4 motivos para voce estruturar e documentar seu processo de venda

4 motivos para você estruturar e documentar seu processo de venda

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O gestor de uma equipe comercial precisa ter o processo de venda estruturado, claro e replicável para obter otimização em seus resultados. Para isso, é importante se organizar e documentar as atividades de forma que fiquem acessíveis para consulta — sempre que for necessário.

Neste post, explicaremos 4 motivos que ajudarão você a colher bons frutos e evitar gargalos de vendas por meio da documentação. Então acompanhe a leitura e aplique as dicas a seguir!

1. Tenha maior alinhamento com seu time de vendas

Ter um registro e planejamento de todas as ações que beneficiarão o seu negócio deve ser uma constante. Essa atitude permite calcular de maneira adequada o retorno dos seus investimentos e fazer a reestruturação do plano.

Um processo de venda bem construído funciona como uma ferramenta de alinhamento entre o gestor e a equipe, além de passar maior segurança para os membros do time abordarem os clientes.

Após essa tarefa ser executada repetidamente, o vendedor vai desenvolver um meio próprio de trabalho. Mas tenha em mente que a documentação é fundamental para garantir uma boa comunicação, gerando resultados e servindo como lembrete e guia — mesmo para os profissionais mais experientes.

2. Aplique métricas mais eficientes

As métricas de vendas são medidores que apontam a performance de determinados processos na sua empresa. Como exemplo, temos:

  • ROI: retorno sobre o investimento;
  • CAC: custo de aquisição de clientes;
  • taxa de conversão;
  • ticket médio;
  • geração de leads;
  • negócios prováveis.

Essas são apenas algumas métricas utilizadas normalmente pelas organizações. É importante que você defina quais fazem mais sentido para o seu negócio, portanto, faça uma avaliação periódica dos resultados da sua equipe de vendas.

Manter esses dados documentados é imprescindível para tomar decisões ou para tê-los acessíveis sempre que precisar rever ou comparar resultados anteriores.

3. Defina estratégias mais claras por meio de um processo baseado na jornada de compra

A definição de um processo baseado na jornada de compra cria um alinhamento com o fluxo de ações desenvolvidas pelo seu time. Entenda as fases dessa estratégia:

  1. captação de leads: atração de novos possíveis clientes;
  2. qualificação de leads: nutrição por meio de informações relevantes;
  3. elaboração da proposta: personalizada para cada possível consumidor;
  4. fechamento: é nessa etapa que a venda é fechada e o lead se torna um cliente da sua empresa.

Você pode aumentar o número de etapas conforme a necessidade de sua organização, mas é fundamental que todas sejam documentadas.

4. Consiga uma visão mais ampla do negócio e do processo de venda

A documentação substitui a improvisação pelo planejamento ao reunir informações que garantem uma rotina mais tranquila e permitem uma visão muito mais ampla do negócio e do processo de vendas. Essa facilidade permite identificar quais pontos de melhoria do processo precisam ser trabalhados e priorizados com foco no melhor resultado final.

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