Estratégias de marketing digital 5 dicas essenciais para 2018

Estratégias de marketing digital: 5 dicas essenciais para 2018

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

Boas estratégias de marketing digital podem elevar os resultados empresariais e levar o seu negócio ao sucesso. Entretanto, é preciso compreender que possuem várias técnicas envolvidas em uma estratégia efetiva.

Muitos empreendedores possuem uma visão bastante limitada do marketing digital, desconhecendo o quanto é possível explorar o mundo digital para aumentar a audiência e construir autoridade no mercado. Com as ações assertivas, uma organização alcança resultados fantásticos e deixa para trás os seus concorrentes.

A grande questão é: quais são as melhores estratégias de marketing digital? Neste artigo veremos 5 dicas de estratégias para que você obtenha os melhores resultados com as suas ações em 2018. Confira!

5 dicas de estratégias de marketing digital essenciais para 2018

O segredo para o sucesso nas estratégias de marketing digital é ter consciência dos resultados que você deseja obter. Utilizar o e-mail marketing é uma ótima forma de criar bons relacionamentos com o público — mas não basta enviar e-mails sem uma frequência pré estabelecida ou com conteúdos que não chamam a atenção, não é?

Esse é um exemplo que ilustra o comportamento de muitos negócios no mundo digital. O empreendedor não pode executar as ações sem planejar e esperar por ótimos resultados. Por outro lado, estratégias bem elaboradas alcançam o público de forma certeira, contribuindo para a conquista e fidelização de novos clientes.

Veremos neste capítulo 5 dicas de estratégias de marketing digital essenciais para 2018. Veja quais são elas:

1. Aplique o marketing de conteúdo em seu planejamento

O marketing de conteúdo é o que dá vida às estratégias de marketing digital. Através da entrega de conteúdos de valor ao seu público, você consegue solucionar os problemas do cliente — mostrando que a empresa se preocupa com as suas dores e possui competência para atendê-lo de forma efetiva.

Além disso, é com base nesses conteúdos que são criados os relacionamentos com o público. Imagine que você tenha interesse sobre culinária e acompanha as receitas de um blog. Você cria uma grande afinidade com aquela marca e não pensará duas vezes antes de comprar um de seus produtos quando quiser levar novos utensílios à sua cozinha, concorda?

2. Utilize de forma correta o e-mail marketing

Sabe aqueles e-mails de empresas que você recebe diariamente? Certamente você recebe dezenas deles todos os dias, mas somente alguns deles são abertos, certo? Enquanto algumas empresas conseguem enviar conteúdos interessantes e chamar a sua atenção, outras não despertam a menor vontade do usuário abrir o e-mail.

Entre as estratégias de marketing digital essenciais para 2018 está o uso correto do e-mail marketing. Enviar algumas ofertas aleatórias e sem conexão alguma gera resultados insatisfatórios. É preciso compreender o que o público deseja receber e aproveitar a comunicação para nutrir um bom relacionamento entre a sua marca e o público.

Imagine duas empresas de consultoria empresarial. Uma delas aposta em e-mails com ofertas de pacotes, enquanto a outra cria uma série de e-mails com dicas para a gestão de um negócio — inserindo uma chamada de ação para o blog da empresa ou para a contratação de uma consultoria ao final de cada e-mail. Qual dessas estratégias parece ser mais efetiva?

Outra dica importante é a segmentação. Isso mesmo! Sempre envie e-mail marketing para uma base segmentada de leads, para que assim seus resultados de abertura de e-mail e taxa de clique dentro do e-mail sejam positivos.

3. Fique atento no SEO do seu site/blog

Um dos grandes objetivos das estratégias de marketing digital é aumentar a visibilidade da empresa na internet, certo? Para alcançar esse objetivo, você precisa dar uma atenção especial ao SEO — que são o conjunto de técnicas para a otimização de sites, melhorando o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca da Google.

Um website que aparece como primeiro resultado no Google atrai uma quantidade de visitantes maior do que uma empresa que está apenas na segunda página. Portanto, o seu objetivo deve ser ficar entre os primeiros resultados, certo? Através das técnicas de otimização do site você pode chegar lá.

4. Aposte assertivamente nas mídias online

Além de manter um website atualizado e um blog repleto de conteúdos relevantes, as estratégias de marketing digital podem explorar as mídias sociais. Grande parte do seu público está presente em ambientes como Facebook, Instagram e Linkedin, não é?

Você pode levar o seu negócio para essas mídias sociais e interagir com o público para aumentar ainda mais o alcance e a autoridade da sua empresa. Além disso, existe a opção de investir em mídias pagas — que permitem que a sua comunicação alcance até mesmo as pessoas que ainda não seguem a sua página mas podem demonstrar interesse nos seus produtos ou serviços.

5. Invista em inbound marketing

O inbound marketing provocou uma grande transformação na forma de atração e interação com o público — e por conta disso criou vários mitos entre os empreendedores. Em vez da empresa ir até o público e tentar realizar uma venda, o inbound marketing trabalha com a atração do seu público-alvo de forma natural.

Essa forma de relacionamento vai ao encontro dos desejos e necessidades do consumidor. É o cliente quem deseja estar no controle, consumir conteúdos que agregam valor em suas vidas e comprar de empresas que estão preocupadas com a solução de seus problemas.

Uma empresa que trabalha com um software de controle gerencial para pet shops teria muitos problemas em conquistar clientes se saísse abordando todas as pessoas que estivessem na rua — afinal, pouquíssimas delas seriam donas de um pet shop.

Com o inbound marketing, essa mesma empresa pode gerar conteúdos de valor para esse público e atraí-lo de forma natural — conseguindo aumentar as vendas realizadas.

Todas as suas estratégias de marketing digital podem ser mais efetivas quando o foco está em satisfazer o público-alvo e se tornar uma referência positiva no seu mercado.

Aproveite as estratégias de marketing digital para crescer em 2018

As boas estratégias de marketing digital possuem o poder de aumentar as vendas da sua empresa e ainda tornar a sua marca mais reconhecida no mercado. Com base nas dicas que vimos ao longo do artigo, você pode iniciar o ano de 2018 com o pé direito e promover o crescimento do seu negócio.

Gostou do conteúdo que vimos neste artigo? Assine agora nossa newsletter para aprender ainda mais sobre as estratégias de marketing digital e aplique em sua empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados