[Guest Post] Você é ocupado ou produtivo?

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Vamos falar sobre produtividade? Um tema recorrente a todas as pessoas que tenham rotinas e tarefas, seja em que âmbito for. Atualmente, produtividade tem se confundido com ocupação ou excesso de afazeres. 

Muitos profissionais se veem em movimento o dia todo, mas ao final do expediente, percebem-se no mesmo lugar, com uma lista de pendências maior do que a relação de coisas a "terem sido feitas"! E isso causa angústia, desmotivação, stress e um ciclo vicioso de procrastinação que interfere, inclusive, na qualidade de vida e nos relacionamentos.

Segundo Paulo Meyer:

"produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado."

E isso não equivale a se esbaldar em horas-extras ou levar serviço para casa, como se fosse glorioso estampar o rótulo de workaholic. 

Pelo contrário. Ser produtivo significa trabalhar melhor, utilizando assertivamente os recursos que se tem e que levem ao cumprimento de um objetivo prioritário ou a resultados relevantes. Quem faz o que precisa no devido tempo é que merece aplausos! Não quem abre mão de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para ostentar um título falso contabilizado por horas de trabalho. Isso é ocupação.

Ao contrário da produtividade, a ocupação é quando o foco está em tarefas que não vão gerar resultados a médio e longo prazo. Embora elas exijam atenção, esforço e empenho, futuramente apresentam retorno zero ou baixo retorno por hora. Ou seja, não passam de desperdício de energia e tempo. O foco produtivo deve ser direcionado para a sua big goal (grande meta), não para tarefas momentâneas, com prazeres imediatos e efêmeros. 

Daí a importância da clareza de onde se quer chegar para que, então, sejam eleitas as prioridades que irão embasar seu planejamento diário. Antecipar-se a possíveis cenários também se configura como uma atitude produtiva, uma vez que gastamos muito mais tempo reagindo a determinadas situações do que proagindo em favor delas. A grande questão da produtividade é realizar: coloque no papel e faça!

Dou uma dica bônus para aprender a lidar com o tempo nesse vídeo do meu canal no YouTube, aproveita para se inscrever, tenho certeza que vai aproveitar muito do conteúdo:

Aqui vão 3 dicas para ajudar aumentar sua produtividade, desde que você tenha sua meta e seus níveis de importância bem estabelecidos:

  1. Vigilância constante: esteja atento ao que rouba sua energia e elabore um plano de ação contra suas distrações. Foque no seu presente e naquilo em que você se propôs a concluir.
  2. Use lembretes: não gaste energia tentando memorizar seus compromissos. Planeje seu dia na noite anterior e faça disso um hábito.
  3. Fuja das multitarefas: faça uma coisa de cada vez, dentro do seu critério máximo de excelência. Pesquisas demonstram que ser multitarefa prejudica até 40% da sua produtividade.

Afinal, você não consegue dirigir dois carros ao mesmo tempo, consegue? Falo mais sobre o quanto ser multitarefa é cilada nesse vídeo aqui:

Estas dicas são simples e poderosas, porque já começarão a despertar o seu cérebro para um novo hábito: o hábito de ser produtivo. A partir delas, você vai ficar mais atento às suas atitudes, tendo sempre em mente uma pergunta de ouro: o que eu estou fazendo agora, me afasta ou me aproxima do meu objetivo principal? Vale até colocar um despertador de duas em duas horas, por exemplo, para monitorar seus comportamentos com este lembrete.

Outro fator que merece atenção especial é o seu ambiente. Você é a média das 5 pessoas com quem você convive. Como elas estão interferindo na sua vida? Estão te impulsionando ou drenando sua motivação? Sabe aquele colega de trabalho que está com o serviço em dia, sai sempre feliz por ter cumprido tudo e ainda ganha elogios do chefe? Aproxime-se dele e modele suas atitudes. Faça o que ele faz, aprenda com os melhores. 

E por último, comprometa-se. Não apenas com a execução da sua lista de obrigações, mas com o exemplo de pessoa que você quer ser para seus filhos, equipe, amigos. Essa construção é diária e não vai acabar nunca. Aí, já não é nem questão de produtividade, mas sim, de integridade.

------

Este artigo foi escrito por Vânia Marques, que é Coach de Produtividade e Alta Performance em Divinópolis e apresentadora do Densenrola no seu canal do YouTube com hacks de planejamento pessoal, profissional, produtividade e muito mais.

A Vânia foi nossa primeira convidada do Café Online Live, que você pode conferir na fanpage da Onlinesites.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos e aproveite mais dicas acompanhando as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados