quer-saber-como-um-call-to-action-ajuda-a-atrair-leads

Quer saber como um Call to Action ajuda a atrair leads?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

No marketing digital você sempre deseja que seus contatos se aproximem da compra, não é mesmo? Para que eles atinjam seu objetivo, é necessário que se sintam convidados à ação e entendam a necessidade e utilidade de seu produto.

Caso isso não aconteça, provavelmente eles não se interessarão pela compra. Um dos pontos mais importantes no processo é o call to action. Com ele, você induzirá seus contatos à compra, por meio de chamadas interessantes, pessoais e úteis.

Quer saber mais sobre o assunto e melhorar suas vendas? Acompanhe o conteúdo!

O que é Call to Action?

Call-to-action (CTA) é uma chamada — visual ou textual — para que o leitor pratique determinada ação. Ela é utilizada principalmente para gerar leads (contatos para a empresa) e realizar vendas.

Qual é a importância dele no marketing digital?

Os CTA's são a principal forma que um usuário tem para prosseguir no ciclo de vendas — processo completo pelo qual alguém passa de um simples visitante a um consumidor.

Dessa forma, em cada fase, o call to action será diferente. Alguns exemplos são:

  • link para post relacionado;
  • oferta de material rico;
  • direcionamento para landing page (ou página de conversão).

O que é necessário para produzir um bom Call to Action?

Para que seu CTA seja efetivo, são necessárias algumas práticas importantes. Confira, a seguir, quais são elas:

Entender as necessidades do cliente

Um call to action sozinho não faz milagres. Para atrair leads, você precisa entender quais são as principais necessidades de sua persona. Por que ela precisa adquirir seus produtos ou serviços? Qual é o comportamento dela?

Responder essa pergunta auxilia na criação da sua chamada. Chame o seu visitante para resolver os seus problemas de uma vez por todas. Deixe-o consciente de que a oportunidade é única e importante para que seus negócios ou sua vida mudem de patamar.

Oferecer conteúdo específico

Outro ponto importante é sair da superficialidade. Absolutamente tudo deve ter objetivos claros para os seus potenciais clientes. Quando nos esquecemos disso, tentamos atirar para todos os lados e acabamos não acertando alvo algum.

No geral, quanto mais específico é nosso conteúdo, mais as pessoas se identificam com o material e com os problemas e soluções apresentados.

Com os CTAs a história não é diferente! Demonstre aos seus leads, em sua chamada, o diferencial do que você está propondo.

Escolha do formato adequado

Os call to actions podem ser apresentados em diversos formatos, como texto e imagens. Em cada caso, há diversas possibilidades de variação de cores e tamanhos, por exemplo.

Todos esses pontos afetam seus resultados. Por isso, é importante escolher os formatos em que seu público se sentirá mais atraído para realizar uma ação. Para fazer testes, utilize a estratégia A/B. Com ela, você modifica apenas uma variável de seu CTA e verifica como isso impacta seus leads. 

Faça testes como:

  • aumente o número de CTAs nas landing pages ou e-mail;
  • transforme os CTAs do tipo texto em imagens e vice-versa;
  • modifique as cores e os tamanhos deles;
  • faça chamadas diferentes. O objetivo é sempre deixá-las mais chamativas.

Algumas práticas, porém, são unânimes. Verifique se sua chamada possui:

  • boa aparência;
  • posicionamento em locais estratégicos (à esquerda e sem a necessidade de uso da barra de rolagem);
  • texto curto, conciso e objetivo;
  • palavras fortes para que o usuário sinta algo (gratuito, rápido, instantâneo, etc.).

No marketing digital, não existe uma forma exata de produzir um call to action. O que é eficaz para um negócio pode não ser interessante para outros. Então, pesquise e faça testes para produzir o melhor CTA para sua empresa.

Como você faz call to action em suas páginas? Há uma determinada forma de fazê-lo? Você já fez testes para verificar quais são os melhores formatos? Conte todas suas experiências para nós. Deixe um comentário!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados