Qualificando leads como saber se o possível cliente tem fit com o meu negócio

Qualificando leads: como saber se o possível cliente tem fit com o meu negócio?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

A qualificação de leads é um aspecto relevante na sua estratégia, porque você não quer a sua equipe de vendas se ocupando com quem não vai comprar, ou vai exigir uma grande dose de energia e acabar descontente.

Além disso, é um problema comum que a equipe comercial e o marketing não estejam alinhados e, em razão disso, não exista uma determinação clara e objetiva sobre os critérios de qualificação.

Por isso, elaboramos esta postagem para ajudar a definir de uma vez por todas a relação com a qualificação e, como resultado, garantir boa produtividade, ótima taxa de conversão, diminuição do custo de aquisição de clientes e relacionamento duradouro com um público engajado.

Importância do fit na qualificação de leads

Vamos começar avaliando um pouco melhor a importância da etapa de pré-venda. Além do que já dissemos na introdução, vale mencionar a necessidade de priorizar os leads qualificados no inbound.

Essa relevância se traduz em números. Quanto melhor o fit com o seu cliente, ou seja, quanto maior for o ajuste entre expectativas, necessidades e desejos dele e a sua oferta de valor, maiores as chances de resultado.

Normalmente, o percentual de leads mais ajustados não é muito grande em relação ao total deles. Assim, se quase a totalidade das suas vendas partir de 20% do seu público, o que representa para a produtividade de vendas conseguir definir critérios que representem esses 20% com a máxima fidelidade possível, permitindo que você concentre esforços neles?

Os bad fit (mal ajustados) prejudicam a estratégia de inbound porque, muito mais do que ocorre na venda tradicional, a função da equipe de vendas é ajudar o cliente na busca de solução para um problema, não gastar energia e usar de artifícios para convencê-lo de comprar algo que não precisa ou, em outros casos, que ainda não se tornou uma necessidade consciente para ele.

O SDR (Sales Development Representative) é o profissional responsável pela qualificação dos leads. Contudo, o seu papel não se resume a qualificá-los — ele também deve entrar em contato e, depois de se certificar de que todos os requisitos necessários foram preenchidos, convertê-lo para ser abordado pela equipe de vendas.

Vamos nos deter um pouco em cada uma dessas etapas para esclarecer melhor.

Qualificação

O objetivo da primeira etapa é, principalmente, identificar se o lead atende os critérios de qualificação.

O SDR deve verificar se a pessoa de contato tem autonomia para tomar a decisão de compra, se o cliente tem capacidade de compra (orçamento) e qual a real necessidade de aquisição, ou seja, se realmente se enquadra como seu público-alvo.

Esses critérios assumem importância diferente dependendo da atividade da sua empresa, por isso é fundamental que você tenha uma definição prévia do melhor método de qualificação para o seu caso.

Conexão

Sem um contato com o cliente, é difícil ter a certeza de que estamos tratando com um lead qualificado. Por isso, a segunda etapa consiste em um contato direto para entender e verificar a realidade do cliente mais de perto.

Sem essa etapa, estaríamos nos baseando em uma impressão. Por exemplo, podemos imaginar que o potencial cliente tem orçamento para efetuar a compra, mas ao fazer um contato talvez fique claro que não é o caso.

Conversão

É a última etapa do SDR, na qual ele contata o lead para um filtro final que permita fazê-lo avançar para a etapa de vendas, garantindo a possibilidade real da efetivação do negócio pelo profissional de vendas. É o principal follow-up da qualificação.

Para concluir, considere que existem vários perfis de leads. Há os que estão interessados no seu produto, os que ainda não estão no momento ideal e precisam ser nutridos, e os que apenas se interessaram pelo seu conteúdo.

São essas qualificações que determinam os que têm ou não fit com o seu negócio. Uma boa qualificação de leads se resume ao método ideal de separá-los nessas classes.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão aqui no post. Interagir sobre o tema é a melhor forma de se desenvolver nele.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados