a passo]

Porque você precisa começar a usar o Google Meu Negócio [com passo a passo]

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

Toda quinta-feira saio para fazer um happy hour, jantar, dar uma fugida na rotina. No dia, fico na dúvida para onde vou, então pra variar de estabelecimentos, faço uma pesquisa rápida no Google por “bar”.

O resultado é simples e rápido, em segundos tenho uma lista de estabelecimentos, com fotos, informações como horário de funcionamento, cardápio e o mais importante, as avaliações. Você também verifica as estrelas, não é?

Este resultado é diferenciado da busca tradicional no Google, ele é conhecido como Google Meu Negócio.

Muitos empresários quando abrem  seu negócio, focam no desenvolvimento do site, redes sociais como Facebook e Instagram, mas esquecem de detalhes como o Google Meu Negócio. 

Este recurso oferecido gratuitamente pelo Google, é uma das principais ferramentas responsáveis por localizar sua empresa.

Infelizmente em muitos casos, as empresas que estão no Google Meu Negócio, não dão a devida atenção para ele e deixam as informações básicas sem usar todos os recursos e estratégias para aproveitar a ferramenta.

Vou explicar agora como criar e utilizar ao máximo todos os recursos do Google Meu Negócio.

Como criar um estabelecimento no Google Meu Negócio de forma simples e rápida

Você vai precisar ter uma conta no Google, se não tem, basta criar um e-mail no Gmail, pronto, você tem uma conta no Google. 

Lembre-se, não perca o acesso a esta conta, crie uma senha segura e guarde bem para não esquecer :)

Com a conta do Google criada, você poderá usar todos os serviços oferecidos por ele como Gmail, Analytics, Google Meu Negócio, Adwords, Youtube e muitos outros.

Criando uma empresa no Google Meu Negócio

Passo 1

Pesquise pelo nome da empresa, se existir o estabelecimento você pode reivindicar a propriedade para não gerar duplicidade, se não existir, crie um novo. 

Passo 2

Criando um novo estabelecimento: Acesse: https://www.google.com.br/meunegocio


Passo 3

Clique em COMEÇAR AGORA 


Passo 4

Faça seu Login (se não estiver autenticado no Google) 


Passo 5

Preencha o nome da empresa 


Passo 6

Preencha o Endereço 


Passo 7

Selecione a categoria que melhor se enquadra para o seu seguimento 


Passo 8

Preencha o telefone e site, este dados serão usados para confirmar sua propriedade do estabelecimento.

IMPORTANTE: Preencha todas as informações, é fundamental, fornecer o máximo de dados, como telefone, site, horários de atendimento. Estes dados valorizam as informações, deixando sua ficha mais atraente e completa para o cliente. 


Passo 9

No final, será necessário confirmar que o estabelecimento existe e você é o administrador da conta, para isso o Google envia uma carta pelos correios contendo um código.

Quando você receber o código, volte no Google Meu Negócio e clique na mensagem de alerta (Confirmar), será solicitado o código, ao informar e validar, seu estabelecimento estará disponível por completo. 

Como utilizar ao máximo todos os recursos do Google Meu Negócio

Com o volume de empresas nos resultados, utilizar bem os recursos do Google Meu Negócio fazem toda diferença, conheça os 

8 recursos e como cada um pode lhe ajudar.

1ª - Informações

No menu informações, você pode alterar os dados da empresa, preencha todos os dados e informe por exemplo o horário de atendimento, com isso, quando uma pessoa acessar seu estabelecimento, saberá exatamente se está funcionando ou não.

Alguns itens são opcionais, como Código da loja e Telefone de Extensões do Google Adwords, que é usado para adicionar o número de telefone em anúncios e rastrear o resultado de ligações. Sem contar que é uma boa estratégia se for investir em links patrocinados.

2ª - Postagens

Este é um recurso mais novo, com ele você pode publicar conteúdo mesmo sem ter um site, publicando os conteúdos, quando o usuário pesquisar, sua publicação é exibida nos resultados, dando mais destaque para seu negócio. A estratégia de conteúdo é muito importante, neste artigo você pode saber mais sobre produção de conteúdo.

3ª - Insights

Painel com gráficos e ideias com estatísticas do seu negócio, como número de visualizações, ligações e como os clientes procuram sua empresa. É interessante analisar os dados e ir adaptando o conteúdo para melhorar os resultado.

4ª - Comentários

Um dos principais recursos são os comentários, com ele, os usuários avaliam seu estabelecimento e deixam comentários.

As avaliações são dadas com estrelas de 1 a 5. É comum as pessoas deixarem somente as avaliações e não comentarem, particularmente, desconsidero este tipo de avaliação, para mim, o importante são os comentários, que podem ajudar ou prejudicar seu negócio.

Sempre que alguém comentar, verifique o que foi relatado e responda, se for uma avaliação negativa, verifique de fato o que foi relatado, em caso específico, responda com clareza que o ocorrido já foi resolvido ou será analisado.

Acompanhar e interagir com o público mantém sua página atualizada, e com informações recentes para quem pesquisa.

Uma boa dica é pedir para alguns clientes avaliarem e deixarem alguns comentários, deixando o perfil mais completo.

5ª - Mensagens

Habilitando as mensagem, você passa a usar o celular como um chat via SMS, podendo interagir com o usuário através da troca de mensagens.

6ª - Fotos

As imagens compõem o visual no resultado da busca, envie imagens atraentes e que realmente mostrem o seu estabelecimento.

DICA: A primeira imagem fica em destaque no resultado, faça uma seleção de imagens e ordene, enviando a principal imagem primeiro. Você pode usar a primeira imagem com uma peça publicitária focando em chamar a atenção do usuário.

7ª - Website

Se você não possui um site, não é problema, o Google Meu Negócio tem um criador de sites e é fácil de usar. Com ele você cria um site simples em poucos minutos, é um site básico, mas para começar ajuda muito.

8ª - Usuários

Na seção Administração de usuários do Google Meu Negócio você pode adicionar novos usuários que poderão contribuir e ajudar a manter seu perfil completo e atualizado.

São 3 funções de usuários

Proprietário: Nivel mais completo, podendo gerenciar tudo
Gerente: Nível intermediário, altera informações mas não pode criar usuários
Gerente Comunicação: Atualiza conteúdos e comentários.
 

Agora com estas informações pesquise sua empresa no Google e verifique se está tudo completo e bem atrativo, não deixe este recurso de fora você verá resultados incríveis em pouco tempo.

Se precisar de ajuda entre em contato que podemos ajudar você a implementar tudo e ter resultado com Marketing Digital da sua empresa.

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