WhatsApp Business no Brasil: como configurar o perfil da sua empresa

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Você já fechou algum negócio pelo WhatsApp ou costuma atender seus clientes pelo aplicativo? E agora que o WhatsApp Business foi liberado no Brasil, na quinta 25/01, apenas para Android, já quer baixar a mais nova sensação da internet, ainda mais que é gratuita.

Afinal, é mais rápido, pessoal e prático, mas também pode ser invasivo e chato, não o whats, a pessoa que usa o aplicativo como mais uma panfletagem. Não seja essa pessoa!

O que é e para quem

Por isso hoje, lançamos o WhatsApp Business - um aplicativo para pequenas empresas, disponível em Android e completamente gratuito. 

No próprio blog do WhatsApp eles afirmam que o aplicativo foi criado para pessoas e reconhecem que seus 1,3 bilhões de usuários também usam o app para fins comerciais. Então porque não melhorar essa experiência com foco nas pequenas empresas e nos microempreendedores? 

Ou seja, o WhatsApp Business ou WhatsApp para empresas NÃO É para todas as empresas, e eles deixaram isso bem claro.

WhatsApp Business: Perfil da sua empresa 

Ter as suas conversas com clientes separadas das dos grupos da família e de todas as suas conversas pessoais é uma das maiores vantagens. 

Mais organização e profissionalismo, você pode colocar todas as informações úteis sobre a sua empresa como endereço, descrição, endereço de e-mail e website.

Você pode inclusive cadastrar sua conta comercial no WhatsApp Business com o número do telefone fixo da sua empresa. 

Mais 4 vantagens do WhatApp para Negócios

Além de um perfil exclusivo da sua empresa e um canal de comunicação com seu cliente ultra rápido, instantâneo e personalizado o WhastsApp garante mais 4 funcionalidades:
 

  1. Mensagens: com um sistema de auto-responder você cria respostas rápidas para as perguntas mais frequentes de seus clientes e ainda pode usar as Mensagens de Saudação e as Mensagens de Ausência para avisá-los sobre horários, novidades da empresa.
     
  2. Métricas: o sistema tem um campo de análise de métricas simples para você verificar o número de mensagens recebidas, lidas, e dessa forma você pode mapear o que funciona com seus clientes.
     
  3. WhatsApp Web: você pode conectar no desktop a sua conta do WhatsApp Business e enviar e receber mensagens normalmente.
     
  4. Segurança: com o passar do tempo algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que os telefones forem verificados e as pessoas saberão, sempre, que estão conversando com uma empresa. 

Desvantagens apontadas por alguns usuários

Mas, nem tudo são flores e o app não vai resolver todos os seus problemas de vendas. Algumas limitações foram apontadas por usuários que baixaram o app:

Você pode usar seu número pessoal já cadastrado no whats para o Business, é só fazer a migração, ou seja, você deve trocar sua conta pessoal, e não esqueça de fazer o backup dos dados para depois criar sua conta no Business e restaurar o backup. 

É aconselhável que você adquira um novo número, afinal os dois apps funcionam no mesmo dispositivo desde que ele seja dual chip.

Não dá pra conectar em mais de um computador nem liberar o acesso em mais de um dispositivo móvel. 

Isso pode limitar algumas pequenas empresas que tem mais de um atendente que tem costume de usar o mesmo número do whats. 

Em contrapartida quem atua na área de tecnologia sabe que esse pode ser um ponto positivo em relação a segurança dos dados e negociações feitas pelo app. Esquecer seu perfil logado num computador diferente é a coisa mais fácil de acontecer.

Como configurar seu WhatsApp Business

O processo de configuração do Business é o mesmo do WhatsApp, você precisa baixar o aplicativo, para facilitar demos uma pesquisada nos tutoriais do YouTube e esse da Kerlia Souza tá bem fácil de entender:

O whatsapp é provavelmente o aplicativo de mensagens mais rápido e pessoal que existe hoje e muita gente odeia receber propaganda por ele, mas quando querem realizar uma compra ela vai procurar principalmente para tirar dúvidas.

Planeje sua divulgação e alinhe com a sua estratégia de marketing. Não tem um planejamento ou acha que negócio local e pequena empresa não precisa de marketing?

Não ouse pensar que marketing digital é só pra grandes empresas e que para você que começou um pequeno negócio não tem vez, muito pelo contrário, a internet pode ser a sua maior aliada, mas você precisa aprender a usá-la de forma inteligente e principalmente, aprender a observar e compreender o comportamento das pessoas.

Atendimento e Vendas: efeito amplificador no seu negócio 

Pense como você pode amplificar as suas prospecções com o WhatsApp Business. Para personalizar seu atendimento e criar mais proximidade com seus clientes o whats pode ser o canal perfeito.

É por ele que você vai conseguir ter mais informações sobre como solucionar os problemas do seus clientes e ainda amplia a sua prospecção e estratégia de vendas, incluindo um follow up pelo app.

Ainda é uma novidade que precisa do seu tempo de maturação e aceitação entre os usuários. Ouso dizer que as pequenas empresas que entenderem e testarem as funcionalidades de um bom atendimento conseguirão fazer do WhatsApp Business uma verdadeira máquina de vendas.

Como você acha que pode melhorar o seu atendimento? Melhor, porque você baixou o WhatsApp Business e como você utilizava o whats na sua empresa? 

Conta pra gente e acompanhe nosso blog, aqui temos conteúdos sobre marketing digital, e-commerce, criação de site e estratégias para dar voz ao seu negócio no ambiente online.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados