Marketing-e-vendas--como-estruturar-sua-empresa-para-gerar-mais-lucros

Marketing e vendas: como estruturar sua empresa para gerar mais lucros

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

A harmonia entre marketing e vendas é o caminho para o sucesso do seu negócio. Com a chegada da era digital, dominar essas áreas de uma empresa se torna ainda mais importante. Os processos internos precisam acompanhar as transformações que acontecem no mercado caso a organização queira perpetuar-se no mercado. 

Os hábitos do consumidor mudaram e toda a dinâmica de interação com o público precisa ser adaptada. Com a utilização do marketing digital e de suas ferramentas, é possível integrar os processos e unificar marketing e vendas.

Em vez de ter um setor de marketing que tenta atrair a atenção do público e um setor de vendas que tenta fechar vendas a qualquer custo, você pode fazer o trabalho de identificar um interessado na sua marca e nutri-lo até o momento ideal de fechar um negócio. É dessa forma que o lucro do seu negócio aumenta.

Veremos neste artigo como a estruturação dos processos de marketing e vendas pode garantir mais lucros para o seu negócio. Confira!

O marketing evoluiu  

Philip Kotler é considerado o pai do marketing do século 21 — e esse título não surgiu por acaso. Ele foi o responsável por mostrar a importância do marketing para as empresas, colocar o foco dos empreendimentos na satisfação do cliente e ampliar os conceitos de marketing, sempre se atualizando às novas tendências.

Uma de suas frases célebres diz que "o mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro". É exatamente com base nela que podemos concluir que o marketing tradicional está morrendo. O seu cliente está no mundo digital e possui novas necessidades — e a sua empresa precisa estar lá para atendê-lo.

O marketing está em evolução constante e a inovação é uma palavra-chave para acompanhar as mudanças do mercado. Para Kotler, marcar presença online é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e todas as suas ações devem estar engajadas com marketing e vendas.

Planeje e mensure os resultados da sua empresa 

Imagine que você gaste centenas de reais em propagandas no jornal, outdoors e cartazes. Como você pode calcular qual foi o retorno sobre esse investimento? Quantas vendas você fechou por conta dessas ações? Será que o público criou uma boa impressão sobre a sua marca?

É muito difícil mensurar o sucesso das campanhas de marketing tradicional —  e investir em algo que não se pode mensurar é uma grande furada. Como você pode aprimorar as ações de marketing e fechar mais vendas se você não possui controle sobre os resultados?

Investir em estratégias e ações que podem ser mensuradas facilita a integração entre marketing e vendas. Você consegue identificar quantos visitantes visitam o seu website, quanto tempo eles permanecem, em que momento ele decide realizar uma compra e obter inúmeras informações importantes sobre o perfil desse cliente. Todos esses dados são fundamentais para realizar uma abordagem assertiva no momento de fechar uma venda.

Aumente as suas oportunidades de vendas com o marketing digital 

Você já acessou um e-commerce de livros e ficou interessado em vários produtos mas resolveu não comprar nenhum deles, e então horas depois recebeu um e-mail falando exatamente sobre esses livros? Ou então fez o download de um e-book sobre gestão financeira e recebeu um e-mail falando sobre uma consultoria financeira oferecida por essa empresa?

Esses são contatos realizados de forma certeira: a empresa sabe que aquele usuário está inclinado a realizar uma compra. É uma abordagem muito mais eficiente do que divulgar ofertas em meios de comunicação que alcançam um grande público, torcendo para que surja algum interessado em meio a milhares de pessoas.

O marketing digital possui várias ferramentas que aproximam marketing e vendas, aumentando as oportunidades da sua empresa fechar bons negócios. Entre elas estão a utilização de um blog corporativo para a produção de conteúdos, envio de e-mail marketing, criação de perfil nas principais redes sociais, utilização de ferramentas de integração de marketing e vendas, entre diversas outras.

Além disso, você pode chegar ainda mais longe ao integrar o marketing digital ao marketing empresarial —  que engloba as ações aplicadas no dia a dia do negócio e visam captar novos clientes e atender às demandas atuais, criando um ambiente de melhoria contínua.

Marketing e vendas: o caminho para o sucesso

A atualização às novas tendências do mercado é inquestionável. O que não faltam são exemplos que ilustram perfeitamente essa necessidade. A rede Blockbuster e a Kodak são duas famosas vítimas da falta de inovação que foram deixadas para trás pelos concorrentes que souberam se adaptar às novas necessidades do consumidor. 

O marketing digital é uma tendência que surgiu para ficar. As empresas que não acompanharem as transformações que estão acontecendo na era digital podem ter o mesmo destino da Blockbuster e da Kodak: cair no esquecimento do consumidor.

Você gostou das informações sobre marketing e vendas? Então assine agora nossa newsletter para aprender ainda mais sobre marketing digital e aplique em sua empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados