Aprenda de forma eficiente como fazer um bom planejamento de marketing digital

Aprenda de forma eficiente como fazer um bom planejamento de marketing digital

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

O planejamento de marketing digital é o primeiro passo para qualquer estratégia de sucesso. Apesar da facilidade com que é possível criar um blog corporativo ou perfis nas principais redes sociais e começar a fazer publicações, todas essas ações precisam ser analisadas calmamente para que se obtenha os melhores resultados para sua empresa.

É cada vez maior o número de empresas que compreendem que o marketing digital é a forma mais eficiente de chegar até o público, mas muitas delas iniciam suas estratégias sem planejamento algum. Os resultados tendem a ser muito abaixo do esperado, causando o surgimento de uma dúvida muito comum: como as outras empresas conseguem obter resultados tão positivos?

O segredo está no planejamento de marketing digital. Ao elaborar um plano de marketing, é possível encontrar as melhores formas de engajar a sua audiência. Não se trata de simplesmente marcar presença no ambiente digital, e sim entregar valor aos interessados na sua marca.

Se você deseja obter os melhores resultados com as suas ações de marketing, aprenda neste artigo como fazer um planejamento de marketing digital convincente!

Mas afinal, o que é planejamento de marketing digital?

De forma bem simples: o planejamento de marketing digital nada mais é do que o planejamento de todas as ações que a sua empresa executará no ambiente digital. Trata-se de uma definição dos objetivos a serem alcançados e da escolha consciente das melhores formas de alcançá-los.

Cada empresa possui as suas próprias características e diferenciais, buscando alcançar um público específico, certo? Por essa razão, seria impossível elaborar uma estratégia de marketing que funcione para todas elas. Cada organização precisa criar as suas próprias ações de acordo com essas particularidades.

Para um restaurante com delivery, as ações de marketing digital eficientes podem ser a publicação de imagens de comida próximo ao horário do almoço ou a realização de sorteios e promoções. Já uma prestadora de consultoria empresarial pode se beneficiar mais da publicação de artigos ou infográficos com informações sobre gestão empresarial e do envio de dicas pontuais por e-mail.

Se esse mesmo restaurante investisse em infográficos ou e-mails, provavelmente seria ineficiente na comunicação, concorda? Isso ressalta a importância de um planejamento de marketing digital que tem o objetivo de compreender o público e alcançá-lo de forma eficiente.

Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

Para fazer um bom planejamento de marketing digital será preciso aliar os conhecimentos a respeito do seu público com as melhores ações de marketing digital. Confira um passo a passo para que você consiga elaborar um planejamento para o seu negócio:

1. Pesquise sobre o público

O primeiro passo para um planejamento de marketing digital convincente é realizar uma boa pesquisa a respeito do seu público. Descubra quais são os seus gostos, expectativas e motivações. O que eles procuram no seu produto ou serviço? O que eles esperam da sua empresa? Por que a sua marca é mais atrativa do que os concorrentes?

Além de compreender melhor o comportamento do seu cliente, você pode pesquisar sobre as ações que os concorrentes estão realizando — identificando ideias que podem ser aproveitadas e encontrando brechas que podem ser exploradas pelo seu negócio.

2. Defina os seus objetivos

Quais são os objetivos que você busca alcançar com as ações de marketing digital? Trace metas claras que possam ser mensuradas — como aumentar o número de visitas no website da empresa em 100% no prazo de 3 meses ou aumentar o número de leads gerados em 40% em 2 meses.

3. Encontre os melhores canais de comunicação

A internet oferece inúmeros canais de comunicação com o público. É importante identificar quais deles são mais eficientes para se comunicar com o seu público e oferecem os melhores resultados. Entre as opções estão: blog corporativo, e-mail, redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram), entre outras.

4. Elabore um cronograma de publicações

A produção de conteúdos relevantes é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, certo? É importante conseguir produzir conteúdos que sejam considerados relevantes pelo público e ajudem a encontrar soluções para os seus problemas — criando relacionamentos com a sua marca.

Entretanto, esses conteúdos precisam ser publicados com uma frequência determinada. Um cronograma de publicações fará com que você crie sinergia entre os conteúdos e eleve o potencial da sua campanha.

5. Capacite a sua equipe

Você não executará todas as ações de uma campanha de marketing digital sozinho, não é? Por isso é importante capacitar a sua equipe e deixar bem claro quais são os objetivos que devem ser alcançados para que desta forma todos do seu time fiquem alinhados.

6. Controle os resultados

Defina a forma como você controlará os resultados alcançados. No marketing digital é possível mensurar a eficiência de cada uma das suas ações, basta encontrar as ferramentas corretas. Através do Google Analytics, por exemplo, é possível obter várias informações a respeito do tráfego e analisá-las para entender melhor o seu público.

5 erros que você não deve cometer

Existem alguns erros que podem comprometer todo o seu planejamento de marketing digital — e os resultados alcançados com as suas ações. Em um artigo do blog Marketing de Conteúdo são destacados os 5 principais erros que podem acabar com a sua estratégia. Veja quais são eles:

  • Ignorar o público-alvo. Para que as ações tenham o impacto esperado, é necessário elas sejam pensadas com foco no perfil do seu consumidor.
  • Apostar em um único caminho. Existem diversos canais de comunicação para alcançar o público e diversos formatos de conteúdos que podem ser explorados. Diversificar a exposição da sua empresa é o caminho para obter os melhores resultados.
  • Não ter um critério em relação à frequência das publicações. É preciso identificar os melhores dias e horários para as suas postagens, seguindo um cronograma de publicações. Postar muitos conteúdos em um pequeno espaço de tempo pode ser tão negativo quanto deixar as suas páginas desatualizadas.
  • Deixar de mensurar os resultados. As métricas são fundamentais para indicar se as suas ações estão no caminho certo ou não.
  • Não analisar o mercado para criar os objetivos. Os objetivos criados precisam estar de acordo com as condições do mercado - sendo realistas e mensuráveis.

Torne-se referência no seu mercado com o marketing digital

Com um bom planejamento de marketing digital é possível aumentar as vendas da sua empresa e ainda se tornar mais reconhecido no mercado. Basta que você encontre as formas mais efetivas de alcançar o seu público-alvo e provoque reações positivas nos seus visitantes.

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