por-que-devo-mensurar-os-resultados-das-minhas-acoes-de-marketing-digital

Por que devo mensurar os resultados das minhas ações de Marketing Digital?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Com a alta competitividade do mercado hoje em dia, nenhuma empresa pode vacilar com as suas ações de Marketing Digital. Cada campanha tem que ser bem estruturada e certeira para que o retorno seja o melhor possível e não haja desperdícios de recursos em ações infrutíferas.

Mas como ter o conhecimento necessário para atingir esse nível de trabalho no Marketing Digital? A resposta é apenas uma: por meio da mensuração de dados e informações sobre suas campanhas anteriores.

Quer saber como? Então confira!

 

A importância de mensurar os resultados do Marketing Digital

Mensurar os resultados das ações de Marketing Digital de uma empresa é, em outras palavras, controlar cada pequeno aspecto das campanhas e aprender como obter os resultados desejados.

Utilizar ferramentas e métricas para entender a performance de uma estratégia de Marketing Digital é essencial para saber o que funciona e o que não funciona.

Com essa informação, será possível elaborar e executar campanhas cada vez melhores, mais otimizadas e, claro, mais lucrativas.

As melhores métricas para medir as ações de Marketing


ROI

O Retorno sobre Investimento, ou ROI, é a métrica que mede o retorno (em porcentagem) obtido graças ao investimento realizado em marketing. Serve para saber quão lucrativas são as suas ações de Marketing Digital.

A fórmula é a seguinte:

  • ROI = [(Faturamento – Investimento) / Investimento] * 100

 

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a métrica que mede a razão entre as pessoas que participaram das suas ações de marketing de digital e aquelas que foram convertidas para o objetivo central das ações. Quanto maior for a taxa, mais sucesso teve a ação.

Sua fórmula:

  • Taxa de Conversão = (Conversões / Visitantes) * 100

 

Custo por clique

O custo por clique costuma ser uma métrica mais ligada às ações de links patrocinados no Adwords, mas é essencial para poder calcular o custo gerado em uma campanha que visa direcionar o público de uma plataforma (Google ou Facebook) para o site ou blog da empresa.

Como calculá-lo:

  • CPC = Total de cliques / Total investido
  •  

6 ferramentas para controlar as ações de Marketing Digital

Facebook Analytics

O Facebook Analytics é uma ferramenta gratuita e disponível para qualquer empresa que tenha uma fan page no Facebook. Ela serve para entregar toda a análise de dados sobre uma página na rede social, comportamento dos seguidores e desempenho do conteúdo postado.

 

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para mensurar ações de Marketing Digital. O serviço disponibilizado gratuitamente pelo Google permite ter acesso a um relatório completo sobre o desempenho de uma página na internet, desde o número de seguidores até sua taxa de conversão, rejeição e outras métricas essenciais.

 

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta muito poderosa para a pesquisa por boas palavras-chave e para analisar o comportamento e estratégias da sua concorrência no mercado de anúncios na rede. Praticamente qualquer profissional de marketing precisa ter esse instrumento (que é pago) no seu cinto de utilidades.

 

Google Trends

Outra ferramenta gratuita do Google, o Google Trends serve para acompanhar as principais tendências de pesquisas no motor de busca. É ótimo para ter uma noção do que o público tem pesquisado, quais termos semelhantes têm sido mais acessados e qual a tendência geral da sua área de atuação.

 

Mixpanel

Uma ferramenta paga essencial para quem quer uma análise mais precisa e mais focada em ações do que em métricas puras e simples. É usada por grandes empresas, como Uber e AirBnB.

 

Kissmetrics

O Kissmetrics é uma ferramenta paga que serve para ajudar a segmentar seus visitantes para melhorar seu processo de conversão e seu ROI.

 

Agora que você já sabe como medir os resultados das suas ações de Marketing Digital, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim você pode conferir todo o material de qualidade que divulgamos e ainda interagir com a gente por lá!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados