descubra como diminuir o abandono de carrinho em seu ecommerce

Descubra como diminuir o abandono de carrinho em seu e-commerce

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Para que uma compra seja de fato decidida, é necessário separar tempo e realizar muitas pesquisas. Quanto maior for o valor do produto, mais difícil será tomar essa decisão. Nesse tipo de situação, o consumidor busca informações pertinentes sobre o produto, como modelo, cores, tamanhos, entre outros.

Mesmo depois dessa pesquisa e de passar por toda a jornada do consumidor, o cliente poderá se frustrar se sua compra não for finalizada. Vários fatores contribuem para o aumento da taxa de abandono de carrinho nos e-commerces. Por isso, neste post listamos 3 dicas para diminuir essa taxa. Confira!

Otimize a página de checkout

O checkout é uma das páginas mais importantes na finalização da compra, pois será lá que o consumidor informará seus dados pessoais e de pagamento.

De maneira geral, é nesse momento que o consumidor desiste da compra, e os motivos podem ser os mais variados:

  • é exigido o fornecimento de muitas informações;
  • a página não passa a devida confiabilidade e segurança;
  • há muitas distrações na página;
  • demora no carregamento;
  • informações divergentes.

Esses são alguns dos fatores que contribuem para o aumento na taxa de abandono de carrinho. Portanto, analise como checkout do seu e-commerce está sendo apresentado para os consumidores. Solicite informações importantes para que o processo seja finalizado, como endereço completo, nome e os dados de pagamento.

Procure deixar o checkout o mais objetivo possível, pois nesse momento o consumidor já está ansioso para finalizar a compra.

Ofereça várias opções de pagamento

Existem diversas maneiras se pagar por um produto ou serviço, e se o seu e-commerce não está preparado para oferecer essa variedade de meios de pagamento, provavelmente perderá muitos clientes.

Acaba sendo frustrante para o consumidor chegar na página de finalização de compra e descobrir que a bandeira do seu cartão de crédito não é aceita na loja virtual.

Mesmo que não seja possível incluir todos os meios de pagamento no seu e-commerce, encontre maneiras de facilitar o pagamento. Uma alternativa que vários lojistas encontraram foi o de oferecer o pagamento com mais de um cartão de crédito.

Além dos tradicionais cartões de crédito, seu e-commerce poderá ofertar aos consumidores o pagamento por meio do PayPal ou do PagSeguro, por exemplo.

Facilite as opções de frete

Segundo pesquisas, o frete representa cerca de 75,3% na taxa de abandono de carrinho. É no momento de preencher os dados do CEP que o consumidor acaba encontrando o valor do frete extremamente alto.

Com isso, procure por parcerias com os correios ou com as transportadoras. Isso significará que os preços dos fretes ficarão mais acessíveis.

Uma alternativa é de oferecer várias formas de envio dos produtos. Provavelmente você já deve ter visualizado em outros e-commerces pelos menos três formas diferentes de entregar os produtos.

Oferecer frete grátis é outro modo de diminuir a taxa de abandono de carrinho. Realizar promoções em que alguns produtos (ou toda a loja) terão isenção na taxa de envio por um tempo pode ser uma boa opção — mas não se esqueça de deixar claras as condições para que seja efetivado o frete grátis.

A experiência do consumidor com a sua loja deve ser a melhor possível, principalmente no momento da finalização das compras. Sempre deixe as informações mais objetivas e consistentes, e destaque-as para que os consumidores não tenham surpresas desagradáveis — porque, além de contribuir para o abandono de carrinho, isso fará com que a imagem do seu e-commerce seja prejudicada.

Gostou de saber como diminuir o abandono de carrinho na sua loja virtual? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

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