O que é gestão por Marcos Fábio

[Guest Post] O que é Gestão?

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Se investigarmos as funções da administração, teremos 4 funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. Assim, a capacidade gerencial de qualquer empresa ou pessoa, está diretamente ligada à sua capacidade em lidar bem com essas funções.

Podemos acrescentar ainda uma frase muito usada no mundo dos negócios: não se pode gerenciar o que não se pode medir. Dessa forma, o medir faz parte do controle e, esse controle tem um fim específico: gerar números que serão usados para a tomada de decisão.

No segundo Café Online da Onlinesites, falamos sobre os desafios da gestão integrada de negócios e quero usar aqui um capítulo do meu livro, Olhar Empreendedor – reflexões para atitudes, para exemplificar isso. 

Vamos imaginar a seguinte situação: você é um motorista profissional e recebe a missão de levar uma carga Belo Horizonte para a capital do Acre. 

Entretanto, ao iniciar a viagem você recebe descobre que retiramos de seu caminhão o velocímetro, o hodômetro (instrumento que mede a distância percorrida em Km), o marcador de combustível, o GPS, o relógio e o indicador de temperatura do motor. Também providenciamos a retirada de todas as placas indicativas da estrada (distância, trevos, semáforos e faixas de regulamentação).

Diante disso, pergunto-lhe: você conseguirá chegar ao seu destino? E se conseguir, será no tempo planejado e no custo pretendido? Com certeza não! 

Você não conseguirá cumprir o seu objetivo. Ou você ficará sem combustível, ou perderá muito tempo abastecendo em todo o posto que vir pela frente. Mais ainda, se você não conhecer a estrada, perderá tempo pedindo informações ou se aventurará por trevos desconhecidos. Tudo isso porque, lhe tiramos seus instrumentos de gestão. Os seus indicadores!

Assim como neste caso, a empresa e as pessoas que nela trabalham necessitam de instrumentos de gestão para a tomada de decisões. Caso contrário, passaremos a ser meros resolvedores de problemas.

Os indicadores são nossos instrumentos de gestão que nos permitem corrigir rumos, acertar custos e a enxergar oportunidades de melhoria ou ameaças aos nossos objetivos. 

Para que a gestão integrada ocorra, cada uma das áreas (Comercial, Financeira, Operações e Pessoas) precisam ter seus indicadores interligados para que o gestor consiga gerenciar bem o negócio.

Normalmente, o principal indicador que os empresários costumam seguir de perto são os indicadores financeiros, mas, de nada adianta controlar as finanças, se não houver a venda, a produção ou a entrega. Precisamos dessas outras partes para que o faturamento aconteça.

Apesar de ter dito que a área financeira é uma área que os empresários costumam seguir de perto, eles nem sempre seguem da maneira correta, pois a maioria se preocupa apenas com o caixa, esquecendo-se dos custos. Aliás, finanças de uma forma geral, é um grande peso para as pessoas e para as empresas.

No dia de nossa transmissão, Ricardo Reis, um de nossos participantes afirmou e nos perguntou: 

“Acredito que programas de educação financeira nas escolas podem acordar novas gerações para a importância da independência financeira. Mas como podemos impactar pessoas adultas, que não atentaram para o tema, até mesmo a importância de contratar uma consultoria empresarial?”

Minha resposta: da mesma forma como estamos agindo com as crianças! Educando e ensinando, por mais penoso que seja. A informação e o conhecimento é a única arma que temos para ensinar as pessoas a mudarem o mindset (modelo mental do passado). Se uma empresa precisa ter indicadores em todas as suas áreas, nós como pessoas, também!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Ou seja, até no conceito de saúde prega-se o equilíbrio com outras áreas.

Por fim, parafraseando a OMS, saúde para uma empresa é “um estado de equilíbrio e integração entre finanças, mercado, pessoas e operações”.

Pensem nisso e, se quiserem me contatar procurem por professormarcosfabio nas redes sociais ou acessem www.professormarcosfabio.com.br. Até mais.

____

Este artigo foi escrito por Marcos Fábio, que é professor, consultor, empresário e sócio-diretor da Formatar Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios, ele foi nosso segundo convidado do Café Online.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos e aproveite mais dicas acompanhando as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados