mobile first saiba por que voce deve aplicar esse conceito em seus negocios

Mobile first: saiba por que você deve aplicar esse conceito em seus negócios

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Já faz tempo que o computador convencional deixou de ser o único meio pelo qual as pessoas acessam a internet. E ao que tudo indica, o uso de dispositivos móveis deve superar a margem de 80%, até 2020.

Portanto, a discussão sobre o mobile first é pertinente, sobretudo, quando falamos de atividades organizacionais.

Vale acrescentar que essa transição do desktop para smartphones e tablets alterou, irreversivelmente, a forma de como consumimos e produzimos conteúdo.

Tal comportamento também impactou nas estratégias de marketing digital, pois nos trouxe um desafio a mais.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns dos motivos sobre o porquê de se aplicar essa tática. Quer descobrir? Continue lendo!

O que é mobile first?

Trata-se de um conceito de design responsivo desenvolvido por Luke Wroblewski.

Como os termos em inglês sugerem, a ideia é fazer com que o projeto se organize, primeiro, pelo segmento móvel, pois assim conseguimos eliminar informações irrelevantes do site.

O objetivo consiste em alinhar os recursos tecnológicos com a formatação de webdesign, uma vez que a responsividade deve ser preservada, independentemente do aparelho utilizado.

Quando o planejamento é focado no desktop, por exemplo, pode ocorrer de alguns dados serem incluídos desnecessariamente, levando a um acúmulo de lixo informacional.

Afinal, uma tela com dimensões maiores nos impulsiona a incluir mais conteúdo. No entanto, isso vai na contramão dos princípios da usabilidade, que valorizam a síntese em prol da praticidade.

Por que é importante pensar assim?

O mobile first não é uma moda ou tendência do momento, mas uma forma de fazer você ganhar vantagem competitiva, já que o minimalismo, nesse sentido, torna-se o melhor jeito de otimizar sites.

Embora a aplicação tenha uma relação direta com os dispositivos móveis, a mobilidade deve ser considerada a protagonista dessa história, afinal, as pessoas já não acessam a internet apenas do computador de casa ou do trabalho.

É importante acrescentar que essas adaptações muito têm a ver com a experiência do usuário, porque, a depender da condição da plataforma, isso aumenta a chance de ele retornar ou não.

Quais são as vantagens?

Vivemos em uma época em que as soluções adaptáveis abrem caminhos para grandes negócios, portanto, esteja apto para fornecer agilidade, facilidade e comodidade. Pois, com esse método, a sua empresa só tem a ganhar; veja!

  • Visibilidade nos buscadores: até mesmo os algoritmos do Google, por exemplo, são capazes de detectar quando um site é responsivo ou não.
  • Prioridade de conteúdo: isso melhora a interação, pois proporciona uma experiência intuitiva e rápida.
  • Impacto nos custos: a otimização de sites via mobile permite aplicar os recursos adequadamente.
  • Ferramentas de interação: diferentemente do desktop, as opções do mobile não limitam as ações e são mais atraentes (GPS, entrada multi-touch, acelerômetro).
  • Tempo de carregamento menor: as páginas fluem com mais rapidez de uma para outra, o que melhora no quesito de raqueamento.
  • Ganho de experiência: com o cliente navegando por mais tempo, a chance de os objetivos serem atingidos é maior.
  • Aumento nas vendas: a usabilidade combinada com a mobilidade é capaz de gerar mais conversões.

Quais são os contras?

A aplicação do mobile first requer experiência, tempo e paciência, pois não estamos falando de algo muito simples. Afinal, é preciso ter jogo de cintura para fundir duas plataformas distintas em uma. Principalmente porque os tamanhos das telas são diferentes e o conteúdo adotado em uma deve permanecer o mesmo na outra.

Começar o planejamento pelo caminho inverso pode até dar trabalho, no entanto, essa estratégia coloca a empresa em um patamar de competitividade justa. Além do mais, não tem como fugir do mobile first, sobretudo, quando o uso de dispositivos móveis só aumenta. Então, aplique o conceito o quanto antes.
 
O que você achou desse termo? Conseguiu perceber a urgência da tática para as empresas? Então deixe o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados