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Inside Sales: conheça o modelo de vendas do Inbound Marketing!

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Você conhece o Inside Sales? Embora a terminologia possa parecer estranha, ela não diferencia de tudo quanto conhecemos do Inbound Marketing: atrair pessoas com o perfil da empresa, levando em conta seus principais problemas, medos e desejos.

No post de hoje mostraremos o que é esse modelo de vendas, quais são as principais diferenças com os modos tradicionais e as vantagens de seu uso. Boa leitura!

O que é Inside Sales?

Podemos dizer que o Inside Sales nada mais é do que vendas remotas — isto é, fazer negócios dentro da sua empresa. Para deixar ainda mais claro: se a sua empresa possui vendedores que fazem ligações para potenciais clientes, provavelmente essa estratégia é utilizada.

Já muito usado nos Estados Unidos, esse modelo tem ganhado força no Brasil a partir das melhorias na internet e em planos mais baratos na telefonia. Embora pareça ser o sistema ideal, devemos nos lembrar de que todo o processo deve ser bem estruturado e organizado para que as informações não sejam perdidas dentro do grande volume de dados existente.

Qual a relação com o Inbound Marketing?

Como vimos, o Inside Sales procura contatar pessoas levando em consideração seu perfil, problemas, medos e desejos. Para auxiliar nessa tarefa, o Inbound Marketing pode ser interessante. Com ele, você atrairá pessoas com o perfil da empresa e, após isso, as educará para que estejam mais prontas para efetuar a compra.

Quando chegarem a essa fase, a equipe de vendas estará pronta para entrar em contato e mostrar o quanto o produto ou serviço resolverá os problemas dele.

Qual a diferença para o modo tradicional de marketing?

Quando falamos em ligações para contatos, você pode ter pensado em telemarketing — mas saiba que esses dois métodos são muito diferentes.

O telemarketing é uma técnica iniciada na década de 50 nos Estados Unidos pela DialAmerica Marketing. O objetivo dela é simples: contatar o maior número de pessoas possível e comunicar a oferta da empresa a partir de um script. Dessa forma, a abordagem é sempre parecida e tenta empurrar o serviço ou produto para o consumidor.

O Inside Sales, por outro lado, possui representantes bem treinados e que entendem o contexto do cliente. Sendo assim, eles sabem quais são seus objetivos, os principais medos e desejos de seus contatos. A partir disso, eles oferecem seus serviços com uma abordagem pessoal. 

Como a aplicação desse método inclui o estudo do perfil de seus contatos, ele é muito diferente das estratégias tradicionais existentes. Nesse caso, procura-se entender os problemas do possível cliente para oferecer a solução — que é o seu produto ou serviço.

Como beneficia empresas nacionais e internacionais?

O principal benefício do Inside Sales é diminuir as fronteiras entre as partes. Assim, os negócios podem ser fechados sem o tradicional aperto de mãos.

Quais são as vantagens do Inside Sales?

Veja três vantagens de utilizar o Inside Sales para melhorar sua produtividade e resultados:

1. Conhecimento maior do público

Quanto mais o vendedor conhecer o público com que está falando, maior é a chance de este entender que realmente precisa da solução apresentada. Isso acontece pela conversa ser mais pessoal e enfatizar a solução do problema enfrentado pelo contato.

2. Aumento na produtividade

Quando os vendedores não precisam se deslocar para conversar diretamente com os clientes, economiza-se recursos da empresa e aumenta-se a produtividade. Em vez de os profissionais perderem tempo no deslocamento, poderão fazer mais abordagens diretamente do ambiente empresarial.

3. Profissionais treinados

Nos métodos mais tradicionais, os profissionais treinam como comunicar o script recebido da melhor forma possível. Com o Inside Sales, os profissionais são treinados para entenderem as principais necessidades dos seus contatos e como fazer a abordagem correta para cada tipo de prospect.

O Inside Sales é uma aplicação esperada das empresas que adotam o Inbound Marketing. Não são apenas as formas de atrair o público-alvo que sofrem alterações, mas também o modelo de vendas, visto que a empresa possuirá mais informações de seus contatos.

Você já utiliza Insides Sales ou quer usar? Comente este post contando suas experiências, medos e resultados alcançados.

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