terceiro dia no RD Summit

Último dia na Ilha do Silício: RD Summit, a overdose de conhecimento

Tempo de Leitura: 9 minuto(s)

É hora de dar tchau! O 3º dia do RD Summit em Floripa consagrou a overdose de conhecimento que Erivelton e eu sentimos. 

Com absoluta certeza estamos renovados e devo dizer, (e agradecer), que se essa era a intenção da Resultados Digitais, para esses dois diretores de uma agência de desenvolvimento de site e marketing digital do centro-oeste de Minas, a missão foi concluída com sucesso. Obrigado!

Paradigmas desconstruídos, cultura fortalecida

A gente que atua no ramo de marketing digital há quase 20 anos e acompanha (e vive) as mudanças aceleradas e algumas vezes até inesperadas, temos alguns paradigmas formatados. 

Alguns esquemas e processos que aplicamos, descobrimos, testamos, adaptamos e desenvolvemos acompanharam essas mudanças, enquanto outros nem tanto. Vejo que isso acontece em qualquer negócio. 

Percebemos que construir uma base forte e flexível seguindo um propósito comum, que nos leva as metas e objetivos que escolhemos como próprio do que somos, é o caminho. 

Enxergar isso só foi possível com a avalanche de conhecimento e troca seguida de quebras de vários paradigmas, que eu mesmo tinha em relação a todas as áreas de trabalho que já fiz, faço e coordeno. 

Da gestão estratégica a administração, vendas e como saber utilizar as estratégias de marketing tradicionais e digitais. Do pensar o comportamento do consumidor até a melhor forma de converter leads em clientes e clientes em embaixadores. 

Muitos empresários e profissionais de marketing, acredita que o Marketing Digital irá garantir a venda fácil e isso não é verdade. O processo de venda ainda continua complexo, simplesmente pelo fato de ser um relação de interesse entre duas ou mais pessoas.

Um ponto muito relevante neste último dia de evento foi o de que toda estratégia de marketing deve ser alinhada com o departamento comercial. A solução prática é aplicar o SLA (Service Level Agreement) ou em português claro, Acordo de Nível de Serviço.

Que nada mais é do que definir as estratégias e atitudes em relação a cada lead gerado pelo departamento de marketing, que identifica os que estão qualificados para prospecção ou devem ser mais preparados e aqueles que já estão preparados para compra, enviando-os para o departamento de vendas. 

Pela manhã fomos numa palestra na ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia de Folianópolis), exclusiva para agências parceiras da Resultados Digitais, com o Leo Yamada e Fábio Duarte da Business Training School.

Eles iniciaram contando a trajetória profissional de sucessos e fracassos, mostrando que não podemos ter medo de errar, mas devemos consertar da forma mais rápida e precisa para assim garantir o crescimento esperado.

Ninguém quer errar quando cria uma empresa ou faz estratégia de vendas, mas não podemos perder tempo, devemos aprender e tomar decisões diárias, enérgicas, claras e rápidas para sermos melhores. 

“A empresa precisa ter alma de vendas desde o serviço mais simples até o alto executivo”

Essa frase do Yamada me chamou muita atenção,ele demonstrou que os problemas são comuns a todas as empresas, e pelo que percebi, encontrar e reter talentos supera qualquer outro. 

Mas o que mais destaco na fala deles é que as empresas não alinham e propagam qual é a cultura da empresa. 

Parece meio óbvio, porém, nós empresários estamos errando em não falar como é a cultura de nossas empresas aos colaboradores que são velhos de casa e aos novos que chegam.

Isso de pregar na parede a Missão, Valores e Visão da empresa não é mero detalhe, é necessário, é como um lembrete que está todo mundo unido por um mesmo objetivo e que a empresa espera chegar em algum lugar da mesma forma que quem trabalha quer encontrar seu lugar. 

Todos os sonhos devem ser levados em consideração, isso é propor crescimento e evolução juntos, mesmo quando um funcionário muito talentoso não se adequa as diretrizes e rumos da empresa ele infelizmente será desligado, comprometer a cultura da empresa, que direciona os passos até a conquista de suas metas, pode ser uma dor de cabeça no futuro.

Brevemente para mim, esses foram os pontos mais relevantes da sexta na Disneylândia do marketing Digital, agora deixo vocês com o que Erivelton achou mais relevante.

Final do evento: palestras de ALTO impacto

Ertinho está absurdamente correto, o RD Summit é realmente uma overdose de conhecimento, não só profissional, mas pessoal também.

Conhecemos histórias de vida que te fazem acreditar que há uma direção, um caminho e que você pode encontrar seu propósito.

As palestras finais me impactaram da melhor forma possível, uma foi com o Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, e a outra com o Marcos Piangers, pai e palestrante autor do best seller O Papai é Pop.

A fala do Romero foi dessas que te fazem sair com um direcionamento interno, que realmente te conecta a um propósito. 

Aliás, estamos falando muito essa palavra, mas a ideia é essa mesmo, sem propósito de vida, que sentido ela tem?

Ele contou toda sua trajetória como fundador do Buscapé, um dos primeiros sites brasileiros que forneceu poder ao consumidor. 

Inclusive as 3 ocasiões que a empresa praticamente fecharia, mas percebendo a oportunidade, segurou e com muito foco e objetivo a empresa prosperou. 

Acredito que como empreendedores, temos de ter resiliência e não teimosia, separar essas duas coisas é importante.

Para finalizar tudo, e fechar com chave de ouro, Marcos Piangers como sempre fez uma reflexão do passado, presente e futuro, mostrando que a tecnologia, vem evoluindo a uma velocidade impressionante, e as empresas que não acompanharem esta evolução, irão perder seu mercado em pouco tempo.

Exemplo: a TV que muito lutou contra a Netflix, e hoje, se vê a criar modelos parecidos, como o Globo Play (alguém usa?).

Se você perde o time, não adianta mais, para ele, inovação tem 2 pontos: conveniência e preço, e é isso que as empresas de tecnologia estão fazendo.

UBER é outro exemplo, com um click você sabe o valor, tem a rota, perfil do condutor, tudo muito simples e intuitivo, chegou em Divinópolis esse mês de outubro, inclusive.

Tem muita coisa envolvida no mundo das startups de tecnologia, e sinceramente, adianta as empresas de táxi depois de perderem o bonde, criarem seus aplicativos, e acharem que as pessoas passaram a usar os táxis? Será que é só colocar balinhas e músicas legais e acharem que são UBErs?

Não é bem assim que funciona, e detalhe, a inovação não para, taxistas e Ubers, parem de brigar, o futuro está aí e nem vocês terão emprego, os carros autônomos serão realidade, nem de vocês iremos precisar. 

Olha como as coisas mudam, não pense que algumas tecnologias estão longe, hoje as inovações em inteligência artificial, realidade aumentada e virtual crescem e se adequam a rotina da sociedade numa velocidade incrível.

Para fechar, ele deixou uma mensagem que ninguém deve esquecer: a tecnologia pode estar em tudo, facilitar muita coisa chata de fazer, mas nunca, nunca desperdice sua vida olhando para uma tela de computador.

Não adianta dar a seu filho um tablet e deixar que ele seja educado por ele, aproveite a vida! Em seu leito de morte você não vai dizer: “Ah! como eu queria ter criado aquele APP”, ou “como eu queria ter ganhado mais R$10 mil reais”.

NÃO! tenho certeza que vocês pensaram em ter passado um momento com alguém, ter conhecido algum lugar, ter vivido melhor. 

Então aproveite a tecnologia para te proporcionar uma vida, e não se tornar escravo dela.

Essa semana foi uma experiência intensa e esses três últimos dias foram extraordinários. A 5ª edição superou todas as expectativas e voltamos para Divinópolis com grandes ideias e a bagagem renovada.

A vontade é de compartilhar tudo que vemos, mas precisamos desse fim de semana para assimilar tudo e voltar para contar todas as novidades para a nossa equipe.

E principalmente para você, que nos acompanhou no Instagram, Facebook e aqui no blog com o resumo do 1º dia pelo Ertinho, o meu sobre a trilha da gestão e este em conjunto para finalizar.

Gostou das dicas que trouxemos para você? Então compartilha e aguarda que temos novidades!

Por Erivelton e Ertinho

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados