5 técnicas de fechamento de vendas que você precisa conhecer

5 técnicas de fechamento de vendas que você precisa conhecer

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

A empresa empenhou-se em pesquisas de mercado, perfil do consumidor, investiu em desenvolvimento de produto e ações de marketing, até que o cliente se interessa e inicia um contato de compra. E agora? Como realizar um fechamento eficaz que leve à concretização da venda?

É claro que, para ser bem sucedido, todo o processo comercial e de atendimento deve ser realizado de forma a entender a necessidade do cliente e oferecer a melhor solução.

Porém, existem técnicas de fechamento de vendas que podem auxiliar no momento de concluir o seu atendimento com mais chances de fechar a negociação.

Vamos conhecer cinco dessas técnicas:

1. Senso de urgência

Muitas vezes o cliente entende os benefícios, concorda que precisa do produto ou serviço que foi oferecido, mas, ainda assim, demora a decidir.

Nessa hora, despertar nele o senso de urgência pode ajudá-lo a tomar a decisão.

A técnica consiste em trazer para a negociação condições que se restrinjam àquele momento, como, por exemplo:

  • desconto especial para fechamento naquele dia;
  • última unidade disponível;
  • benefício extra ou brinde somente para aquela proposta.

Outra forma de trabalhar essa técnica de fechamento de venda é mostrar um possível prejuízo ou as vantagens que o cliente estaria deixando de ter ao não fechar o negócio.

2. Pergunta de fechamento

Depois de uma pesquisa inicial bem feita para apresentar o produto com foco nas necessidades do cliente e nos benefícios que são importantes a ele, algumas perguntas podem conduzir positivamente para o encerramento:

  • "O que foi apresentado agora resolve seus problemas?";
  • "Era essa a solução que estava procurando?".

Outra forma de questionamento é aquela que já pressupõe a compra. Essa modalidade, porém, requer mais cuidado ao ser executada, por ser mais invasiva e direta. É necessário que já tenha havido uma total aceitação do produto para utilizá-la:

  • "A entrega será feita no endereço que está no cadastro?";
  • "Prefere fazer o pagamento por meio de boleto ou cartão de crédito?"

3. Resumo de benefícios

Resumir todos os pontos fortes e favoráveis que já foram apresentados durante a conversa ajuda o comprador a ter uma visão geral dos benefícios que ele terá.

Esse momento deve funcionar somente se o vendedor conseguiu relacionar as vantagens do produto à necessidade do seu cliente. Ou seja, é preciso reforçar os fatores que façam sentido para ele finalizar a compra. Por exemplo:

Agora que você já entendeu a importância de uma relação mais profissional e personalizada com seus clientes e compreendeu que nossa solução trará esse benefício com uma ferramenta de uso simples e intuitivo, com diversos recursos de gestão de informações que o ajudarão a tomar decisões estratégicas, vamos fechar esta negociação? 

4. Fechamento experimental

Em cenários onde o comprador já demonstrou forte interesse pela compra, porém ainda há dúvidas para a finalizar, o fechamento experimental é uma forma de direcionamento.

Em vez de utilizar perguntas como "o que é preciso para fecharmos o negócio?", o vendedor apresenta duas ou mais alternativas para que a decisão aconteça. Por exemplo:

Qual destas opções seria a ideal para você?

As alternativas podem apresentar flexibilidade no valor, na quantidade, no prazo de pagamento ou de entrega, enfim, em qualquer aspecto que se apresente como impedimento para a finalização.

5. Fechamento direto

No modo direto, o vendedor conduz todo o atendimento para o fechamento da venda.

Durante a apresentação, ele identifica a necessidade de volume, aceitação ou não do valor proposto e se os prazos de entrega são compatíveis com a expectativa. Então, ao fim da conversa, uma proposta ou pedido já está pronto para ser enviado.

A pergunta final será a respeito da emissão do pedido e da entrega.

Para resultados ainda melhores, leia o artigo sobre como qualificar seus leads e trazer mais produtividade ao trabalhar com o perfil correto de clientes para o seu negócio. Assim, as técnicas de fechamento de vendas serão ainda mais assertivas.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2018 - Todos os direitos reservados