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Você entende a importância do Follow up de vendas para o seu time comercial?

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O termo Follow up de vendas vem ganhando espaço em treinamentos e debates, mas muitas vezes, é compreendido parcialmente — apenas como uma ação de acompanhamento da proposta de venda.

O Follow up é um modo especial de acompanhar o cliente e ocorre em todo o processo, implicando em elaborar contatos que tragam novidades e preparem para a próxima ação.

Quando bem executado, o resultado ultrapassa os limites da negociação daquele momento, estabelecendo um vínculo vantajoso e duradouro para a empresa e para o cliente. Além de mais resultado, satisfação e possibilidade de negócios futuros.

Esses resultados interessam a você? Em seguida, vamos abordar alguns dos principais ganhos de aplicação do Follow up, começando pela melhora na experiência de compra.

Garante uma melhor experiência de compra

Quando identificamos com clareza o que deseja o cliente em cada etapa, fica mais fácil realizar o acompanhamento dele no processo de compra. É importante, também, manter sempre o foco em trabalhar cada lead no momento certo, pois os bons resultados estão diretamente ligados à eficiência do processo.

O cliente também prefere uma venda sem estresse, agradável e produtiva — um bom Follow up entrega tudo isso.

Entre os pontos altos está o mapeamento das necessidades de cada etapa da venda, para que seja possível entregar o que o cliente espera dela e, em seguida, sugerir e definir uma sequência de atendimento.

Estabelece relacionamentos

Quando abordamos o cliente oferecendo algo a mais, ele não vai se incomodar em ser abordado novamente.

A insistência em algum ponto de argumentação pode tornar o vendedor inconveniente, o que é péssimo para a continuidade do relacionamento. Mas quando os contatos são objetivos, têm propósito e foco, o profissional de vendas se estabelece como alguém com quem o cliente fica feliz de poder contar.

Follow up de vendas constrói confiança

A partir do momento em que se inicia o processo, os vendedores precisam apoiar o cliente demonstrando o quanto o negócio é vantajoso.

Após o fechamento do negócio, é importante que o acompanhamento continue no pós-venda. Dessa forma, o usuário é convencido — cada vez mais — de que a decisão de compra foi benéfica para ele. O cliente, sabendo que o vendedor não tinha mais necessidade de manter contato após a venda, entende que o profissional agiu com boa intenção desde o início.

Essa metodologia favorece futuros contatos, além de estimular o cliente a procurar o vendedor — graças ao nível de confiança que foi estabelecido. Isso também favorece o aumento e eficiência na aplicação de táticas de influência

Estabelece continuidade

Outra orientação é estabelecer um gancho para o próximo contato, que é sempre preparado na etapa anterior. Há dois aspectos para considerar sobre isso.

Primeiro, que quando combinamos uma nova reunião, uma ligação ou outra forma de contato com um propósito determinado, conseguimos um compromisso do cliente, o que ajuda a evitar que algo dê errado no processo.

Segundo, que evitamos uma série de tentativas de contato improdutivas. Isso torna a compra mais confortável para o cliente, agregando valor à venda — ainda que, na prática, possam ocorrer imprevistos.

Para terminar, é importante registrar que cada cliente diferente do outro, eles têm preferências distintas e hábitos opostos. Alguns são mais organizados e outros conseguem dificultar todo o processo. Em razão disso, muitas vezes o seu Follow up de vendas vai exigir adaptações, improvisos e um monitoramento eficiente.

E você? Já aplica essas técnicas? Deixe seu comentário no post, esse é um tema ótimo para trocar experiências!

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