Inbound x outbound marketing: qual é a diferença?

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Surge agora uma nova era no marketing digital: o Inbound Marketing.

Com o objetivo de atingir o público-alvo por completo, o Inbound Marketing quer estabelecer uma relação com o consumidor e não apenas comprá-lo com mensagens personalizadas, promoções e descontos. Tendo essa comunicação aberta e uma relação de comprometimento, os feedbacks acerca do serviço são ainda mais verdadeiros e servem melhor à meta de melhorar e aprimorar o seu negócio.

 

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Anos atrás, todas as empresas, digitais ou não, utilizavam o Outbound Marketing, que tinha como estratégia apenas convencer o consumidor a realizar a compra ou o serviço, com muitas propagandas vibrantes e gritantes.

Assim, a empresa controlava, tecnicamente, o que cada consumidor poderia comprar devido à intensa quantidade de pressões para aquisição da compra. Ao aplicar o outbound hoje, é provável que sua empresa não gere resultados tão altos quanto é possível com o inbound.

O Inbound Marketing funciona significantemente melhor no mundo virtual devido à expansão das redes sociais e dos blogs, facilitando o contato com o público-alvo. Atualmente, o público em geral está mais seletivo em relação às suas escolhas de produtos e serviços; logo, é o consumidor que agora tem as rédeas da situação.

Assim, com estratégias bem selecionadas, o Inbound Marketing é a ferramenta para reter clientes e fidelizá-los da melhor forma possível.

Isso quer dizer que se deve investir em novas plataformas para entrar em contato com o consumidor: manutenção de blogs, acesso às redes sociais e comprometimento com as informações dadas credibiliza suas ações. Os consumidores querem saber sobre a marca, serviço ou produto. É preciso deixá-los a par das notícias relevantes sobre o seu negócio.

 

Estatísticas

  • É muito mais favorável que se utilize o Inbound Marketing, porque você economiza mais de 62% em publicidade (Mashable);
  • De dois a cada três empreendedores dizem o quanto o marketing de conteúdo é vital para o desenvolvimento do seu negócio (Kapost);
  • As empresas que utilizam blogs têm mais de 90% de conversão para seus sites (Inbound Writer);
  • Empresas confirmaram que, ao propor uma frequência de postagens no blog (6-8x por mês), é possível adquirir mais rapidamente um cliente (HubSpot);
  • Mais da metade dos executivos afirmam que as redes sociais proporcionam o sucesso (MarketingSherpa);
  • O ROI (Retorno Sobre Investimento) produzido a partir da presença nas mídias sociais ultrapassa os 200% (Kapost).

 

Como utilizar o Inbound Marketing

Como o Inbound Marketing serve para chamar a atenção do cliente, é possível investir em diversas mídias para conseguir essa atenção. Afinal, o objetivo é conduzir o consumidor ao seu negócio, trazendo conteúdo de qualidade e relevância. Por isso a importância de criar um site! Então, você pode trabalhar com mídias sociais (como o Facebook, por exemplo), feedbacks, enquetes, vídeos online, infográficos, SEO, e-mail, marketing por meio de comentários em blogs e nas redes sociais e até mesmo o conhecidíssimo boca a boca.

É necessário entender que o Inbound Marketing deve ser planejado para alcançar o público-alvo, logo, é preciso descobrir as necessidades desse consumidor; por isso a importância de pesquisar os comportamentos e hábitos dele.

Assim, poderá agir para converter consumidores a clientes, trazendo marketing de conteúdo com soluções, notícias, curiosidades e assuntos que podem interessar o futuro cliente. Dessa forma, é possível até ganhar seguidores e fãs que se identificam com o seu trabalho e gostariam de fidelizar a parceria sempre que for preciso.

 

E agora, você sabe diferenciar Inbound de Outbound Marketing? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!

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