por-que-definir-a-persona-e-essencial-para-a-qualificacao-de-leads

Por que definir a persona é essencial para a qualificação de leads?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Conhecer seu público-alvo é um pré-requisito fundamental para que sua comunicação funcione. Se você não sabe exatamente com quem falar, acaba falando com ninguém. A criação de uma persona é a melhor forma para a qualificação de leads, pois quando você tem o perfil do consumidor na cabeça, as coisas fluem naturalmente.

Ao definir sua persona, suas campanhas são melhores direcionadas e, consequentemente, a carteira de clientes aumenta. Por isso, é importante que o planejamento seja bem feito.

Quer descobrir como qualificar seus leads da maneira correta? Confira o artigo a seguir!

O que é persona?

A definição de público-alvo talvez seja mais comum para grande parte das pessoas. Quando sua empresa faz as pesquisas necessárias para conhecer o perfil dos clientes, chega-se no público-alvo.

Porém, esses dados são abrangentes. Vamos supor que você defina seu público como pessoas entre 30 e 50 anos, classe B e predominantemente do sexo masculino. Tudo bem, são dados importantes, mas a criação da buyer persona pode lhe ajudar ainda mais.

A persona é um perfil semi-fictício que você cria por meio dos dados coletados. Para criá-la, você deve dar um nome, dizer sua idade, sexo, entre outras características. É importante que as informações sejam bem detalhadas: até mesmo seus hábitos e problemas devem ser descritos. 

Após a criação dessa persona, você terá em mente com quem está falando exatamente. Ou seja, suas mensagens serão mais direcionadas ao público certo.  

O que é lead?

Você já ouviu falar sobre a jornada do consumidor? Pois bem. Seu primeiro passo é atrair o público-alvo. Na maioria das vezes, essa atração se dá por meio de conteúdos relevantes. O blog é uma excelente opção para publicar esses materiais.

Após o usuário entrar em seu site e consumir alguns conteúdos, ele entra na fase de consideração. Isso significa que ele já identificou um problema e está pensando seriamente em resolvê-lo.

Por fim, chega a hora da decisão. Depois de estudar seus conteúdos, identificar o problema e considerar as opções, é nessa hora que ele está preparado para comprar ou não. Portanto, o lead nada mais é que o sujeito que está chegando à etapa final. Pode-se dizer que é um cliente em potencial.

Como a persona pode ajudar na qualificação de leads?

Quando você direciona seus conteúdos para a pessoa certa, ela será impactada positivamente. Imagine se na fase de atração, por exemplo, você cria um texto para o blog usando uma linguagem confusa e sem saber ao certo com quem conversar. Provavelmente, essa pessoa deixará de ler no primeiro parágrafo e nunca mais voltará ao site da empresa.

Conhecendo o comportamento do consumidor e quais são seus problemas, você poderá oferecer soluções relevantes, captando suas atenções e as transformando em leads. O potencial cliente só vira cliente, de fato, após atingir a maturidade para finalmente comprar. Uma das formas mais comuns de identificar um lead e qualificá-lo para as vendas é por meio do e-mail marketing.

Quando alguém assina sua newsletter para receber mais informações, é sinal que está interessado em seus produtos ou serviços. Sem contar que o lead pode fornecer alguns dados, além do e-mail, ao preencher o formulário da newsletter. Dessa forma, a conversão se torna mais eficaz.

O vendedor saberá o perfil desse potencial cliente e oferecerá a solução ideal. Ou seja, o atendimento é mais personalizado. A qualificação de leads é crucial para atrair os clientes certos para os seus serviços ou produtos. Tanto o departamento de marketing quanto o de vendas conseguem mais resultados após a definição da persona. Sendo assim, os esforços serão empregados da forma correta.

E você? Já sabia da importância em definir uma persona? Conte para a gente nos comentários!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados