Como melhorar a imagem da empresa na internet

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Uma coisa é fazer um trabalho de gerenciamento da imagem da empresa num âmbito local, onde conceitos globais de marketing se aplicam com menor força. Outra bem diferente é quando a empresa escolha a melhor forma para ter presença on-line: o jogo é em outro nível e os cuidados também.

Entendendo o conceito de branding

Existe um conceito de marca, que pode ser relacionado como sendo a personificação de uma empresa. Se você pensar em uma empresa bem famosa, logo se lembrará de algumas características relacionadas a ela: isso é marca!

Branding é o tipo de estratégia que lida com a construção e conservação de uma marca de forma positiva, aumentando a visibilidade e aceitação da empresa no mercado.

Como melhorar a imagem da empresa na internet


1. Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer bem seu público-alvo irá ajudá-lo a direcionar suas campanhas de marketing para as personas corretas. Lembre-se de que será o seu público o responsável por divulgar sua marca. Ter os dados do perfil dessas pessoas em mãos será meio caminho andando para trabalhar a imagem da sua empresa na internet e fora dela.

2. Saiba qual imagem deseja transmitir 

Antes de qualquer trabalho de branding, é necessário pensar que tipo de mensagem sua empresa deseja deixar marcada na mente dos consumidores.

Um planejamento prévio de marketing, com a ajuda de profissionais da área, auxiliará a tomar decisões acertadas para trabalhar estratégias que valorizem a imagem da sua empresa – e corrigir o que estiver errado, caso seja necessário.

Pois, uma vez criada a fama de uma marca, seja ela positiva ou não, dificilmente será possível modificar a opinião das pessoas em relação a ela posteriormente.

3. Divulgue os valores da sua empresa

A imagem da sua empresa está diretamente ligada aos seus valores. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso buscar transmitir esses valores por meio da marca.

A imagem é o bem mais precioso que sua empresa possui. E um bom trabalho de marketing deverá conseguir passar uma ideia positiva sobre ela para as pessoas. Assim, sempre que elas se depararem com sua marca, automaticamente, ela será relacionada com algo bom e que agrega valor à vida dessas pessoas.

4. Ofereça conteúdo de qualidade

Uma das principais ferramentas que as empresas possuem para construir sua imagem na internet é por meio da divulgação de conteúdos de qualidade e que vão ao encontro das necessidades do seu público-alvo.

Investir em Marketing de conteúdo em forma de vídeos, artigos e e-books é uma ótima estratégia para obter autoridade e mostrar que é especialista na sua área de atuação.

5. Evite entrar em polêmicas

Uma regra simples para quem deseja construir ou melhorar a imagem da empresa na internet é ficar longe de polêmicas destrutivas.

Muitas marcas gostam de surfar nas ondas de grandes comoções na internet, mas esse tipo de atitude pode denegrir a imagem da sua empresa, destruindo todo um trabalho previamente construído para melhorar seu relacionamento com o cliente. Assim, é preferível ignorar as principais polêmicas na rede para evitar mensagens distorcidas.

6. Interaja com seu público

O grande benefício da internet é a sua capacidade de abrir canais de comunicação direta entre empresa e cliente. Aproveite essa oportunidade para interagir com seu público e melhorar sua imagem no mercado.

Assim, é preciso responder comentários, curtir posts e conversar com os seus seguidores para criar uma imagem mais amigável e uma relação mais profunda com eles.

7. Busque maior envolvimento do seu público interno

Não adianta fazer um trabalho de marketing digital bem-feito se os seus colaboradores internos não estão realmente envolvidos com sua marca. É necessário que aqueles que lidam diretamente com seus clientes sejam capazes de transmitir os valores que sua empresa deseja divulgar.

Uma boa imagem da empresa não se faz sozinha: são necessárias pessoas para que ela se torne real, e esse trabalho começa dentro da sua empresa, lá fora será apenas uma extensão.

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