saiba-como-atendimento-online-ajuda-a-melhorar-relacionamento-com-clientes

Saiba como Atendimento Online ajuda a melhorar relacionamento com clientes

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

O relacionamento com clientes impacta diretamente nos resultados de qualquer empresa, tanto negativa quanto positivamente. Hoje em dia, as organizações estão investindo de maneira intensa no atendimento ao cliente, o chamado SAC. E esse processo de modernização não para, com o advento do atendimento online (ou SAC 2.0).

O que as empresas fizeram, nesse processo é se adaptar a essa nova realidade, a fim de atender melhor às necessidades do seu público-alvo, estando presentes no ambiente digital.

Por isso que hoje você vai descobrir mais sobre a importância do atendimento online e porque ajuda a melhorar o relacionamento com clientes.

O atendimento online é prático

A maior vantagem para adotar o atendimento online é a praticidade para ambos os lados — empresa e cliente.

Ou seja, quando um cliente está insatisfeito, quer tirar uma dúvida ou elogiar, deseja que o atendimento seja rápido, sem precisar aguardar na linha ou perder tempo esperando pelo atendente. E a empresa quer se comunicar de forma ágil para resolver eficientemente o problema do consumidor.

Para isso, o chat online ou as redes sociais são ótimas ferramentas para integrar esse atendimento online, trazendo dinamismo para a comunicação — e satisfação ao cliente.

O atendimento online permite coletar informações

Quando se propõe um método moderno e inovador, como o SAC 2.0, os benefícios são inúmeros. E mais um que chama atenção é a possibilidade de coletar informações e dados sobre os atendimentos.

A organização pode, por meio desse procedimento, saber quais são as reclamações mais frequentes, pedidos, elogios, de forma que possa padronizar as soluções e deixar o atendimento muito mais rápido e eficiente.

O armazenamento de informações se torna, assim, centralizado. A empresa pode adequar suas estratégias e descobrir os motivos de insatisfação, diminuindo as taxas de rejeição e o abandono do público-alvo.

O atendimento online permite variedade

Há duas formas de atendimento online: chats e mídias sociais. Isso já possibilita que o atendimento pode ser escolhido pelo cliente, conforme a sua necessidade e preferência.

Existem ferramentas de chats online contratadas como TomticketZopimZendesk, que ajudam e auxiliam no atendimento ao cliente referente às dúvidas antes de comprar um produto, o pós-venda (feedbacks, reclamações, elogios), e na captação de novos clientes. Para quem não conhece, essas ferramentas têm uma série de métricas que podem apontar de onde o cliente veio e o motivo de procura.

Já no caso das redes sociais como Facebook e Twitter, é preciso de cuidados ao abrir o canal de comunicações por lá. Além disso, recomenda-se ter um script de atendimento e realizar um procedimento para catalogar as reclamações em uma planilha, por exemplo, e fazer relatórios regulares a fim de rever o quanto as redes sociais são procuradas pelos consumidores, qual rede eles preferem, qual é a estimativa de reclamações e assim por diante.

Importância do atendimento online

Ser sempre educado, responder quase de imediato e propor uma espécie de aliança aos clientes, favorece, e muito, a fidelização. A imagem da empresa melhora consideravelmente pela liberdade de expressão e eficiência ao ajudar o consumidor.

Para as pequenas e grandes empresas, o atendimento online consegue melhorar a visibilidade e aumentar muito o alcance, mesmo com aquele público que ainda não conhece os seus serviços e produtos: isso leva à captação de novos clientes pela internet.

Investir no SAC 2.0 mostra e determina o quanto você está preocupado com satisfação dos seus consumidores, o que tende a transformar a sua imagem de maneira muito positiva.

Sem contar que o atendimento online poupa tempo para todos os envolvidos. Solucionar, ouvir e atender aos clientes de forma informatizada aumenta a sua reputação como uma empresa idônea, responsável, inovadora e flexível, que proporciona uma rede de contatos valiosa, estando em todos os lugares, inclusive no ambiente digital.

A presença digital já se tornou imprescindível para qualquer organização, seja de porte pequeno ou grande. O atendimento online é o presente do suporte ao cliente. Se curtiu o post, siga a gente nas redes sociais!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados