Aprenda como converter leads em clientes em 3 passos

Aprenda como converter leads em clientes em 3 passos

Tempo de Leitura: 3 minuto(s)

Um dos objetivos do marketing digital é converter visitantes em leads e, consequentemente, em clientes. Isso é feito através da troca de ofertas, de modo que é oferecido um material rico — ebooks, webinars, whitepapers etc. — em troca de informações dos visitantes.

Se sua empresa já dispõe de uma base de leads, mas não dá a devida atenção, provavelmente está perdendo a oportunidade de transformá-los em verdadeiros clientes.

Por isso, preparamos 3 passos que farão sua companhia converter leads em clientes.

Não deixe de conferir!

1. Qualifique a sua base de leads

O primeiro passo que deve ser levado em consideração é entender e qualificar bem os leads que sua empresa tem.

Basicamente, podemos separar os leads em 3 grupos:

  • têm grande intenção de adquirir um produto/serviço da sua empresa;
  • estão considerando comprar, por isso não estão prontos;
  • têm interesse em seu conteúdo e não vão aproveitar bem o seu produto.

Muita das vezes, um lead está na categoria de MQL (Marketing Qualified Lead ou Lead Qualificado por Marketing), mas não está qualificado para as vendas.

O ideal é que o lead se torne um SQL (Sales Qualified Lead ou Lead Qualificado por Vendas), que, na prática, é um MQL que realmente demonstrou interesse em algum produto/serviço da empresa.

Entender em qual estágio está o seu lead fará com que sua empresa direcione melhor os seus esforços.

2. Automatize a nutrição dos leads

Com o passar do tempo, você perceberá que sua base de leads aumentará e, com isso, enviar e-mails manualmente se torna algo impraticável.

A automação de marketing oferecerá, por meio da qualificação, a melhor solução para determinada fase da jornada em que o potencial cliente está.

Existem vários softwares — pagos e gratuitos — que oferecem esse tipo de solução para sua empresa. Basicamente, com eles, você programará o envio de e-mails marketing com conteúdos relevantes para a sua audiência.

Com isso, a facilidade que a automação traz para a sua empresa fará com que sua equipe tenha mais tempo para planejar os futuros passos que serão dados.

3. Acompanhe a evolução dos leads

Sua estratégia não funcionará se não for dada a devida atenção à sua base de e-mails.

Com isso, mesmo uma boa nutrição poderá ser desperdiçada se não tiver o devido acompanhamento.

Um exemplo prático trata dos leads que podem evoluir no funil de vendas — topo, meio e fundo — por meio do interesse em materiais da sua empresa, mas que acabam não enxergando a utilidade do seu produto/serviço.

Por isso, defina qual é o perfil aproximado do seu cliente ideal. Isso fará com que, em suas estratégias, sejam definidos quais dados devem ser adquiridos e quais materiais oferecer para alcançar esse objetivo.

A jornada de um usuário dentro de estratégia de marketing digital pode variar de empresa para empresa.

Os leads devem ser tratados como um bem valioso para sua companhia e não como apenas números em sua base de e-mails.

Converter leads em clientes é um trabalho que precisa ser feito com muita atenção e exige esforços da sua empresa para o alcance deste grande objetivo: vender e satisfazer os seus clientes.

Gostou do nosso artigo? Além dos 3 passos fundamentais para a conversão, confira como os pop-ups podem gerar mais leads.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados