entenda o que e pre venda e como estrutura la em sua empresa

Entenda o que é pré-venda e como estruturá-la em sua empresa

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Você acha que a sua equipe de vendas poderia ser mais produtiva? Esse sentimento é comum, ainda mais com todas as tarefas que esse setor acumula.

Pensando nisso, é muito interessante que você entenda o que é pré-venda e como esse processo pode ser benéfico ao seu negócio, aumentando os fechamentos e os lucros da empresa.

Por isso, criamos este artigo com todas as informações que você precisa entender sobre o assunto. Confira!

O que é pré-venda?

Normalmente, o processo de vendas de uma empresa começa pela equipe de marketing, que cria estratégias para atrair possíveis clientes e torná-los leads, coletando seus dados de contato e mantendo uma nutrição de informações necessárias para o fechamento dos pedidos.

Quando um lead é marcado como uma oportunidade, ou seja, se já possui o conhecimento para a compra, ele é encaminhado ao time de vendas, que faz uma abordagem mais específica e direta.

O problema desse processo é que a equipe de vendas deve concentrar seus esforços em realmente fechar pedidos e gerar lucro, e muitas vezes os leads ainda precisam de informações.

Por isso, diferentes empresas criaram o que chamamos de pré-venda, um setor específico em preparar melhor os leads qualificados e, dessa forma, aumentar a eficiência da conversão.

Os responsáveis pela pré-venda desenvolvem o processo de aquisição, tirando as dúvidas que ainda restam, enaltecendo as vantagens e agendando os próximos passos.

Qual é a importância da pré-venda para o Inside Sales?

Agora que já sabe o que é pré-venda, entraremos na importância desse processo para o Inside Sales.

O Inside Sales consiste no aumento da eficiência das vendas, pelo contato in loco de vendedores com os potenciais clientes. Muitas vezes, os vendedores agendam reuniões, se deslocam até seus alvos, mas não conseguem uma boa progressão por eles ainda não terem o conhecimento necessário sobre a solução.

Então, para minimizar essas perdas é aplicado o Inside Sales, em que o lead é nutrido de informações por telefone ou virtualmente até que ele esteja pronto para uma reunião presencial de fechamento.

A pré-venda entra exatamente no Inside Sales, pois ela criará um processo de refinamento dos leads, estabelecendo ações importantes para a conclusão da venda.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia?

Agora, vamos analisar os ganhos obtidos ao entender o que é pré-venda e implantá-la na sua empresa:

Aumenta a agilidade no processo de venda

Com a pré-venda, a jornada do cliente ganha agilidade. O tempo entre a identificação de um potencial cliente até o fechamento é bastante reduzido, fazendo com que a eficiência dos responsáveis aumente.

Otimiza a prospecção

Se a pré-venda não for desenvolvida, os vendedores não conseguem focar os fechamentos e acabam perdendo muito tempo com outras atividades.

Por isso, se as dicas fornecidas forem aplicadas, o processo de prospecção é otimizado e os resultados obtidos são mais interessantes.

Reduz o custo na aquisição de clientes

Outro ponto beneficiado é a redução do custo de aquisição. Pode-se pensar que é mais caro manter uma nova equipe para realizar a pré-venda, mas esse valor é retornado na eficiência que essa ação garante.

Os vendedores conseguirão atender mais leads e fechar mais negócios, apresentando um ótimo retorno sobre o investimento dessa ação.

Como criar uma estratégia de pré-venda?

O primeiro passo para criar a pré-venda na sua empresa é definir quais profissionais serão os responsáveis por ela. Depois disso, defina quais são as informações que devem ser passadas ao lead na fase de qualificação.

A partir daí, o pré-vendedor fará um primeiro contato com o potencial cliente, identificando a empresa e se aquela pessoa tem o poder de decisão da compra.

Agora, o próximo passo é o agendamento. Os responsáveis pelo fechamento da compra na empresa já estão conectados e você já sabe o que será preciso abordar na reunião de conclusão.

Portanto, como vimos no nosso artigo, é muito importante entender o que é pré-venda e como ela pode ajudar a sua empresa na busca de maior lucratividade.

Esse método pode agilizar bastante o processo de vendas e otimizar seus resultados. Atente para cada dica e aplique no seu negócio!

Gostou do nosso artigo sobre o que é pré-venda? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados