o que e funil de vendas e como ele pode alavancar sua empresa

O que é funil de vendas e como ele pode alavancar sua empresa?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Como é o funil de vendas da sua empresa? Como os clientes são segmentados e como eles passam de um estágio para o outro? Qual é sua taxa de conversão? Calma. Se você não soube responder a essas questões, você precisa saber o que é funil de vendas — e estamos aqui para ajudá-lo!

No post de hoje, vamos apresentar o conceito de funil de vendas, seus benefícios e como utilizá-lo no seu negócio. Confira!

O que é funil de vendas?

Essa metodologia consiste em criar estágios de compra. Criam-se três fases, desde o conhecimento da marca até uma compra efetiva. Em cada estágio, são alocados os potenciais clientes. A partir dessa divisão, pode-se criar estratégias e ações diferentes para cada grupo, de forma mais assertiva.

Essa estratégia proporciona um melhor acompanhamento do cliente. Você não buscará um consumidor somente quando ele procurar por um determinado produto: você pode abordá-lo antes mesmo que ele saiba que precisa daquela compra.

Para entender melhor o que é o funil de vendas, confira cada um dos estágios e sua importância.

1. Topo do funil: aprendizagem e descoberta

Essa é a primeira etapa do funil de vendas. Aqui estão os leads, ou seja, os potenciais clientes, e o objetivo é atraí-los. Os leads ainda não sabem que têm um problema ou uma oportunidade, então, nesse estágio as ações terão como objetivo aumentar o tráfego de leads.

Como é o primeiro estágio e o lead ainda não sabe da necessidade do produto ou até mesmo da marca, as informações passadas são mais globais, menos específicas.

2. Meio do funil: busca de solução

Na segunda etapa do funil de vendas, os leads já tomaram conhecimento de um problema que têm e agora buscam uma solução.

Eles já têm a ideia de compra, porém, ainda precisam de mais informações para decidir o produto certo e a marca certa. Por isso, as informações aqui podem ser mais específicas, tirando as reais dúvidas do potencial cliente e mostrando as soluções buscadas.

3. Fundo do funil: realização de uma compra

Na terceira e última etapa do funil, os leads tornam-se clientes. Ou seja, aquele lead que não tinha o conhecimento de um problema ou oportunidade de negócio passou pelo primeiro e segundo estágios e agora está pronto para realizar uma compra.

Dessa forma, o principal objetivo desse estágio é converter todo o esforço em vendas.

Quais os benefícios do funil de vendas?

Avaliando cada estágio, fica claro que o funil traz vários benefícios. Veja alguns deles:

  • visão macro dos resultados;
  • visão individual ou por equipe comercial;
  • análise efetiva da taxa de conversão;
  • conhecimento das oportunidades de mercado;
  • direcionamento das ações de vendas;
  • entre outros.

Como aplicá-lo no seu negócio?

Se você entendeu o que é funil de vendas e quer aplicá-lo ao seu negócio, precisa seguir um passo a passo.

1. Entender o caminho de compra

Avalie como é o processo de compra do público-alvo de sua empresa. Conheça o comportamento do consumidor: seus desejos, necessidades, soluções e meios de busca de informação.

2. Definir as mudanças de estágio

Agora, avalie o momento em que seu lead passa de um estágio para outro. Por exemplo, entenda o que o faz buscar uma solução a partir do conhecimento do problema.

3. Definir etapas

Defina as etapas do funil de vendas. Desde o visitante no site, passando pelo lead, pela etapa de conhecimento da oportunidade e pelo momento da conversão em cliente.

4. Otimizar e mensurar

O último passo é otimizar o funil para gerar estratégias para cada etapa — ações que levarão os leads a atravessarem todo o processo. Para saber se as ações estão sendo efetivas, é preciso criar metas e avaliações, possibilitando medição dos resultados.

O funil de vendas é uma ótima metodologia, que permite alinhar e otimizar o processo de vendas. Os ganhos com essa metodologia são enormes e podem fazer a diferença para a criação de uma marca consolidada, alavancando sua empresa.

O que achou do nosso post? Conseguiu entender o que é funil de vendas? Então deixe seu comentário aqui e participe da discussão!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados