Melhores tendências para o marketing digital em 2018

Melhores tendências para o marketing digital em 2018

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Você já está por dentro das tendências para o marketing digital em 2018? As técnicas e novidades no marketing digital precisam acompanhar o ritmo do consumidor, não é? Por essa razão temos tantas tendências novas surgindo a todo instante.

Uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado tem o dever de acompanhar essas novidades, caso contrário pode ficar para trás dos concorrentes. O consumidor está interessado no que há de melhor e mais prático - e isso passa diretamente pelo marketing digital.

Temos várias novidades para compartilhar com você. Confira as melhores tendências para o marketing digital em 2018!

Fique atento nos formatos dos seus conteúdos!

Você já deve estar ciente de que a produção de conteúdo é fundamental em uma estratégia de marketing digital, certo? Entretanto, é preciso dar uma atenção cada vez maior a esses conteúdos criados.

A qualidade do conteúdo é cada vez mais importante. Os leads não precisam de mais conteúdos, e sim de conteúdos relevantes. Enquanto muitas empresas focam na publicação de informações apenas para marcar presença, outras organizações aproveitam essa oportunidade para gerar autoridade e consolidar a sua presença no mercado.

Além disso, algumas fortes tendências para o marketing digital em 2018 estão relacionadas aos formatos dos conteúdos e merecem a sua atenção:

  • SERP: o Search Engine Results Page é a página que exibe os resultados de uma busca na internet. O que as empresas precisam compreender é que esses resultados são influenciados pelos hábitos de navegação e localização geográfica de cada pessoa. Esse conhecimento permite uma adequação para melhorar os resultados alcançados.
  • Busca por voz: a busca por voz é cada vez mais comum entre o público. Dentro do marketing de conteúdo, isso significa que são cada vez mais comuns as pesquisas realizadas através de perguntas de "como", "o que", "qual", "onde" e "por que".
  • Conteúdos em vídeo: outra forte tendência para 2018 é a exploração dos conteúdos em vídeo, que podem complementar os conteúdos escritos.

Invista nas novas ferramentas 

Entre as tendências para o marketing digital em 2018 está a utilização de novas ferramentas que facilitam a interação com o público e automatizam alguns processos internos. Dois ótimos exemplos disso são o chatbot e o Whatsapp Business:

  • Chatbot: o chatbot é um software que responde automaticamente as mensagens enviadas pelos usuários. Essa é uma tecnologia que está cada vez mais eficiente e consegue ser muito útil no atendimento ao cliente - indo muito além de mensagens prontas que transparecem um atendimento automático.
  • Whatsapp Business: trata-se de uma versão do aplicativo Whatsapp voltado para o uso empresarial, incluindo diversas ferramentas que facilitam a comunicação com o público.

Saiba o que fazer com o Big Data da sua empresa

A internet movimenta uma infinidade de dados em uma alta velocidade, não é? O conceito de big data busca fazer uma análise desses dados para que eles sejam úteis para a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Através de uma análise correta é possível encontrar diversos padrões nos hábitos dos consumidores na internet. Essas são informações muito importantes para o posicionamento de uma empresa no mercado e para conseguir oferecer ao público exatamente o que ele deseja.

Personalize o seu site e melhore a experiência do seu consumidor 

A experiência entregue ao consumidor é um dos atributos mais importantes dentro do marketing digital - afinal, ela sintetiza diversos fatores que merecem a atenção de uma empresa: relevância dos conteúdos, layout da página, responsividade do site, entre diversos outros.

É muito fácil compreender por que essa é uma das tendências para o marketing digital quando você se coloca na posição de consumidor. Entrar em um site com um visual limpo e que permite que você navegue facilmente pelos menus cria uma ótima experiência. Por outro lado, um site repleto de propagandas e com links quebrados pode causar frustração e fazer com que você desista da navegação em poucos minutos.

Além de garantir a satisfação dos visitantes, uma boa experiência na navegação no site também contribui para o ranqueamento da página nos mecanismos de busca. A qualidade da experiência do usuário é um dos fatores mais importantes considerados pelos motores de busca.

Segmente os seus e-mails marketing

O envio de e-mails marketing é uma prática que já é utilizada desde o princípio da internet. Entretanto, é possível otimizar os resultados obtidos com essa estratégia quando a comunicação é segmentada.

Nem todos os seus clientes possuem gostos semelhantes e nem estão na mesma etapa do funil de vendas, não é? Essas informações devem ser levadas em consideração no momento do envio de conteúdos personalizados - afinal, o engajamento tende ser muito maior quando o usuário recebe exatamente o que necessita.

Pense na diferença entre receber um e-mail padrão com ofertas de produtos ou receber um e-mail agradecendo pelo seu interesse em um e-book com informações muito úteis sobre o problema que você busca resolver. A percepção gerada no segundo caso é muito melhor, não é?

Transforme digitalmente sua empresa

Outro destaque entre as tendências para o marketing digital em 2018 é a transformação digital. Esse conceito possui uma abrangência que vai muito além do marketing e afeta toda a estrutura de uma organização para entrar de cabeça no mundo digital.

A internet faz parte da vida dos consumidores e novas ferramentas digitais surgem diariamente. Entretanto, mais do que utilizar essas ferramentas, as empresas precisam ajustar o seu modelo de negócio para essa nova realidade. Os ganhos obtidos com a transformação digital impactam diretamente nos resultados alcançados.

Atualize-se com as tendências para o marketing digital em 2018!

A sua empresa já está se atualizando com as tendências para o marketing digital em 2018? Esperamos que este conteúdo ajude sua empresa a renovar suas ações e aprimorar cada vez mais suas estratégias de marketing digital - sempre com foco nos melhores resultados.

Gostou das informações apresentadas neste artigo? Assine agora nossa newsletter para aprender ainda mais sobre marketing digital e aplique em sua empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados