5 principais ferramentas de seo para medir os resultados do site

As 5 principais ferramentas de SEO para medir os resultados do site

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Um dos principais pilares de sucesso do marketing digital é a entrega de uma oferta alinhada com aquilo que o usuário está pesquisando, e no momento ideal.

Para os motores de buscas, a conquista do resultado vem com a aplicação de técnicas. Então, para ajudar os profissionais de marketing nesse sentido, surgem as ferramentas de SEO.

Para você não precisar buscar sozinho por ferramentas que te auxiliem nessa busca pelo primeiro lugar no Google, reunimos aqui algumas das principais! Mas, antes, vamos entender a importância delas. Continue lendo e confira:

A importância de aplicar técnicas de SEO e utilizar ferramentas

Conforme já indicamos, para conquistar boas posições nos motores de buscas (Google, Bing, Yahoo etc.) é preciso aplicar algumas técnicas.

Com a popularização do marketing digital, muitas empresas, blogs e pessoas físicas produzem conteúdo. E, com tanto conteúdo sendo publicado, os motores aplicaram filtros estratégicos para preservar a experiência do usuário.

Porém, esses filtros são robôs, e a inteligência humana está sempre à frente deles — pelo menos, é o que se espera! Nesse contexto, algumas técnicas de SEO foram sendo aplicadas.

Pensando que essas técnicas estão se popularizando assim como a produção de conteúdo, é preciso que os profissionais vão além para conquistar, realmente, a primeira posição. É, então, que surgem ferramentas para ajudá-los.

As 5 principais ferramentas de SEO

1. SEMRush

Você produziu um conteúdo, e o publicou. Agora, o momento é de análise, para entender para quais termos o seu material está ranqueando e quais outros ainda estão na fila.

Além do acompanhamento do seu próprio site, a SEMRush disponibiliza a análise de outros endereços, inclusive os do seu concorrente. Por isso, quando der branco no momento de escolher as palavras-chaves, uma ideia genial é aplicar o site dos seus concorrentes para análise da SEMRush.

Outra funcionalidade interessante da ferramenta é a comparação entre concorrentes. É possível montar um gráfico com a comparação de sites específicos e decifrar os melhores caminhos para estar a frente deles.

A ferramenta tem uma versão paga e uma gratuita. Esta última oferece funcionalidades restritas, mas, ainda assim, muito valiosas. Vale a pena para quem ainda não possui recursos financeiros, mas precisa de resultados.

2. Hubspot

A Hubspot é a plataforma principal e internacional de inbound marketing. Com centenas de funcionalidades, desde a criação de uma landing page até a produção de um blog, essa pioneira de inbound oferece uma análise de palavra-chave que acompanha a evolução do blog.

Além de oferecer a comparação com concorrentes, a ferramenta trabalha com índices de dificuldade de ranqueamento nos motores para buscas orgânicas — o que é um diferencial —, o histórico de posições de cada termo para cada página do blog e ainda informa algumas dicas no momento da produção de conteúdo, para a otimização do material.

É quase como um assistente que trabalha 24 h por dia!

3. Google Analytics

O Google Analytics, sem dúvidas, é uma das principais e mais utilizadas ferramentas. Com todo o histórico e credibilidade da gigante Google, o Analytics oferece desde informações geográficas de seus visitantes até o mapa de percurso que estes percorreram — uma análise completa da jornada do consumidor.

4. Ferramenta do Neil Patel

Durante o processo de otimização de SEO, os profissionais de marketing querem realizar testes para entender se estão no caminho certo e conquistar feedbacks de melhorias.

Nesse sentido, o SEO Analyzer de Neil Patel, profissional referência internacional na área de otimização de sites para motores de buscas, vem como uma solução também gratuita.

5. KeywordPlanner do Google

Para quem não tem uma ferramenta robusta como a Hubspot, visto que os valores são acima do praticado no mercado brasileiro, o KeywordPlanner pode ser uma solução. Com ela é possível analisar o próprio site — assim como outros — e ter indicações de palavras-chave.

Mas, cuidado! O KeywordPlanner é uma ferramenta criada para anunciantes do Google Adwords. Por isso, alguns dados são referentes a anúncios, e não às buscas orgânicas, como a dificuldade de ranqueamento e o tráfego baixo. Utilize-o, então, como gerador de insights.

Enfim, depois de todas essas dicas de ferramentas de SEO, está ansioso para receber mais informações valiosas? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização nossa!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados