O que é CRM e por que você deve investir nisso agora mesmo!

Tempo de Leitura: 3 minuto(s)

Já sabemos que um dos maiores ativos de qualquer organização está na base de clientes. Afinal, eles são a principal razão de sua existência!

Por esse motivo, podemos dizer que um bom relacionamento com os consumidores é uma questão de sobrevivência para qualquer tipo de negócio. Além disso, para manter a eficiência de sua operação comercial, toda empresa almeja ter um processo de aquisição de clientes que seja, acima de tudo, muito produtivo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, mostraremos neste post o que é CRM e quais são seus tipos. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, cuja tradução é Gestão do Relacionamento com o Cliente.

O conceito de CRM coloca o cliente como principal foco dos processos de uma empresa. Dessa maneira, é possível entender e antecipar as suas necessidades, a fim de conseguir entregar o melhor atendimento possível.

O que são os sistemas CRM?

Você deve ter percebido que o CRM nada mais é do que uma estratégia de negócio focada no cliente, não é mesmo?

Porém, há também o que chamamos de sistemas CRM, que são soluções, baseadas em softwares, que ajudam na aplicação mais eficaz dessa estratégia.

Por mais que essas duas definições se complementem, elas ainda podem ser algo muito nebuloso para quem pesquisa sobre o assunto.

Quais são os tipos de CRM?

Os CRMs são classificados em dois tipos: os de interação e os de aquisição de conhecimento.

Sistemas de interação

Esses sistemas são as soluções mais tradicionais utilizadas pelas empresas para registrar as interações com os clientes e seus históricos de contato. 

Por exemplo, existem aqueles que automatizam o próprio atendimento ― tal como os call centers ―, os sistemas frente de caixa ― os PDVs ― e há também os sistemas conhecidos como “Força de Vendas”, usados pela equipe comercial para registrar vendas em si.

Sistemas de aquisição de conhecimento

Já os sistemas de aquisição de conhecimento são aqueles que possuem o objetivo de analisar os dados que foram recebidos pelos sistemas de interação, tais como as informações coletadas pelo call center.

Essas informações são processadas e transformadas em relatórios que auxiliam nas tomadas de decisão do negócio.

Quais são os benefícios de utilizar o CRM?

Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é CRM, vamos destacar alguns de seus benefícios!

  1. Ajuda a centralizar todas as informações dos clientes em um só lugar;
  2. Auxilia na tomada de decisão, visto que oferece uma visão bem mais ampla do negócio;
  3. Contribui para a fidelização de clientes, devido a uma melhor organização das informações ― com uma maior inteligência nas análises;
  4. Aumenta a produtividade da equipe comercial, tornando a conversão de contatos em clientes muito mais eficiente;
  5. É um sistema adaptável a qualquer empresa, que acompanha o seu crescimento conforme o negócio ganha escala;
  6. Permite conhecer melhor o seu cliente, focando na personalização de seu atendimento.

Gostou de conhecer melhor sobre o que é CRM? Que tal agora aplicar esse conceito no seu negócio e compartilhar este post nas suas redes sociais, ajudando outros colegas da área?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados