Aprenda a diferença entre o marketing digital x marketing tradicional

Aprenda a diferença entre o marketing digital x marketing tradicional

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Você sabe qual é a diferença entre marketing digital x marketing tradicional? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão descobrindo as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, mas ainda não compreendem como podem obter os melhores resultados.

O marketing digital não é simplesmente utilizar as ferramentas digitais para transmitir as mesmas mensagens que o marketing tradicional explora. Toda a estratégia desenvolvida por trás das ações na internet é criada para conquistar o público e aumentar os resultados das vendas.

O primeiro passo para conseguir explorar de forma assertiva tanto o marketing digital quanto o marketing tradicional é conhecer as suas principais características. Afinal, ambos podem ser muito importantes para os resultados da sua empresa quando bem utilizados.

Veremos neste artigo a diferença entre marketing digital x marketing tradicional. Confira.

Marketing tradicional: como ele é feito

Para entender a diferença entre marketing digital x marketing tradicional vamos começar entendendo melhor como é feito o marketing tradicional. Para isso, reflita um instante sobre os comerciais de televisão, anúncios de jornais, outdoors e panfletos que você tem contato diariamente. Essas são as principais mídias exploradas pelo marketing tradicional.

Quando você abre uma revista para ler as notícias e encontra diversas empresas anunciando seus produtos - geralmente com ofertas e promoções - você não está em busca de produtos para comprar, certo? Em meio a dezenas de anúncios diferentes, talvez um ou dois deles despertem a sua atenção.

Entretanto, são milhares de leitores que passam os olhos por aquela revista diariamente. Isso significa que mesmo que apenas uma pequena parcela tenha interesse por aqueles produtos, as empresas anunciantes podem conquistar algumas vendas. Por essa razão podemos afirmar que o marketing tradicional investe na quantidade, e não na qualidade.

Por que o Marketing Digital surgiu e qual o seu princípio

O marketing digital surgiu com a popularização da internet, mas só recentemente as empresas começaram a notar todo o potencial dessa estratégia. Por muitos anos, muitas empresas seguiram adotando a mesma lógica do marketing tradicional com as ferramentas da internet - como o envio de e-mail com ofertas para uma lista de contatos aleatórios ou a colocação de banners invasivos em blogs.

Entretanto, o foco do marketing digital não está na quantidade, e sim na qualidade. Toda a estratégia é baseada na atração de um público que tem afinidade com a sua empresa, está interessado em obter mais informações sobre o assunto e possui um grande potencial de se tornar consumidor.

Toda essa situação pode ser compreendida através de uma ação cada vez mais normal: pesquisar no Google. Quando você pesquisa sobre determinado assunto no Google pode descobrir um blog repleto de informações úteis. Ao começar a acompanhar aquela empresa, você está cada vez mais perto de realizar uma compra.

Ou seja, essa empresa não precisa ficar bombardeando com promoções diversas pessoas que não possuem o menor interesse no seu produto. É possível atrair somente um público que demonstra interesse naquele produto ou serviço e conduzi-lo até o momento da venda.

A diferença de custo entre Marketing digital x Marketing tradicional

Além de toda a diferença na forma de planejamento e execução das ações, existe também uma grande diferença no custo entre marketing digital x marketing tradicional. A lógica por trás disso é bem simples de entender: a utilização de grande parte das ferramentas da internet é gratuita, enquanto anunciar na revista ou na televisão possui um grande custo.

Mesmo os custos para criar um blog empresarial ou impulsionar publicações nas mídias sociais são muito baixos quando comparados a espalhar outdoors pela cidade. E além de possuir um baixo custo, o marketing digital também apresenta um ótimo retorno sobre o investimento.

Saiba como Marketing Digital pode levar mais resultados para sua empresa

Não é à toa que o marketing digital vem se destacando nesse duelo contra o marketing tradicional. As suas ferramentas possibilitam que as empresas alcancem resultados incríveis - tanto em número de vendas quanto na construção de autoridade no mercado.

Confira quais são os principais aspectos que comprovam o sucesso do marketing digital:

  • Acompanhamento das tendências de consumo. Os hábitos de consumo mudaram bastante com a popularização da internet e grande parte dos consumidores pesquisam na internet antes de realizar uma compra. Por essa razão, levar a sua empresa pro mundo digital significa acompanhar essa tendência e possibilitar que você seja encontrado facilmente.
  • Segmentação da comunicação. O marketing digital permite que você segmente a comunicação e dialogue diretamente com os potenciais interessados no seu negócio - seja através do uso das palavras-chave corretas ou de um anúncio no Facebook.
  • Mensuração dos resultados. Todos os resultados obtidos no mundo digital podem ser acompanhados em  tempo real. Isso permite que você analise o desempenho obtido e trabalhe para aperfeiçoar constantemente as ações realizadas.
  • Construção de autoridade. Outro ganho do marketing digital x marketing tradicional é a facilidade em construir autoridade na internet. Através da publicação de conteúdos relevantes para a sua audiência é possível melhorar a percepção que esse público tem em relação à sua marca.

Deseja melhorar os resultados da sua empresa com o marketing digital?

O marketing digital possui um grande potencial para alavancar os resultados da sua empresa, não é? Esses resultados podem ser ainda melhores com o auxílio de uma agência especializada na construção de uma estratégia e execução das ações corretas - sempre com foco no crescimento do seu negócio.

Você já conhecia a diferença entre o marketing digital x marketing tradicional? Assine agora nossa newsletter para aprender ainda mais sobre marketing digital e aplique em sua empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados